Unidade Curricular:Código:
Políticas e Sistemas de Saúde1096PSSA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPAuxílio de Serviços de Saúde5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
OA1. Ser capaz de fazer análise comparada dos sistemas de saúde;
OA2. Conhecer a literatura sobre a análise das políticas de saúde;
OA3. Compreender os modelos alternativos de reforma de saúde;
OA4. Analisar criticamente as políticas e as reformas em curso.
Conteúdos Programáticos:
CP1. As primeiras políticas públicas de assistência: os modelos Bismarck e Beveridge;
CP2. O Estado de Welfare e a generalização do direito à saúde: o Serviço Nacional de Saúde;
CP3. O modelo gestionário e as suas implicações para as políticas e sistemas de saúde;
CP4. Análise comparada dos sistemas nacionais de Saúde;
CP5. Análise dos principais sistemas de saúde no actual contexto (Inglaterra, França, Alemanha, etc.);
CP6. Políticas e Governação em Saúde;
CP7. Avaliação económica em Saúde.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Dada a natureza essencialmente teórica da matéria privilegia-se a exposição teórica com análise e discussão teórico-prática dos aspetos abordados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
M1. A exposição dos conteúdos teóricos é feita com recurso a exemplos de forma a melhor perceber as aplicações práticas dos conceitos. Estes recursos são todos disponibilizados aos estudantes.
M2. A avaliação é contínua com a realização de 2 testes:
- o 1.º teste incide na avaliação dos CP1, CP2, CP3, e CP4 (com um peso de 50%);
- o 2.º teste incide na avaliação dos CP5, CP6, e CP7 (com um peso de 50%).
A não realização de um momento de avaliação resulta numa classificação de 0 valores. O aluno ficará aprovado à unidade curricular se a classificação final for igual ou superior a 9,5 valores, caso contrário, será remetido para a época de exame de final de semestre.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A combinação de uma metodologia expositiva com recurso a exemplos de aplicação e casos práticos, resultam numa melhor compreensão dos conceitos e ajudam os alunos a alcançarem os objetivos propostos para a Unidade Curricular (UC).
Bibliografia:
- Cordeiro, Silvério. 2010. Estruturas Organizacionais Emergentes de Parcerias Público-Privadas. Lisboa: Universidade Lusíada Editora.
- Rocha, J. A. Oliveira. 2009. Gestão Pública e Modernização Administrativa. Reimpressão da 1ª ed. Oeiras:INA.
- Rocha, J. A. Oliveira. 2010. Gestão do Processo Político e Políticas Públicas. Lisboa: Escolar Editora.
- Simões, Jorge (coord.) 2010. 30 Anos de Serviço Nacional de Saúde. Coimbra: Livraria Almedina.
- Healfer Economics, nº14 (2005) (Número especial sobre sistemas de saúde na Europa).
- Barros, P. 2005. Economia da Saúde: Conceitos e comportamentos. Coimbra: Edições Almedina.
- European Observatory on Health Systems. 2007. Health Care Systems in Transition (www.euro.who) (vários países).
Docente (* Responsável):
Silvério Cordeiro (scordeiro@ufp.edu.pt)