Unidade Curricular: | Código: | ||
Biologia e Bioquímica Fisiológica | 1077BBFI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Enfermagem | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 39 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Adquirir conceitos fundamentais de Biologia e Bioquímica Fisiológica; Assimilar os aspetos fundamentais da Biologia e da Bioquímica e aprofundar os domínios celulares e particulares do metabolismo das principais biomoléculas; Capacitar e relacionar algumas situações clínicas com alterações nas vias metabólicas estudadas; Descrever e utilizar os conhecimentos e competências da Biologia e Bioquímica Fisiológica para a prestação de cuidados de enfermagem; Adquirir instrumentos e desenvolver capacidades para doseamento de glucose, respiração mitocondrial, determinação de triacilgliceróis e quantificação do colesterol total e HDL. As competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros (OE) são adquiridas ao longo do curso de licenciatura em enfermagem, sendo a sua plenitude alcançada no final de todas as componentes teóricas e práticas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Teórica: 1. Metabolismo dos Hidratos de Carbono Glicólise Gluconeogénese Ciclo de Krebs Cadeia de transporte de electrões e Fosforilação oxidativa Via oxidativa do fosfogluconato Glicogénio Doenças do metabolismo dos hidratos de carbono 2. Metabolismo Lipídico Oxidação e síntese de ácidos gordos Lipogénese e mobilização dos depósitos lipídicos Corpos cetónicos Colesterol Doenças do metabolismo lipídico 3. Metabolismo dos Aminoácidos Transaminação e desaminação Ciclo da ureia Aminoácidos glucogénicos e cetogénicos Doenças do metabolismo dos aminoácidos Teórico-prática: 1. Os componentes químicos da célula 2. Estrutura e função das biomoléculas 3. Célula: A unidade fundamental da vida 4. Comunidades celulares 5. Organismos acelulares 6. Genética e evolução Prática Laboratorial: 1. Doseamento de glucose 2. Respiração mitocondrial 3. Determinação de triacilgliceróis 4. Quantificação do colesterol total e HDL | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos que integram a unidade curricular permitem ao estudante compreender e adquirir conhecimentos na área da Biologia e Bioquímica Fisiológica. Simultaneamente apresentam-se algumas doenças do metabolismo, relacionando situações clínicas com alterações nas vias metabólicas estudadas. Pretende-se também que os estudantes adquiram e desenvolvam competências empíricas ao contactar com novas metodologias laboratoriais. Os conteúdos estão em coerência com os objetivos a atingir pelos estudantes, capacitando-os a integrar os conhecimentos de Biologia e Bioquímica Fisiológica nos cuidados de enfermagem. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas teóricas e teórico-práticas utilizarão o método interrogativo, expositivo e demonstrativo. As aulas práticas laboratoriais serão realizadas em ambiente laboratorial em que se fará a interação entre as aulas teóricas e teórico-práticas e o meio laboratorial. A abordagem dos conteúdos será feita utilizando metodologias ativas e reflexivas, recorrendo-se à resolução de exercícios, estudos de caso, análise e discussão de situações problema. Teórica: Duas provas de avaliação escrita que incidem nos conteúdos programáticos lecionados (T1+T2). Teórico-prática: Duas provas de avaliação escrita que incidem nos conteúdos programáticos lecionados (TP1+TP2). Prática Laboratorial: Quatro mini-testes sobre os trabalhos práticos laboratoriais (P1+P2+P3+P4) e avaliação contínua de procedimentos laboratoriais (ACP). Classificação Final = [{(T1+T2)/2} x 0,4] + [{(TP1+TP2)/2} x 0,4] + [{((P1+P2+P3+P4)/4) x 0,9) + (ACP x 0,1)} x 0,2] | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Numa primeira fase, é importante que os estudantes assimilem os aspetos fundamentais da Biologia e da Bioquímica, e aprofundem os domínios particulares do metabolismo das principais biomoléculas. Sendo assim, nas aulas teóricas e teórico-práticas procede-se à exposição dos conceitos e orientação do estudo dos estudantes por consulta da bibliografia recomendada. Numa segunda fase, pretendem-se introduzir algumas situações clínicas relacionadas com alterações nas vias metabólicas estudadas. Para isso, as aulas teóricas incluem ainda a discussão detalhada, com resolução de exercícios, sobre os principais temas, incluindo a análise de doenças do metabolismo, seus sintomas e relação com a(s) causa(s), e tratamentos possíveis. Pretende-se também que os estudantes adquiram e desenvolvam competências empíricas ao contactar com novas metodologias laboratoriais. Sendo assim, as aulas práticas laboratoriais incluem a execução de trabalhos práticos de aplicação dos vários conceitos teóricos. | |||
Bibliografia: | |||
Alberts, B., et al. (2013). Essential Cell Biology (4ª ed.). Garland Science. Azevedo, C., & Sunkel, C.E. (2012). Biologia Celular e Molecular (5ª ed.). Lidel. Berg, J.M., Tymoczko, J.L., Gatto, G.J., & Stryer, L. (2019). Biochemistry (9ª ed.). W.H. Freeman and Company. Cardoso, I.L., Leal, F., & Lemos, C. (2020). Biochemical Changes During The Human Lifespan. Cambridge Scholars Publishing. Cardoso, I.L., & Leal, F. (2013). Manual de Exercícios de Bioquímica. ed. UFP. Cardoso, I.L., Moutinho, C., Sousa e Silva, C., Lemos, C., Leal, F., & Silva, P. (2014). Trabalhos Laboratoriais de Bioquímica (3ª ed.). ed. UFP. Devlin, T.M. (2010). Textbook of Biochemistry with Clinical Correlations (7ª ed.). Wiley-Liss. Leal, F., & Cardoso, I.L. (2013). Casos Clínicos em Bioquímica. ed. UFP. Mckee, T., & Mckee, J.R. (2016). Biochemistry: the Molecular Bases of Life (6ª ed.). McGraw-Hill. Nelson, D.L., & Cox, M.M. (2017). Lehninger Principles of Biochemistry (7ª ed.). W.H. Freeman and Company. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Fernanda Leal (fleal@ufp.edu.pt) Sofia Pereira (sofia@ufp.edu.pt) |