Unidade Curricular: | Código: | ||
Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida | 1096PSSB | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | CTSP | Auxílio de Serviços de Saúde | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Conhecer o Sistema Integrado de Emergência Médica. - Conhecer a cadeia de sobrevivência. - Atuar em conformidade com as precauções universais de proteção. - Identificar os princípios gerais de socorrismo. - Identificar de forma ordenada os passos do exame de avaliação primária e secundária de uma vítima. - Conhecer o algoritmo de suporte básico de vida (com e sem desfibrilhador automático externo) - Conhecer o conceito de hemorragia e saber atuar perante uma situação de hemorragia. - Saber como atuar em situações especiais de asfixia. - Saber como atuar em situações especiais de intoxicação. - Saber como atuar em situações especiais de traumatismos dos membros. - Saber como atuar proceder em situações especiais de reações alérgicas. - Saber como atuar proceder em situações especiais de queimaduras. - Desenvolver capacidade de aplicar os conhecimentos na prática. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Apresentação dos conteúdos 2. Controlo de infeção: medidas de proteção 3. Avaliação da vítima: sinais vitais 4. Sistema Integrado de Emergência Médica 5. Abordagem à vítima 6. Noções gerais de socorrismo: feridas, queimaduras e hemorragias 7. Noções gerais de socorrismo: fraturas, imobilizações 8. Noções gerais de socorrismo: intoxicações, convulsões e eletrocussão 9. Suporte Básico de Vida Adulto 10. Suporte Básico de Vida Pediátrico | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos foram selecionados e organizados entre si de forma integrada, com o intuito de facilitar a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de aptidões e competências relacionados com as temáticas em aprendizagem. Para todas as temáticas desenvolvidas será oferecida ao estudante a oportunidade de aprender e refletir ativamente sobre o papel que pode ter m situações de primeiros socorros e de suporte básico de vida. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino expositivas, interrogativas, role play, estudos de caso e simulação. As aulas teóricas são essencialmente expositivas e de interação. As aulas teórico-práticas são destinadas a aprofundar as temáticas lecionadas com auxílio de material didático adequado (simuladores, modelos, vídeos) e para a demonstração, execução de técnicas e procedimentos que serão, posteriormente, desenvolvidas pelos estudantes em práticas simuladas, sob orientação e supervisão de docente. O regime de avaliação contínua é composto por um momento de prova escrita (50%) e as avaliações das práticas laboratoriais (50%). Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da ESS-FP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Os estudantes são convidados ao envolvimento no processo de aprendizagem. As sessões teórico-práticas, onde predomina o método expositivo, interrogativo e brainstorming, alternam com sessões de prática laboratorial, onde será utilizado o método demonstrativo e de prática individual. O envolvimento do estudante no processo de aprendizagem é realizado no sentido de o motivar e promover uma aquisição mais sustentável de conhecimentos, aptidões e competências. Com vista à operacionalização de procedimentos e a aquisição de atitudes critico-reflexivas, utiliza-se o método demonstrativo para o desenvolvimento de competências manuais/ psicomotoras, o role play para o desenvolvimento de competências de comunicação e de diagnóstico e a discussão em painel, na reflexão da integração dos conteúdos teóricos nas práticas laboratoriais. | |||
Bibliografia: | |||
Bonito, J. (2000). Práticas de primeiros socorros – um guia para salvar vidas. Lisboa: Publicações Dom Quixote. 491 pp. [ISBN: 972-20-1732-2] Chris, M. (2002). Manual de Primeiros Socorros (1ª edição). Lisboa, Portugal: Editorial Estampa. 194 pp. [ISBN: 9789723317190] Escola de Socorrismo Cruz Vermelha Portuguesa. (2015). Manual de Suporte Básico de Vida (4ª d.). Prior Velho: Escola de Socorrismo Cruz Vermelha Portuguesa. 43 pp. [ISBN 978-989-95164-1-0] European Resuscitation Council. (2010). Suporte Imediato de Vida. Conselho Português de Ressuscitação. Instituto Nacional de Emergência Médica. (2012). Suporte Básico de Vida. Obtido de http://www.inem.pt/files/2/documentos/20140108162319930581.pdf Lacombe, G. (2000). Os Primeiros Socorros - uma Resposta Vital em Situações de Urgência. Lisboa: Instituto Piaget. 500 pp. [ISBN 978-972-77130-6-6] European Portal da Saúde (2008). Manual de Primeiros Socorros. Obtido de http://www.oportalsaude.com | |||
Docente (* Responsável): | |||
José Manuel dos Santos (jmsantos@ufp.edu.pt) Manuela Guerra (mmguerra@ufp.edu.pt) |