Unidade Curricular: | Código: | ||
Saúde Pública: Epidemiologia e Profilaxia | 1077SPEP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Enfermagem | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Definir a epidemiologia, bases históricas e aspetos relacionados com história natural da doença; Caraterizar os principais tipos de estudos epidemiológicos; Interpretar os indicadores de saúde e demográficos; Analisar as principais políticas de saúde à luz dos indicadores de saúde das populações e medidas de profilaxia Identificar estratégias de prevenção face aos principais problemas de saúde; Integrar conhecimentos de outras unidades curriculares, nomeadamente da área da investigação; Transferir os conhecimentos sobre epidemiologia e profilaxia para a prestação de cuidados de enfermagem. Os objetivos desta unidade curricular contribuem para a aquisição de competências de acordo com os critérios 20,21,22,23,24,29,30,32,34,35,36,85,86 do Regulamento do Perfil Competências do Enfermeiro Cuidados Gerais. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1.A saúde no mundo e em Portugal i. Abordagem concetual e contextual da Saúde Pública: os determinantes da saúde. 2. Epidemiologia i. Conceito, objetivos, área de atuação, usos e evolução histórica. ii. Saúde e doença iii. Medições da ocorrência de doenças; população em risco; incidência e prevalência; mortalidade; taxas de mortalidade; incapacidade; determinantes e indicadores de saúde. 3.Epidemiologia e prevenção: i. Níveis de prevenção ii.Doenças transmissíveis: doenças epidémicas e endémicas; infeções (re) emergentes; iii.Tipos de estudos epidemiológicos e a sua implicação na saúde; iv. Saúde ambiental. v. Saúde em populações específicas 4.Profilaxia: i. Conceitos básicos de profilaxia geral; ii. Vacinação | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A Epidemiologia é um instrumento auxiliar da investigação científica em saúde. São utilizadas ferramentas de descrição do estado de saúde e doença de uma população e também medidas de associação, para analisar a relação com a exposição a determinados fatores. São abordados os diferentes níveis de prevenção e os tipos de estudos epidemiológicos, assim como a importância da epidemiologia na prática clínica e na saúde pública. São fornecidos conhecimentos fundamentais que permitem aos estudantes transferir para o desenvolvimento de competências de prestação de cuidados de enfermagem, aspetos relacionados, com a vigilância epidemiológica e profilática das populações. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
EA unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino expositivas, interrogativas roleplay e trabalhos. As aulas são expositivas e de interação, com recurso a estratégias ativas (roleplay, trabalhos, entre outros). O regime de avaliação contínua, tem por base a avaliação de 2 trabalhos de grupo realizados na componente de Teórico-prática e respetiva apresentação oral em sala com a ponderação de 50% e a avaliação de prova escrita individual, ponderação de 50%. A aprovação à UC, está condicionada á obtenção de 9,5 valores. Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da ESS-FP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de uma metodologia expositiva, interrogativas. Numa segunda fase, e recorrendo à utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, pesquisa orientada, análise documental, realização de exercícios práticos, por forma a integrar o estudante como ativo no processo de formação com a realização de trabalhos de grupos, possibilitando a aquisição a articulação da teoria com a prática. O apelo ao sentido crítico dos alunos na análise dos resultados potencia a sua capacidade de interligar os conhecimentos e interpretar adequadamente os resultados obtidos. | |||
Bibliografia: | |||
1.Fronteira, I. (2018). Manual de Epidemiologia. Almedina (1ª ed.). Lisboa: Almedina. 2.Gusmão, J. D., & Filho, W. M. (2015). Epidemiologia Aplicada à Saúde Pública (1ª ed.). (M. C. Gerais, Ed.) Montes Claros: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. 3. Jeanette Lancaster, M. S. (2011). Enfermagem de saúde pública: Cuidados de Saúde na Comunidade Centrados na População. (7ª ed.). Loures: Lusodidacta. 4. Beaglehole, R; Bonita, R; Kjellström, T. (2010). Epidemiologia Básica (2ª ed.). Organização Mundial da Saúde. 5. Sistema Nacional de Saúde (2018). Retrato da Saúde 2018. Ministério da Saúde; 6.Hernández-Aguado, I; Gil, MA; Delgado-Rodriguez, M; Bolumar-Montrull, F (2011) Manual de Epidemiología y Salud Pública para grados en Ciencias de la Salud, 2ª ed., Editorial Médica Panamericana. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Manuela Pontes (mpontes@ufp.edu.pt) |