Unidade Curricular:Código:
Cuidados de Enfermagem em Situações Criticas I1077CSC1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEnfermagem5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
- Demonstrar conhecimentos, aptidões e atitudes para aplicação do processo de enfermagem na pessoa em situação critica;
- Adquirir competências para identificar, planear, executar e avaliar os cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica e pessoas significativas.
- Fundamentar a reflexão sobre a humanização em urgência e emergência, no atendimento à pessoa em situação crítica e pessoas significativas.
- Execução e interpretação dos métodos semiológicos especiais à pessoa em situação crítica
- Demonstrar conhecimentos e habilidades para a execução de procedimentos em situação crítica;
- Demonstrar conhecimentos e habilidades para planear cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica, utilizando a metodologia científica do trabalho em enfermagem;
- Integrar os conhecimentos das outras unidades curriculares, para a conceção de cuidados de enfermagem gerais em situações críticas.
Conteúdos Programáticos:
1. Conceitos em Enfermagem relativos à pessoa em situação crítica
- Contextualização ao Serviço de Urgência
2. Enquadramento das Urgências / Emergências
- Rede de Referenciação Hospitalar
- Sistema Integrado de Emergência Médica
3. Fundamentos clínicos de enfermagem da pessoa em situação crítica
- Triagem
- Avaliação do doente (prática laboratorial)
- Transporte aéreo e terrestre
- Acesso vascular e colheitas de amostras
- Controlo da dor
4. Monitorização da pessoa em situação crítica
- Elétrica
- Hemodinâmica
- Respiratória
5. Suporte Avançado de Vida (prática laboratorial)
- Via Aérea
- Ritmos de paragem cardíaca
- Desfibrilhadores e Pacemaker
- Fármacos
- Algoritmos
6. Emergências médicas
- Respiratórias
- Cardiovasculares
- Choque
-. Neurológicas
- Toxicológicas
- Endócrinas
7. Abordagem ao politraumatizado (prática laboratorial)
8. Emergências médico-cirúrgicas
9. Aspetos éticos da pessoa em situação crítica
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos estão definidos no sentido de permitir a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências para a prática de cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica. Atenta-se que os conteúdos programáticos se encontram em conformidade com os objetivos da unidade curricular, permitindo ao estudante obter conhecimentos e capacidade de compreensão que suportem a fundamentação dos cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica, a desenvolver, de forma segura e adequada.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino expositivas, interrogativas e de simulação. As aulas teóricas são essencialmente expositivas e de interação. As aulas teórico-práticas são destinadas a aprofundar as temáticas lecionadas com auxílio de material didático adequado (simuladores, modelos, vídeos) e para a demonstração, execução de técnicas e procedimentos que serão, posteriormente, desenvolvidas pelos estudantes em práticas simuladas, sob orientação e supervisão de docente. O regime de avaliação contínua é composto por dois momentos de prova escrita com a ponderação de 50% cada uma. Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de metodologias expositiva e interrogativa. A demonstração de procedimentos possibilita a aquisição das técnicas indispensáveis à prática de cuidados á pessoa em situação crítica. A simulação de casos teórico-práticos e a aplicação do processo de enfermagem permite consolidar competências para a utilização do Processo de Enfermagem como metodologia científica de trabalho na abordagem à pessoa em situação crítica.
Bibliografia:
- Carneiro, A. & Neutel, E. (2011). Manual do Curso de Evidência na Emergência. 4ª Ed. Porto: Reanima
- Comité do PTLS da National Association of Emergency Médical Technicians. (2016). Atendimento Pré- Hospitalar ao Traumatizado. (8ª ed). Rio de Janeiro: Elsevier.
- Coimbra, N. et al. (2021). Enfermagem de Urgência e Emergência. Lisboa: LIDEL
- Conselho Português de Ressuscitação (2010) – Manual de suporte avançado de vida
- Internacional Council of Nurses (2016). Classificação Internacional para a Prática da Enfermagem (CIPE®) Versão 2015.
- Marques, A. et all. (2010) – Triagem no Serviço de Urgência. Grupo de triagem de Manchester. 2ª Ed.
- Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos e Ordem doa Médicos. (2008). Transportes de Doentes Críticos Recomendações. Centro Editor Livreiro da Ordem dos Médicos
- Urden, L.; Stacy, K.; Lough, M. (2008). Enfermagem de Cuidados Intensivos. Diagnóstico e Intervenção. 5ª Ed. Loures: Lusodidacta