Unidade Curricular: | Código: | ||
Métodos Quantitativos e Qualitativos de Investigação em Enfermagem | 1077MQQI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Enfermagem | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Reconhecer os princípios metodológicos e os elementos fundamentais a considerar nas diversas fases e etapas do processo de investigação; - Compreender e descrever as várias etapas da investigação científica permitindo a aquisição de competências iniciais necessárias à realização do Trabalho de Graduação; - Adquirir conhecimento de técnicas de análise estatística; - Reconhecer a investigação como suporte para a prática baseada na evidência em enfermagem; - Identificar e utilizar as fontes apropriadas de informação científica em saúde; - Compreender as questões éticas da investigação com seres humanos; - Identificar nos relatórios, os aspetos teóricos, metodológicos e empíricos transferíveis; - Promover o desenvolvimento de competências em investigação científica necessárias para a promoção da profissão. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1- Introdução à investigação - Métodos de aquisição de conhecimento - História da investigação em enfermagem 2 -Métodos de investigação científica - Abordagem quantitativa - Abordagem qualitativa 3 -Fase conceptual - Formulação de um problema de investigação - Revisão da literatura - Os objetivos, hipóteses e questões de investigação 4 -Fase metodológica - Exigências éticas na investigação - Seleção do desenho de investigação - Técnicas de amostragem - Seleção e construção dos instrumentos de colheita de dados - Previsão dos instrumentos de tratamento e análise de dados - Previsão dos recursos - Elaboração do cronograma 5 -Fase empírica - Colheita de dados - Tratamento e análise dos dados - Conceitos estatísticos básicos - Estatística descritiva - Testes estatísticos - Modelação estatística - Estruturação e redação do trabalho - Discussão e conclusões dos resultados - Comunicação de resultados | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para permitir a introdução de conceitos fundamentais sobre investigação. Este primeiro contacto permitirá adquirir as competências iniciais sobre métodos quantitativos e qualitativos de investigação em enfermagem que se interligam com a unidade curricular de prática baseada na evidência em enfermagem e com o trabalho de graduação. A unidade curricular pretende demonstrar a importância da investigação para o desenvolvimento da enfermagem, a sua relação entre a teoria e a prática, promovendo o desenvolvimento de competências em investigação científica necessárias para a promoção da profissão. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante, está organizada em aulas teóricas e aulas teórico-práticas. Na unidade curricular serão conjugados vários métodos pedagógicos, nomeadamente expositivo, demonstrativo, interrogativo e trabalhos individuais e em grupo. O regime de avaliação contínua é composto por um momento de prova escrita (40%), um trabalho de pares (25%) e um trabalho de grupo (35%). Nestes trabalhos o estudante inicia o contacto com a pesquisa em base de dado científicas. Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de metodologias expositiva interrogativa. Numa segunda fase, a demonstração de exemplos possibilita a aquisição de conhecimentos indispensáveis ao processo de investigação. A exemplificação de casos práticos e a aplicação do processo de investigação permite consolidar competências para a utilização da investigação na profissão. Estas metodologias facilitam o desenvolvimento inicial competências sobre investigação em saúde em geral e em enfermagem em particular. | |||
Bibliografia: | |||
- Abramson, J. H., & Abramson, Z.H. (2008). Research methods in community medicine (6ª ed.). West Sussex: Wiley. - Bardin, L. (2015). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. - Canzonieri, A. M. (2010). Metodologia da pesquisa qualitativa na saúde. São Paulo: Editora Vozes. - Fink, A. (2009). How to conduct surveys (4ª ed.). London: Sage. - Fortin, M. F. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Loures: Lusodidacta. - Gray, J. R., Grove, S. K., & Sutherland, S. (2017). Burns and grove’s: The practice of nursing research (8ª ed.). St. Louis: Elsevier. - Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2008). Metodologia científica (5ª ed.). São Paulo: Atlas. - Machin, D., & Campbell, M. J. (2007). Design of studies for medical research. West Sussex: Wiley. - Vilelas, J. (2009). Investigação: O processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo. |