Unidade Curricular: | Código: | ||
Cuidados de Enfermagem em Situações Criticas I | 1077CSC1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Enfermagem | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Demonstrar conhecimentos, aptidões e atitudes para aplicação do processo de enfermagem na pessoa em situação critica; - Adquirir competências para identificar, planear, executar e avaliar os cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica e pessoas significativas. - Fundamentar a reflexão sobre a humanização em urgência e emergência, no atendimento à pessoa em situação crítica e pessoas significativas. - Execução e interpretação dos métodos semiológicos especiais à pessoa em situação crítica - Demonstrar conhecimentos e habilidades para a execução de procedimentos em situação crítica; - Demonstrar conhecimentos e habilidades para planear cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica, utilizando a metodologia científica do trabalho em enfermagem; - Integrar os conhecimentos das outras unidades curriculares, para a conceção de cuidados de enfermagem gerais em situações críticas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Conceitos em Enfermagem relativos à pessoa em situação crítica - Contextualização ao Serviço de Urgência 2. Enquadramento das Urgências / Emergências - Rede de Referenciação Hospitalar - Sistema Integrado de Emergência Médica 3. Fundamentos clínicos de enfermagem da pessoa em situação crítica - Triagem - Avaliação do doente (prática laboratorial) - Transporte aéreo e terrestre - Acesso vascular e colheitas de amostras - Controlo da dor 4. Monitorização da pessoa em situação crítica - Elétrica - Hemodinâmica - Respiratória 5. Suporte Avançado de Vida (prática laboratorial) - Via Aérea - Ritmos de paragem cardíaca - Desfibrilhadores e Pacemaker - Fármacos - Algoritmos 6. Emergências médicas - Respiratórias - Cardiovasculares - Choque -. Neurológicas - Toxicológicas - Endócrinas 7. Abordagem ao politraumatizado (prática laboratorial) 8. Emergências médico-cirúrgicas 9. Aspetos éticos da pessoa em situação crítica | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos estão definidos no sentido de permitir a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências para a prática de cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica. Atenta-se que os conteúdos programáticos se encontram em conformidade com os objetivos da unidade curricular, permitindo ao estudante obter conhecimentos e capacidade de compreensão que suportem a fundamentação dos cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica, a desenvolver, de forma segura e adequada. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino expositivas, interrogativas e de simulação. As aulas teóricas são essencialmente expositivas e de interação. As aulas teórico-práticas são destinadas a aprofundar as temáticas lecionadas com auxílio de material didático adequado (simuladores, modelos, vídeos) e para a demonstração, execução de técnicas e procedimentos que serão, posteriormente, desenvolvidas pelos estudantes em práticas simuladas, sob orientação e supervisão de docente. O regime de avaliação contínua é composto por dois momentos de prova escrita com a ponderação de 50% cada uma. Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de metodologias expositiva e interrogativa. A demonstração de procedimentos possibilita a aquisição das técnicas indispensáveis à prática de cuidados á pessoa em situação crítica. A simulação de casos teórico-práticos e a aplicação do processo de enfermagem permite consolidar competências para a utilização do Processo de Enfermagem como metodologia científica de trabalho na abordagem à pessoa em situação crítica. | |||
Bibliografia: | |||
- Carneiro, A. & Neutel, E. (2011). Manual do Curso de Evidência na Emergência. 4ª Ed. Porto: Reanima - Comité do PTLS da National Association of Emergency Médical Technicians. (2016). Atendimento Pré- Hospitalar ao Traumatizado. (8ª ed). Rio de Janeiro: Elsevier. - Coimbra, N. et al. (2021). Enfermagem de Urgência e Emergência. Lisboa: LIDEL - Conselho Português de Ressuscitação (2010) – Manual de suporte avançado de vida - Internacional Council of Nurses (2016). Classificação Internacional para a Prática da Enfermagem (CIPE®) Versão 2015. - Marques, A. et all. (2010) – Triagem no Serviço de Urgência. Grupo de triagem de Manchester. 2ª Ed. - Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos e Ordem doa Médicos. (2008). Transportes de Doentes Críticos Recomendações. Centro Editor Livreiro da Ordem dos Médicos - Urden, L.; Stacy, K.; Lough, M. (2008). Enfermagem de Cuidados Intensivos. Diagnóstico e Intervenção. 5ª Ed. Loures: Lusodidacta |