Unidade Curricular: | Código: | ||
Higiene e Segurança em Instituições de Saúde | 1198HSIS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Auxílio de Serviços de Saúde | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
• Identificar as obrigações e direitos no âmbito da Higiene e Segurança no Trabalho. • Compreender as causas e consequências dos acidentes de trabalho • Identificar as principais fontes de risco e as respetivas medidas de prevenção. • Identificar os riscos específicos e respetivas medidas preventivas associados a instituições de saúde. • Reconhecer as medidas gerais de proteção de uma forma integrada e sistematizada • Identificar os equipamentos de proteção individual. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Higiene e segurança no trabalho - introdução - enquadramento legal 2. Obrigações – entidade patronal - colaboradores 3. Acidentes de trabalho - causas e consequências 4. Doenças profissionais 5. Princípios gerais da prevenção - avaliação de risco - probabilidade vs gravidade - matriz da avaliação de riscos 6. Riscos específicos e respectivas medidas preventivas - ruído - iluminação - substâncias químicas - riscos biológicos - riscos elétricos - riscos psicossociais - riscos ergonómicos – lmert (lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho) 7. Medidas gerais de protecção - eliminar o risco, envolver o risco e afastar o homem – implantação e organização: - lay-out - equipamentos - procedimentos - sinalização - proteção contra incêndios - plano de emergência interno – enquadramento em instituições de apoio a idosos - equipamentos de proteção individual | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Dada a natureza essencialmente teórico-prática e prática da matéria privilegia-se a exposição com análise e discussão teórico-prática dos aspetos abordados, devidamente adequada ao processo de aprendizagem desta unidade curricular no curso de Auxílios de serviço de saúde. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Exposição e explicação oral dos conteúdos programáticos, com o apoio de meios audiovisuais. Apelo a uma participação ativa por parte dos alunos, através de uma metodologia interrogativa. Resolução de exercícios. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de trabalho teórico-prático (50%), e na apresentação e discussão oral desse trabalho (50%). O aluno ficará aprovado à unidade curricular se a classificação final for igual ou superior a 9,5 valores, caso contrário, será remetido para a época de exame de final de semestre. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia de ensino centrada na informação teórico, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados. Assim, a combinação de uma metodologia expositiva com recurso a exemplos e casos práticos, resultam numa melhor compreensão dos conceitos e ajudam os alunos a alcançarem os objetivos propostos para a Unidade Curricular (UC), estando assim devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina Higiene e Segurança em Instituições de Saúde no plano curricular deste CTSP. | |||
Bibliografia: | |||
Comité dos Altos Responsáveis da Inspeção do Trabalho. (2012). Riscos Psicossociais no Trabalho. Decreto-Lei n.º 182/2006, de 6 de Setembro de 2006. Decreto-Lei n.º 330/93, de 25 de Setembro de 1993. Decreto-Lei nº220/2008, de 14 de Junho de 2008. http://osha.europa.eu http://www.act.gov.pt http://www.napofilm.net/pt International Labour Organization and World Health Organization. (2014). Healthwise Action Manual - Work improvement in Health Services Action Manual. Geneve. Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro de 2009. Miguel, A. Sérgio. (1998). Manual de Higiene e Segurança no Trabalho, Universidade Aberta. |