Unidade Curricular:Código:
Sistemas de Saúde Comparados: Liderança e Gestão em Enfermagem1077SSCL
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaEnfermagem2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
- Compreender os princípios de gestão e administração nas organizações e dinâmicas dos serviços de enfermagem;
- Analisar a influência de fatores individuais e de grupo na organização como instrumentos de gestão;
- Compreender aspetos das organizações baseados na evolução do pensamento em gestão e nas funções de gestão;
- Analisar projetos de mudança e de melhoria contínua em enfermagem;
- Interpretar informação relevante sobre a gestão de equipas e/ou de cuidados;
- Perceber a importância do trabalho das equipas multidisciplinar e estratégias para otimizar o seu funcionamento;
- Compreender as diferentes estratégias de garantia da qualidade e de gestão do risco;
- Desenvolver conhecimentos, competências e habilidades sobre gestão dos cuidados de enfermagem em sintonia com as políticas de saúde atuais;
Conteúdos Programáticos:
Conteúdos programáticos:
1 - Sistema de Saúde
- Análise nacional, da Europa e de alguns países do mundo
2 - Teorias da administração
- Influencia das teorias no desenvolvimento dos serviços de saúde
- Administração por objetivos
- Cultura e clima organizacionais
- Organização formal e informal
2 - Instrumentos de Gestão
- Planeamento estratégico, tático e operacional
- Liderança na organização
2.3 - Gestão de conflitos interpessoais nas equipas de saúde
- Gestão de Recursos:
3.1- Instalações e equipamentos
- Materiais e fármacos
- Métodos de organização de stocks;
3.4 - Gestão de recursos humanos;
- Recrutamento e seleção
- Dotação
- Regimes de trabalho
- Integração
- Avaliação do desempenho - SIADAP
4 - Gestão de cuidados;
- Métodos de trabalho
- Processo de tomada de decisão
- Competências dos enfermeiros de cuidados gerais
5 – Qutros tipos de gestão
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para que o estudante possa compreender os princípios de gestão e administração nas organizações e dinâmicas dos serviços de enfermagem. As temáticas ligam-se para que o estudante possa desenvolver conhecimentos, competências e habilidades sobre gestão dos cuidados de enfermagem em sintonia com as políticas de saúde atuais.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante, está organizada em aulas teóricas e aulas teórico-práticas. Na Unidade Curricular serão conjugados vários métodos pedagógicos, nomeadamente expositivo, interrogativo, brainstorming e trabalhos individuais e em grupo. A avaliação contínua o estudante conta com a realização de uma prova escrita (90%) e a participação efetiva em sala de aula com a ponderação de 10% para atribuição da nota final da unidade curricular
No ano letivo 2021/2022, dependendo da evolução da pandemia Covid-19e das condicionantes da presença fisica na ESS, a avaliação poderá ser apenas a da prova escrita.
Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino serão selecionadas de acordo com os assuntos em análise de modo a facilitar a concretização dos objetivos propostos. Assim, os métodos diretivos (expositivos e demonstrativos) serão utilizados para a apresentação de novos saberes e formas de atuação (comunicação oral, escrita e gestual), e as ações interpessoais; os semidiretivos (interrogativos) serão utilizados para a verificação da efetivação da comunicação e da uniformização dos conhecimentos, fomentando o pensamento ativo e independente por parte dos estudantes, de modo a estimular o método ativo, através da modelagem de atitudes e comportamentos conducentes à autogestão da relação entre o pensamento e a ação.
Bibliografia:
- Chiavenato, I. (2004). Introdução à teoria geral da Administração. (7.ed). Rio de Janeiro: Elsevier.
- Chiavenato, I. (2009). Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Campus.
- Chisto, F. H. (2001). Seis passos a caminho da Qualidade. “ Qualidade em Saúde”. Lisboa.
- ICN (2006). Dotações seguras salvam vidas. Genebra,
- ICN (2007). Ambientes favoráveis à prática: condições de trabalho. Cuidados de Qualidade, Genebra,
- Maximiano, A. C. A. (2004). Teoria geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 4.ed. São Paulo: Atlas.
- Paiva, A. (2006). Sistemas de partilha de informação de enfermagem – uma teoria explicativa da mudança. Coimbra, FORMASAU.
- Stefanelli, M. C. e Carvalho, E. C. (2012). Comunicação nos diferentes contextos da enfermagem. (2ª ed.) Editora Manole. Loures: Lusodidacta.
Docente (* Responsável):
Maria Cardoso (mcardoso@ufp.edu.pt)