Unidade Curricular: | Código: | ||
Técnicas Espectrofotometricas | 1100TESP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Análises Laboratoriais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A espetrofotometria é uma técnica de análise de uso generalizado que se destaca pela sua simplicidade, versatilidade, fiabilidade e rapidez. Esta UC tem como principal objetivo a aquisição dos princípios fundamentais das técnicas espetrofotométricas e a adaptação destes conhecimentos à prática laboratorial. As competências a desenvolver baseiam-se no conhecimento dos aspetos inerentes à análise espetrofotométrica quantitativa, que irão servir para a compreensão e execução das atividades realizadas em laboratório. Os objetivos a atingir são: O1. Identificar o âmbito e a aplicação da espetrofotometria O2. Conhecer os fundamentos da espetroscopia O3. Adquirir as bases teóricas inerentes ao tratamento e avaliação estatística de dados O4. Entender os pressupostos de aplicação da Lei de Beer O5. Compreender os componentes e fundamentos de operação de um espetrofotómetro de UV-Vis O6. Desenvolver competências laboratoriais para executar uma análise por espetroscopia atómica | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Introdução aos métodos espetrofotométricos 2. Fundamentos da espetrofotometria 2.1. Propriedades da radiação eletromagnética 2.2. O espetro eletromagnéticco 2.3. Interação da radiação eletromagnética com a matéria 2.3. Absorção da radiação eletromagnética 3. Tratamento e avaliação estatística de dados 3.1. Características gerais de desempenho analíticas 3.2. Calibrações e cálculos quantitativos – métodos de padronização 4. Lei de Beer em análise química 4.1. Condições de aplicabilidade da lei de Beer 4.2. A lei de Lambert-Beer 4.3. Limitações reais, limitações químicas e desvios instrumentais 5. Espetrofotometria de ultravioleta-visível 5.1. Instrumentos para a espetroscopia ótica molecular 5.2. Tipos de espetrofotómetros de UV/Vis – modo de operação 6. Espetroscopia atómica 6.1. Equipamentos - aspetos gerais 6.2. Espetroscopia de emissão atómica (EEA) com atomização em chama 6.3. Espetroscopia de emissão em plasma (ICP) | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos (CP) da Unidade Curricular de química analítica proporcionam aos estudantes a aquisição de competências científicas, técnicas e interpessoais que permitem desenvolver a sua futura atividade profissional laboratorial nesta área de atuação. Os CP1, CP2 e CP4 visam atingir os objetivos O1 e O2. Os CP 3 e CP4 servem para alcançar os objetivos O3 e O4. Os CP envolvendo os diferentes tipos de instrumentos (CP5-6) foram delineados para atingir os objetivos O3, O5 e O6. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
M1: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula. O material didático será disponibilizado na plataforma Canvas. M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos na componente prática. Nas aulas teórico-práticas os alunos serão chamados a resolver uma série de questões de resposta objetiva e problemas numéricos. M3: Participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem através da execução de um conjunto de trabalhos laboratoriais. Avaliação: a aquisição de conhecimentos da componente teórico-prática é validada através da realização de duas provas escritas (com um coeficiente de ponderação de 40% na nota final da disciplina). A avaliação à componente prática (com um coeficiente de ponderação de 60% na nota final da disciplina) será baseada no desempenho laboratorial e na qualidade das fichas de trabalhos entregues (50%) e em duas provas escritas (50%). A classificação final só será atribuída, quando ambas as componentes estiverem aprovadas. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A constante interação entre o docente e o aluno nas aulas permitirá a adequação do aluno aos objetivos propostos. Nas aulas teórico-práticas são expostos os princípios gerais inerentes à análise espetrofotométrica que vão desde a preparação e manipulação de soluções até às operações fundamentais para a execução de um procedimento analítico. Estudam-se os diferentes tipos de métodos de quantificação, suas características, vantagens e desvantagens. Nas aulas laboratoriais o estudante irá consolidar os temas abordados na componente teórico-prática e familiarizar-se com a prática da análise espetrofotométrica executando uma série de trabalhos laboratoriais. As metodologias (M) definidas articulam-se com os objetivos (O) propostos: M1: Exposição e debate dos conceitos teórico-prático relevantes em sala de aula – Visa atingir O1-O6. M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos na componente práticas – Visa atingir O3-6. M3: Participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem através da execução de um conjunto de trabalhos laboratoriais – Visa atingir O3, O5 e O6. | |||
Bibliografia: | |||
Harris, D. C. e Lucy C. A. Quantitative Chemical Analysis, 10ª ed., W. H. Freeman, 2019. ISBN: 978-1319164300. Christian, G. D., Dasgupta, P. K. e Schug, A. Analytical Chemistry, 7ª ed, Wiley, 2013. ISBN: 978-0470887578. Skoog D. A., West D. M., Holler, F. J. e Crouch S. R. Fundamentals of Analytical Chemistry, 9ª ed, Cengage Learning, 2021. ISBN: 978-0357450390. Skoog, D. A., West, D. M., Holler, F. J. e Crouch, S. R. Fundamentos de Química Analítica, Tradução da 9ª ed. norte-americana, Cengage Learning, 2014. ISBN: 978-8522116607. |