Unidade Curricular:Código:
Enfermagem de Urgência e Emergência II - Ensino Clínico853EUE2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4LicenciaturaEnfermagem14 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês182
Objectivos de Aprendizagem:
Identificar situações de intervenção em Serviços de Urgência e Unidades de Cuidados Intensivos
Observar e compreender o processo de triagem
Compreender a organização e funcionamento de uma Sala de Reanimação e de de uma Unidade de Cuidados Intensivos
Compreender a orientação e preparação do doente em transferências no contexto da emergência e do intensivismo
Identificar situações emergentes e colaborar na execução das técnicas de Suporte Básico de Vida
Identificar situações com risco de trauma
Integrar os conhecimentos teóricos no domínio da prática
Seminários:
Refletir sobre as experiências vividas em estágio
Avaliar a evolução da sua aprendizagem no ensino clínico
Aprofundar conhecimentos sobre as temáticas desenvolvidas na teoria
Fazer análise crítica do trabalho desenvolvido
Analisar situações problemáticas tendo em vista a mobilização de conhecimentos
Conteúdos Programáticos:
No decurso do estágio, que se realiza preferencialmente em Serviços de Urgência e de Cuidados Intensivos, são mobilizáveis os diversos conteúdos que constam da Unidade Curricular de Enfermagem de Urgência e Emergência I mas também de todas as outras Unidades Curriculares do Curso, bem como outros que sejam abordados no decurso dos Seminários.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O Estágio pretende promover o encontro entre os profissionais e o aluno num contexto de trabalho e destina-se a complementar a formação teórico-prática e à consciencialização gradual dos diferentes papéis do enfermeiro e das competências requeridas. Considerando os conteúdos programáticos da Unidade Curricular de Enfermagem de Urgência e Emergência I, e em função das características dos Serviços onde são realizados os Estágios, espera-se que o Aluno compreenda a coerência dos conhecimentos teóricos, teórico práticos e práticos adquiridos nas unidades teóricas com a prática clínica, e que perceba e desenvolva competências no desenvolvimento do Processo de Enfermagem, na relação e na comunicação terapêuticas e nas metodologias de registo dos cuidados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O acompanhamento em Estágio assenta no conceito de supervisão clínica enquanto processo em que um enfermeiro orienta o aluno no desenvolvimento humano, educacional e profissional, numa atitude de monitorização sistemática da prática sobretudo através de procedimentos de reflexão e experimentação. Conforme a instituição acolhedora, a supervisão assenta em dois modelos: de orientação pedagógica, com o recurso à figura de orientador pedagógico (o enfermeiro assume a responsabilidade de acompanhar, orientar e avaliar um grupo de estudantes) ou de orientação tutorial, caracterizada pelo acompanhamento do aluno por um profissional experiente no Serviço. A avaliação é feita com base em grelha de avaliação construída a partir do “Regulamento do perfil de competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais” (Ordem dos Enfermeiros), o Relatório de Estágio e a participação nos Seminários. O Aluno tem sucesso quando a sua classificação final é igual ou superior a 10 valores.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Em qualquer dos estilos de supervisão, o supervisor utiliza metodologias de tipo não-directivo (valoriza, atende o mundo do estudante e as suas iniciativas, sabe ouvir o estudante, encoraja, ajuda-o a clarificar as suas ideias e os seus sentimentos e pede-lhe outras informações quando elas são necessárias) de tipo directivo (concentra as suas preocupações em dar orientações, em estabelecer critérios e condicionar as atitudes do estudante) e de tipo colaborativo (utiliza estratégias de colaboração e verbaliza o que o estudante lhe vai dizendo, fazendo sínteses das sugestões e dos problemas e ajudando a resolvê-los). Assim, permite concretizar os objetivos da Unidade Curricular, nomeadamente o de ser capaz de promover a transferência dos conhecimentos adquiridos para o contexto de prática clínica, reflectir sobre as experiências individuais vividas em contexto de estágio e demonstrar uma atitude crítico-reflexiva perante as práticas.
Bibliografia:
BRUNNER & SUDDARTH (2002). “ Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica”, (9ª edição), Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan S.A.
Conselho Português de Ressuscitação (2010) – Manual de suporte avançado de vida
MARQUES, António et all. (1997) – Triagem no Serviço de Urgência; Grupo de triagem de Manchester, Paulo Freitas
PORTUGAL. – Rede de Referenciação Hospitalar de Urgência/Emergência, Lisboa: DGS, 2006 – Hospitais EPE
PORTUGAL. – Lei orgânica do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Decreto-Lei 167 de 29 de Julho de 2003
SHEEHY, Susan (2000). “Enfermagem de Urgência – Da teoria à prática”, (4.ª edição), Loures, Lusociência
CARNEIRO, António; Neutal, Elisabete. 2008. Curso de Evidência na Emergência – Manual de procedimentos. Reanima, Porto
URDEN, Linda; Stacy, Katheen; LOUGH; Mary. 2008. - Enfermagem de Cuidados Intensivos. Diagnóstico e Intervenção. Lusodidacta, Loures.