Unidade Curricular: | Código: | ||
Organização e Ética da Profissão | 1077OEPR | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Enfermagem | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 26 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Desenvolver a capacidade de reflexão e pensamento crítico; - Demonstrar conhecimentos sobre os aspetos fundamentais da Ética, Deontologia Profissional, e Bioética; - Desenvolver competências e aptidões alicerçada em princípios éticos, face não só às situações problema, como ao relacionamento profissional com os utentes, assim como os colegas e outros profissionais de saúde; - Demonstrar ser capaz de analisar comportamentos num quadro de referência ético-deontológico e legal da profissão de enfermagem, com base no respeito pelos valores e culturas dos utentes, família e comunidade. - Desenvolver competências e aptidões para basear a sua tomada de decisão ética nas normas reguladoras do exercício profissional de enfermagem; - Demonstrar capacidade de analisar as questões bioéticas ao longo do ciclo de vida. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Conteúdos programáticos: 1. Natureza e fundamentos da Ética 1.1 Introdução histórica e tematização da ética 1.2 Conceitos: ética, moral, deontologia, direito e bioética 1.3 A Pessoa e dignidade humana como fundamento da ética. 1.4 Axiologia e hierarquia de valores. 1.5 Direitos Humanos e Direitos dos Doentes 2. Princípios e fundamentos da ética em cuidados de saúde 2.1 Teorias e modelos éticos 2.2 Consentimento Informado 2.3 Segredo Profissional: Privacidade e Confidencialidade 2.4 Objeção de consciência 2.5 Dilemas éticos e processo de tomada de decisão 2.6 Comissões de ética 3. Prática profissional, Ética e Legal 3.1 Regulamento do Exercício Profissional dos Enfermeiros 3.2 Código Deontológico do Enfermeiro 3.3 Ordem dos enfermeiros 3.4 Questões bioéticas ao longo do ciclo de vida | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para que o estudante desenvolva competências para o agir ético, o que pressupõe conhecer os conceitos de: Ética, deontologia e bioética. O programa aborda de forma integrada, os principais conceitos, disposições legais e quadro normativo que regem a profissão em consonância com os imperativos ético-legais, permitindo desenvolver conhecimentos, competências, aptidões e atitudes alicerçadas em princípios éticos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino diversas, nomeadamente expositivas, interrogativas, trabalhos individuais e em grupo. O tempo de trabalho do aluno será orientado para várias rubricas programáticas. O regime de avaliação contínua é composto por dois momentos baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação (70%) e de um trabalho prático individual (resolução de um dilema), assim como na participação do estudante em tarefas teórico-práticas em sala de aula (reflexões e análise, de um caso dilemático, relacionado com temas referentes aos conteúdos teórico-práticos abordados, e sua discussão com o professor, em sala de aula (Trabalho individual do aluno 30%). Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular permitindo ao estudante adquirir conhecimentos, competências, aptidões e atitudes da profissão de enfermagem alicerçadas em princípios éticos. Desenvolver o agir ético e a aquisição de competências implica a análise, discussão e reflexão pelos estudantes, incluindo o recurso à leitura e análise individual de artigos e casos práticos individuais e/ou em grupo. | |||
Bibliografia: | |||
-Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. (2011). As leis da interrupção voluntária da gravidez (IVG) e da procriação medicamente assistida (PMA): uma apreciação bioética. -Ferreira, M. Dias., M. O. (2005). Ética e profissão: Relacionamento interpessoal em enfermagem. Loures: Lusociência, ISBN 972-8930-04-6 -Oguisso, T. & Zoboli, P. (orgs) (2006). Ética e bioética: desafios para a enfermagem e a saúde. Barueri : Manole. ISBN 85-204-2339-6 -Ordem dos Enfermeiros (2003).Código deontológico do enfermeiro: anotações e comentários. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros. -Ordem dos Enfermeiros (2015). Deontologia Profissional de Enfermagem. https://www.ordemenfermeiros.pt/media/8887/livrocj_deontologia_2015_web.pdf -Regulamento nº 190/2015 da Ordem dos Enfermeiros. Diário da República: 2º Série, nº79. https://dre.pt/application/conteudo/67058782 | |||
Docente (* Responsável): | |||
Maria Manuela Bastos (mabastos@ufp.edu.pt) |