Unidade Curricular:Código:
Prática Baseada na Evidência em Enfermagem1077PBEE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEnfermagem2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
- Adquirir conceitos e terminologia de uso comum na Prática Baseada na Evidência;
- Adquirir conceitos e metodologias específicas relacionados com a investigação para uma melhor compreensão do papel da Prática Baseada na Evidência na enfermagem;
- Desenvolver competências nos procedimentos de pesquisa sistematizada;
- Analisar criticamente a investigação produzida em enfermagem, e em outras disciplinas do conhecimento, de forma a utilizá-la na sua prática clínica;
- Aprofundar as competências de investigação necessárias à realização do Trabalho de Graduação;
- Desenvolver a capacidade de tomar decisões na prática clínica, fundamentadas na evidência científica.
Conteúdos Programáticos:
1. A Prática Baseada na Evidência [PBE] conceito
- Importância e utilização
- Fontes de evidências para a prática de enfermagem
- Tipos de revisão
2. Revisão sistemática da literatura
- Etapas
- Formulação da pergunta de partida
- Planear e realizar a revisão da literatura
- Avaliar criticamente a literatura
3. Integrar a evidência na prestação de cuidados
4. Guias de Boas Práticas: desenvolvimento e implementação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Nesta Unidade Curricular reflete-se sobre a importância da prática baseada na evidência e a sua aplicabilidade à profissão de enfermagem. Os estudantes refletem sobre aspetos da prática clínica, identificando resultados à luz de dados provenientes da pesquisa e da evidência científica, permitindo fundamentar a tomada de decisão das suas práticas. Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para permitir a procura e avaliação crítica das evidências disponíveis, interligando-se com a unidade curricular de métodos quantitativos e qualitativos de investigação em enfermagem e com a realização do trabalho de graduação.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Ao conjunto de conhecimentos disseminados através do método expositivo, associa-se ao método interrogativo para promover a reflexão, assim como, o desenvolvimento de um trabalho, implementando as diferentes etapas de um projeto de graduação. Os estudantes terão oportunidade nas aulas teórico-práticas de aprender a utilizar as diferentes bases de dados disponibilizadas pela instituição. A avaliação da unidade curricular será efetuada através da elaboração de um trabalho de grupo (3 elementos) em forma de um Projeto de Investigação, com a ponderação de 70%, e a respetiva apresentação em sala de aula, com a ponderação de 30%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que promovem o desenvolvimento de competências que permitirá ao estudante aplicar a prática de enfermagem baseada em evidências, nas suas diferentes etapas na realização do trabalho de grupo. Os estudantes realizarão pesquisas, individuais e em grupo, nas bases de dados disponibilizadas na instituição, desenvolvendo as competências nos procedimentos de pesquisa sistematizada A unidade curricular pretende promover o desenvolvimento de competências em investigação científica necessárias para a promoção da profissão.
Bibliografia:
- Craig, J.V., & Smyth, R.L (2003). Prática baseada na evidência: manual para enfermeiros. Loures: Lusociência. 25-46
- Cullum, N. et al. (2010). Enfermagem baseada em evidências: uma introdução. Porto Alegre: Artmed.
- Domenico, E.B., & Ide, C.A. (2003). Enfermagem baseada em evidências: princípios e aplicabilidades. Revista Latino-americana de Enfermagem. 11(1):115-8.
- Pereira, R.; Cardoso, M.; Martins. M. (2012). Atitudes e barreiras à prática de enfermagem baseada na evidência em contexto comunitário. Revista de Enfermagem referência, III Série - n.° 7 - Jul. 55-6
- Pocinho, M. (2012). Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. Lidel: Lisboa.
- Santos, C., Pimenta, C., & Nobre, M. (2007). A estratégia pico para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Revista Latino-americana Enfermagem. 15(3).
Docente (* Responsável):
Germano Couto (gcouto@ufp.edu.pt)