Unidade Curricular:Código:
Cuidados de Enfermagem ao Adulto e Idoso - Ensino Clínico1077CEAI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEnfermagem30 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês390
Objectivos de Aprendizagem:
- Demonstrar conhecimentos, aptidões e atitudes para aplicação do processo de enfermagem à pessoa com patologia médica, cirúrgica e geriátrica;
- Demonstrar conhecimentos e habilidades na execução de procedimentos técnicos associados à prática de enfermagem;
- Integrar os conhecimentos das outras UCs, para conceção de cuidados de enfermagem;
- Desenvolver um pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas;
- Garantir a segurança da administração de substâncias terapêuticas;
- Documentar a implementação das intervenções;
- Desenvolver a sua prática clínica de acordo com o código deontológico.
Os objetivos desta UC contribuem para a aquisição de competências de acordo com os critérios 1, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 19; 23, 24, 25, 26, 30, 32, 33, 35, 36, 37, 38, 39, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51, 52, 53, 54, 55, 60, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 74, 75, 76, 77, 78, 83, 84, 85, 86, 87, 92, 96.
Conteúdos Programáticos:
O Ensino Clínico de Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso assenta na articulação de um conjunto de saberes a mobilizar e aplicar pelo estudante de forma integrada durante o período de ensino clínico, com particular enfase na abordagem dos processos de saúde/doença na área relevantes para a prática de enfermagem de enfermagem médica e cirúrgica.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desta Unidade Curricular aplicam-se de forma integrada às situações vividas em contexto do ensino clínico. Permitem ao estudante o desenvolvimento de conhecimentos, aptidões e competências humanas, técnicas e científicas, no âmbito da prestação de cuidados de enfermagem a pessoas com problemas de saúde do foro médico e cirúrgico e respetiva família, inserida numa unidade de saúde. Pretende-se desenvolver ao longo do ensino clínico o pensamento crítico sobre a autonomia e o processo de decisão nos cuidados de enfermagem, através da incorporação da visão holística do adulto e do idoso.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
AA unidade curricular desenvolve-se em horas de seminário e em ensino clínico. Cabe aos diferentes elementos deste processo (supervisor e auxiliar pedagógico) proporcionar experiências relevantes que permitam a transferência dos conhecimentos teóricos para o contexto prático. O desenvolvimento do ensino clínico decorre em momentos de presença nas unidades de prestação de cuidados, sob a orientação de um auxiliar pedagógico e supervisionados por um professor, para o desenvolvimento de competências no domínio cognitivo, técnico-instrumental e sócio relacional, a pessoas com problemas de saúde do foro médico-cirúrgico e geriátrico. O caracter gradual do desenvolvimento das competências é espelhado nas diferentes grelhas de avaliação do plano de estudos.
A avaliação contínua baseia-se avaliação da prática clínica, segundo modelo instituído (70%) e na realização/apresentação de um trabalho escrito (30%). Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino preconizadas para a unidade curricular visam o desenvolvimento de conhecimentos, aptidões e competências, que determinam os objetivos de aprendizagem da UC, considerando a orientação das atividades em contexto clínico, o incentivo à pesquisa, significado e síntese de informação, promoção de uma atitude reflexiva e valorização dos processos interpessoais, interligados com as experiências vividas no âmbito do ensino clínico. O estudante é implicado no processo de avaliação e reflexão ao longo do seu percurso de aprendizagem, partilhado com o supervisor e auxiliar pedagógico, o que permite ao estudante refletir sobre o desenvolvimento da aprendizagem. Pretende-se através da dinamização de sessões individuais/grupo, discussão de casos clínicos, orientação de pesquisa e elaboração de trabalhos, promover a análise, partilha e reflexão sobre a prática de cuidados ou atividades que diligenciem a aprendizagem no âmbito do adulto e idoso com patologia médica e cirúrgica.
Bibliografia:
-Bezerra, A. (2016). Oncologia para Enfermagem. Bookpartners Brasil Editora.Martins, O.; Duarte, A. (2014). Enfermagem em Bloco Operatório. Lisboa: Lidel.
-Ferreira, M; Ferreira C. (2018). Intervenções e Procedimentos em Enfermagem. Lisboa: Lidel.
-Internacional Council of Nurses (2016). Classificação Internacional para a Prática da Enfermagem (CIPE®) Versão 2015.
-Janice Hinkle et al (2015).Brunner & Suddarth: Manual de Enfermagem Médico-Cirúrgica. (13ª Ed). Guanabara Koogan;
-Martins, O.; Duarte, A. (2014). Enfermagem em Bloco Operatório. Lidel. ISBN 9789727579594.
-Portugal. Ministério da saúde (2011). Manual de Normas de Enfermagem: Procedimentos Técnicos. (3ª ed).
-Potter, P. (2009) - Fundamentos de Enfermagem -Conceitos e Procedimentos. 7ª. Ed. Loures: Lusociência
Docente (* Responsável):
António Moreira (amoreira@ufp.edu.pt)
José Manuel dos Santos (jmsantos@ufp.edu.pt)