Unidade Curricular: | Código: | ||
Sistemas de Saúde Comparados: Liderança e Gestão em Enfermagem | 1077SSCL | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Enfermagem | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 26 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Compreender os princípios de gestão e administração nas organizações e dinâmicas dos serviços de enfermagem; - Analisar a influência de fatores individuais e de grupo na organização como instrumentos de gestão; - Compreender aspetos das organizações baseados na evolução do pensamento em gestão e nas funções de gestão; - Analisar projetos de mudança e de melhoria contínua em enfermagem; - Interpretar informação relevante sobre a gestão de equipas e/ou de cuidados; - Perceber a importância do trabalho das equipas multidisciplinar e estratégias para otimizar o seu funcionamento; - Compreender as diferentes estratégias de garantia da qualidade e de gestão do risco; - Desenvolver conhecimentos, competências e habilidades sobre gestão dos cuidados de enfermagem em sintonia com as políticas de saúde atuais; | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Conteúdos programáticos: 1 - Sistema de Saúde - Análise nacional, da Europa e de alguns países do mundo 2 - Teorias da administração - Influencia das teorias no desenvolvimento dos serviços de saúde - Administração por objetivos - Cultura e clima organizacionais - Organização formal e informal 2 - Instrumentos de Gestão - Planeamento estratégico, tático e operacional - Liderança na organização 2.3 - Gestão de conflitos interpessoais nas equipas de saúde - Gestão de Recursos: 3.1- Instalações e equipamentos - Materiais e fármacos - Métodos de organização de stocks; 3.4 - Gestão de recursos humanos; - Recrutamento e seleção - Dotação - Regimes de trabalho - Integração - Avaliação do desempenho - SIADAP 4 - Gestão de cuidados; - Métodos de trabalho - Processo de tomada de decisão - Competências dos enfermeiros de cuidados gerais 5 – Qutros tipos de gestão | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para que o estudante possa compreender os princípios de gestão e administração nas organizações e dinâmicas dos serviços de enfermagem. As temáticas ligam-se para que o estudante possa desenvolver conhecimentos, competências e habilidades sobre gestão dos cuidados de enfermagem em sintonia com as políticas de saúde atuais. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante, está organizada em aulas teóricas e aulas teórico-práticas. Na Unidade Curricular serão conjugados vários métodos pedagógicos, nomeadamente expositivo, interrogativo, brainstorming e trabalhos individuais e em grupo. A avaliação contínua o estudante conta com a realização de uma prova escrita (90%) e a participação efetiva em sala de aula com a ponderação de 10% para atribuição da nota final da unidade curricular No ano letivo 2021/2022, dependendo da evolução da pandemia Covid-19e das condicionantes da presença fisica na ESS, a avaliação poderá ser apenas a da prova escrita. Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino serão selecionadas de acordo com os assuntos em análise de modo a facilitar a concretização dos objetivos propostos. Assim, os métodos diretivos (expositivos e demonstrativos) serão utilizados para a apresentação de novos saberes e formas de atuação (comunicação oral, escrita e gestual), e as ações interpessoais; os semidiretivos (interrogativos) serão utilizados para a verificação da efetivação da comunicação e da uniformização dos conhecimentos, fomentando o pensamento ativo e independente por parte dos estudantes, de modo a estimular o método ativo, através da modelagem de atitudes e comportamentos conducentes à autogestão da relação entre o pensamento e a ação. | |||
Bibliografia: | |||
- Chiavenato, I. (2004). Introdução à teoria geral da Administração. (7.ed). Rio de Janeiro: Elsevier. - Chiavenato, I. (2009). Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Campus. - Chisto, F. H. (2001). Seis passos a caminho da Qualidade. “ Qualidade em Saúde”. Lisboa. - ICN (2006). Dotações seguras salvam vidas. Genebra, - ICN (2007). Ambientes favoráveis à prática: condições de trabalho. Cuidados de Qualidade, Genebra, - Maximiano, A. C. A. (2004). Teoria geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 4.ed. São Paulo: Atlas. - Paiva, A. (2006). Sistemas de partilha de informação de enfermagem – uma teoria explicativa da mudança. Coimbra, FORMASAU. - Stefanelli, M. C. e Carvalho, E. C. (2012). Comunicação nos diferentes contextos da enfermagem. (2ª ed.) Editora Manole. Loures: Lusodidacta. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Germano Couto (gcouto@ufp.edu.pt) |