Unidade Curricular:Código:
Organização e Ética da Profissão1077OEPR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEnfermagem2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
- Desenvolver a capacidade de reflexão e pensamento crítico;
- Demonstrar conhecimentos sobre os aspetos fundamentais da Ética, Deontologia Profissional, e Bioética;
- Desenvolver competências e aptidões alicerçada em princípios éticos, face não só às situações problema, como ao relacionamento profissional com os utentes, assim como os colegas e outros profissionais de saúde;
- Demonstrar ser capaz de analisar comportamentos num quadro de referência ético-deontológico e legal da profissão de enfermagem, com base no respeito pelos valores e culturas dos utentes, família e comunidade.
- Desenvolver competências e aptidões para basear a sua tomada de decisão ética nas normas reguladoras do exercício profissional de enfermagem;
- Demonstrar capacidade de analisar as questões bioéticas ao longo do ciclo de vida.
Conteúdos Programáticos:
Conteúdos programáticos:
1. Natureza e fundamentos da Ética
1.1 Introdução histórica e tematização da ética
1.2 Conceitos: ética, moral, deontologia, direito e bioética
1.3 A Pessoa e dignidade humana como fundamento da ética.
1.4 Axiologia e hierarquia de valores.
1.5 Direitos Humanos e Direitos dos Doentes
2. Princípios e fundamentos da ética em cuidados de saúde
2.1 Teorias e modelos éticos
2.2 Consentimento Informado
2.3 Segredo Profissional: Privacidade e Confidencialidade
2.4 Objeção de consciência
2.5 Dilemas éticos e processo de tomada de decisão
2.6 Comissões de ética
3. Prática profissional, Ética e Legal
3.1 Regulamento do Exercício Profissional dos Enfermeiros
3.2 Código Deontológico do Enfermeiro
3.3 Ordem dos enfermeiros
3.4 Questões bioéticas ao longo do ciclo de vida
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para que o estudante desenvolva competências para o agir ético, o que pressupõe conhecer os conceitos de: Ética, deontologia e bioética. O programa aborda de forma integrada, os principais conceitos, disposições legais e quadro normativo que regem a profissão em consonância com os imperativos ético-legais, permitindo desenvolver conhecimentos, competências, aptidões e atitudes alicerçadas em princípios éticos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino diversas, nomeadamente expositivas, interrogativas, trabalhos individuais e em grupo. O tempo de trabalho do aluno será orientado para várias rubricas programáticas. O regime de avaliação contínua é composto por dois momentos baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação (70%) e de um trabalho prático individual (resolução de um dilema), assim como na participação do estudante em tarefas teórico-práticas em sala de aula (reflexões e análise, de um caso dilemático, relacionado com temas referentes aos conteúdos teórico-práticos abordados, e sua discussão com o professor, em sala de aula (Trabalho individual do aluno 30%). Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular permitindo ao estudante adquirir conhecimentos, competências, aptidões e atitudes da profissão de enfermagem alicerçadas em princípios éticos. Desenvolver o agir ético e a aquisição de competências implica a análise, discussão e reflexão pelos estudantes, incluindo o recurso à leitura e análise individual de artigos e casos práticos individuais e/ou em grupo.
Bibliografia:
-Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. (2011). As leis da interrupção voluntária da gravidez (IVG) e da procriação medicamente assistida (PMA): uma apreciação bioética.
-Ferreira, M. Dias., M. O. (2005). Ética e profissão: Relacionamento interpessoal em enfermagem. Loures: Lusociência, ISBN 972-8930-04-6
-Oguisso, T. & Zoboli, P. (orgs) (2006). Ética e bioética: desafios para a enfermagem e a saúde. Barueri : Manole. ISBN 85-204-2339-6
-Ordem dos Enfermeiros (2003).Código deontológico do enfermeiro: anotações e comentários. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros.
-Ordem dos Enfermeiros (2015). Deontologia Profissional de Enfermagem. https://www.ordemenfermeiros.pt/media/8887/livrocj_deontologia_2015_web.pdf
-Regulamento nº 190/2015 da Ordem dos Enfermeiros. Diário da República: 2º Série, nº79. https://dre.pt/application/conteudo/67058782
Docente (* Responsável):
Maria Manuela Bastos (mabastos@ufp.edu.pt)