Unidade Curricular:Código:
Métodos Quantitativos e Qualitativos de Investigação em Enfermagem1077MQQI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaEnfermagem4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
- Reconhecer os princípios metodológicos e os elementos fundamentais a considerar nas diversas fases e etapas do processo de investigação;
- Compreender e descrever as várias etapas da investigação científica permitindo a aquisição de competências iniciais necessárias à realização do Trabalho de Graduação;
- Adquirir conhecimento de técnicas de análise estatística;
- Reconhecer a investigação como suporte para a prática baseada na evidência em enfermagem;
- Identificar e utilizar as fontes apropriadas de informação científica em saúde;
- Compreender as questões éticas da investigação com seres humanos;
- Identificar nos relatórios, os aspetos teóricos, metodológicos e empíricos transferíveis;
- Promover o desenvolvimento de competências em investigação científica necessárias para a promoção da profissão.
Conteúdos Programáticos:
1- Introdução à investigação
- Métodos de aquisição de conhecimento
- História da investigação em enfermagem
2 -Métodos de investigação científica
- Abordagem quantitativa
- Abordagem qualitativa
3 -Fase conceptual
- Formulação de um problema de investigação
- Revisão da literatura
- Os objetivos, hipóteses e questões de investigação
4 -Fase metodológica
- Exigências éticas na investigação
- Seleção do desenho de investigação
- Técnicas de amostragem
- Seleção e construção dos instrumentos de colheita de dados
- Previsão dos instrumentos de tratamento e análise de dados
- Previsão dos recursos
- Elaboração do cronograma
5 -Fase empírica
- Colheita de dados
- Tratamento e análise dos dados
- Conceitos estatísticos básicos
- Estatística descritiva
- Testes estatísticos
- Modelação estatística
- Estruturação e redação do trabalho
- Discussão e conclusões dos resultados
- Comunicação de resultados
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para permitir a introdução de conceitos fundamentais sobre investigação. Este primeiro contacto permitirá adquirir as competências iniciais sobre métodos quantitativos e qualitativos de investigação em enfermagem que se interligam com a unidade curricular de prática baseada na evidência em enfermagem e com o trabalho de graduação. A unidade curricular pretende demonstrar a importância da investigação para o desenvolvimento da enfermagem, a sua relação entre a teoria e a prática, promovendo o desenvolvimento de competências em investigação científica necessárias para a promoção da profissão.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante, está organizada em aulas teóricas e aulas teórico-práticas. Na unidade curricular serão conjugados vários métodos pedagógicos, nomeadamente expositivo, demonstrativo, interrogativo e trabalhos individuais e em grupo.
O regime de avaliação contínua é composto por um momento de prova escrita (40%), um trabalho de pares (25%) e um trabalho de grupo (35%). Nestes trabalhos o estudante inicia o contacto com a pesquisa em base de dado científicas. Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de metodologias expositiva interrogativa. Numa segunda fase, a demonstração de exemplos possibilita a aquisição de conhecimentos indispensáveis ao processo de investigação. A exemplificação de casos práticos e a aplicação do processo de investigação permite consolidar competências para a utilização da investigação na profissão. Estas metodologias facilitam o desenvolvimento inicial competências sobre investigação em saúde em geral e em enfermagem em particular.
Bibliografia:
- Abramson, J. H., & Abramson, Z.H. (2008). Research methods in community medicine (6ª ed.). West Sussex: Wiley.
- Bardin, L. (2015). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
- Canzonieri, A. M. (2010). Metodologia da pesquisa qualitativa na saúde. São Paulo: Editora Vozes.
- Fink, A. (2009). How to conduct surveys (4ª ed.). London: Sage.
- Fortin, M. F. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Loures: Lusodidacta.
- Gray, J. R., Grove, S. K., & Sutherland, S. (2017). Burns and grove’s: The practice of nursing research (8ª ed.). St. Louis: Elsevier.
- Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2008). Metodologia científica (5ª ed.). São Paulo: Atlas.
- Machin, D., & Campbell, M. J. (2007). Design of studies for medical research. West Sussex: Wiley.
- Vilelas, J. (2009). Investigação: O processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo.
Docente (* Responsável):
Andreia Lima (amlima@ufp.edu.pt)
Francisco Sampaio (fsampaio@ufp.edu.pt)
Manuela Guerra (mmguerra@ufp.edu.pt)