Unidade Curricular:Código:
Prevenção e Controlo de Infeção I1096PCI1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPAuxílio de Serviços de Saúde5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Identificar o papel das entidades e dos profissionais intervenientes na prevenção e controlo da infeção: orientações, medidas e recomendações.
.Identificar o enquadramento legal associado ao controlo da infeção.
.Identificar os conceitos de doença, infeção e doença infeciosa.
.Identificar situações de risco potenciadoras da infeção associadas aos diferentes contextos de prestação de cuidados.
.Identificar a tipologia e utilização/funcionalidade dos diferentes equipamentos de proteção individual.
.Identificar as precauções básicas a ter com a limpeza do fardamento, a vacinação e cuidados de higiene pessoal.
.Explicar que o profissional de saúde pode ser um potencial hospedeiro e/ou vetor de infeção.
.Identificar as precauções básicas a ter no transporte de utentes.
.Identificar as precauções básicas a ter no transporte de amostras biológicas
Conteúdos Programáticos:
1.Princípios da prevenção e controlo da infeção, medidas e recomendações
-Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infeção associada aos cuidados de saúde
-O papel das comissões de controlo de infeção nas unidades de saúde
Enquadramento legal do controlo da infeção / DGS
2.Conceitos básicos associados à infeção e situações de risco potenciadoras da infeção
- Infeção Associada aos cuidados de Saúde IAC´s / contexto na prestação de cuidados no Hospital
- Infeção Associada aos cuidados de Saúde adquirida na comunidade.
3. Exposição a risco biológico
-Conceito de agente biológico
-Prevenção na exposição ao risco biológico
-Tuberculose
-Hepatite A, B e C
- HIV
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Dada a natureza essencialmente teórico-prática e prática da matéria privilegia-se a exposição com análise e discussão teórico-prática dos aspetos abordados, devidamente adequada ao processo de aprendizagem desta unidade curricular no curso de Auxílios de serviço de saúde.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Exposição e explicação oral dos conteúdos programáticos, com o apoio de meios audiovisuais.
Apelo a uma participação ativa por parte dos alunos, através de uma metodologia interrogativa.
Resolução de exercícios.
A avaliação será contínua, baseando-se na realização de trabalho teórico-prático (50%), e na apresentação e discussão oral desse trabalho (50%).
O aluno ficará aprovado à unidade curricular se a classificação final for igual ou superior a 9,5 valores, caso contrário, será remetido para a época de exame de final de semestre.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino centrada na informação teórico, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados. Assim, a combinação de uma metodologia expositiva com recurso a exemplos e casos práticos, resultam numa melhor compreensão dos conceitos e ajudam os alunos a alcançarem os objetivos propostos para a Unidade Curricular (UC), estando assim devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina Higiene e Segurança em Instituições de Saúde no plano curricular deste CTSP.
Bibliografia:
https://www.dgs.pt/paginas-de-sistema/saude-de-a-a-z/programa-nacional-de-vacinacao/normas-e-orientacoes.aspx
https://www.dgs.pt/programa-de-prevencao-e-controlo-de-infecoes-e-de-resistencia-aos-antimicrobianos.aspx
https://www.dgs.pt/programa-nacional-de-controlo-da-infeccao/documentos/manuais-de-boas-praticas.aspx
http://portal.arsnorte.min-saude.pt/portal/page/portal/ARSNorte/Documentos/Manuais/Manual_Controlo_Infecao.pdf
https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2017/12/DGS_PCIRA_V8.pdf
https://nocs.pt/controlo-infecao/