Unidade Curricular: | Código: | ||
Literacia e Comunicação em Saúde | 1077LCSA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Enfermagem | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 26 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
-Demonstrar conhecimentos, aptidões e atitudes para uma comunicação eficaz em todas as suas vertentes; -Descrever o processo de explicação e modelos explicativos; -Desenvolver competências para comunicar de acordo com as regras definidas pela comunidade científica; -Demonstrar conhecimentos, aptidões e competências de modo sobre processo de comunicação em saúde; -Reconhecer componentes da comunicação promotoras de maior literacia em saúde; -Aplicar a comunicação em Enfermagem nas suas diferentes vertentes; -Desenvolver competências sobre comunicação em saúde para a prestação de cuidados de enfermagem. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1- Comunicação -O processo de comunicação e modelos explicativos -Funções da comunicação -Barreiras à comunicação 2-Comunicar de acordo com as regras definidas pela comunidade científica. -O texto científico - Bases de dados e recolha de informação - A fraude - Normas para a elaboração de uma referência bibliográfica 3- Literacia e Comunicação em saúde - A terminologia das palavras sem saúde - Objeto, conceito, termo - Importância e características da terminologia médica - Processos de comunicação em saúde - Problemas de comunicação entre profissionais de saúde e utentes. - Conceito de Literacia em saúde -Medição da Literacia em saúde - Modelos explicativos 4- Comunicação e Relação Terapêutica em Enfermagem -Perícias e Estratégias de Comunicação Interpessoal; -Comunicação de infortúnio -A Comunicação na Equipa Interdisciplinar | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Nesta unidade curricular reflete-se sobre a importância da comunicação a vários níveis, desde a comunicação como forma de interação humana, passando pela comunicação científica. Integrando também as especificidades associadas à comunicação em saúde e literacia, dotando os estudantes de fundamentos teóricos e competências para aumentar a literacia, focando, especialmente, a comunicação em todas as suas vertentes. Pelo que, as temáticas incorporadas permitem ao estudante transferir os conhecimentos e competências sobre comunicação para a prestação de cuidados de enfermagem aos mais diversos níveis. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino diversas, nomeadamente expositivas, interrogativas, demonstrativas, role play e trabalhos de grupo. As aulas teóricas são essencialmente expositivas e de interação, as aulas teórico-práticas são destinadas a elucidar e aprofundar as temáticas lecionadas com estratégias ativas, promovendo a participação do estudante. A avaliação contínua o estudante conta com a realização de uma prova escrita (90%) e a participação efetiva em sala de aula com a ponderação de 10% para atribuição da nota final da unidade curricular No ano letivo 2021/2022, dependendo da evolução da pandemia Covid-19e das condicionantes da presença fisica na ESS, a avaliação poderá ser apenas a da prova escrita. Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que fomentam a participação ativa do aluno de modo a que este experimente e adquira ferramentas que otimizem a sua expressão no campo da comunicação aos mais variados níveis. Assim como, no desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e competências de modo a garantir uma adequada comunicação em saúde e promoção da literacia em saúde. | |||
Bibliografia: | |||
- Sequeira, C. e outros (2016). Comunicação clínica e relação de ajuda . Lisboa: Lidel. - Azevedo, F., Sardinha, M. G., (coord) (2009). – Modelos e práticas em literacia. Lisboa : Lidel, 2009. - Phaneuf, M. (2005). Comunicação, entrevista, relação de ajuda e validação. Loures: Lusociência - Riley, J.B. (2004). Comunicação em enfermagem. Loures: Lusociência. - Morais, L. (2013). Comunicação em saúde e processo de mudança. Lisboa : Escolar Editora. ISBN 978-972-592-379-5 | |||
Docente (* Responsável): | |||
José Manuel dos Santos (jmsantos@ufp.edu.pt) |