Unidade Curricular: | Código: | ||
Língua Inglesa I | 1077ING1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Enfermagem | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 26 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Comunicar, compreender e produzir mensagens simples em língua inglesa; - Capacitar para a utilização da língua inglesa num conjunto de situações reais; - Comunicar oralmente e por escrito mensagens simples em inglês; - Identificar e compreender mensagens simples produzidas em inglês; - Desenvolver competências e aptidões iniciais, para comunicar em inglês, nos contextos profissionais relacionados com a enfermagem. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Situações Socioprofissionais - Viajando - Socializar - Importância do inglês na área da saúde 2. Saúde - Ambiente hospitalar - Corpo humano - Queixas de saúde - Acidentes e Emergências - Dor - Sintomas - Medicação e Tratamento -Diálogos com os utentes 3.Trabalho de Projeto - A linguagem da ciência - Elaboração de Projeto de Pesquisa (grupos) - Temas e pesquisa bibliográfica - Tópicos relacionados à saúde (Nutrição, Exercício, Hábitos de risco) - Elaboração de texto e preparação de apresentação - Apresentação do Projeto de Pesquisa | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para permitir o desenvolvimento inicial de competências linguísticas e comunicacionais em inglês, assegurando uma comunicação simples numa pluralidade de situações socioprofissionais. Este primeiro contacto permitirá adquirir as competências iniciais para comunicar, compreender e produzir mensagens simples em língua inglesa ao qual será dado continuidade na unidade curricular de língua inglesa II. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino expositivas, roleplay, debates e diálogos, bem como trabalhos de grupo e individuais. Nas aulas teórico-práticas, destacam-se as competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler e compreender mensagens em língua inglesa. A avaliação é contínua, sendo constituída por uma prova escrita (50%) e por um trabalho oral (50%). Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
De forma a potenciar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adoptada (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentiva as aquisições de tipo instrumental, designadamente comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua inglesa num conjunto de situações socioprofissionais, bem como no acesso ao conhecimento. A metodologia eminentemente prática e centrada no aluno permite que este possa simular a participação em diferentes contextos comunicacionais e culturais, adquirindo experiência na recolha, identificação e interpretação de informação proveniente desses contextos. Para além disso, a metodologia adotada promove a autonomia de trabalho em diferentes contextos culturais. A aquisição de competências interculturais contribui para uma maior capacidade de comunicação em língua inglesa, assumindo que a aprendizagem de uma língua sem a aquisição dessas competências será menos eficaz. | |||
Bibliografia: | |||
Cobuild English Grammar (2017) Redman, S. (2017) English Vocabulary in Use Pre-intermediate and Intermediate Book with Answers: Vocabulary Reference and Practice. Cambridge: C.U.P. Eastwood, J. (2011). Oxford Practice Grammar – Intermediate. Oxford, Oxford University Press. Glendinning, E.H. & Holmström, B. (2005). English in Medicine (3ªed). Cambridge: Cambridge Glendinning, E.H. & Howard, R. (2007). Professional English in Use: Medicine. Cambridge: Cambridge University Press. Grice, T. (2007).Oxford English for Careers: Nursing 1. Oxford: Oxford University Press. Hollett, V. and Whitby, N. (2010). Lifestyle. English for work, socializing & travel. Essex: Pearson Education Ltd. Ribes, R. and Ros, P.R. (2006). Medical English. Heidelberg: Springer. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Fátima Silva (fsilva@ufp.edu.pt) |