Unidade Curricular:Código:
Técnicas Cromatográficas1100TCRO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2CTSPAnálises Laboratoriais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
OA1: Promoção do conhecimento de conceitos básicos da cromatografia e a sua utilização no entendimento de diversas técnicas cromatográficas.
OA2: Estudo dos diversos tipos de técnicas cromatográficas, incluindo os sistemas cromatográficos com os seus componentes instrumentais e aplicações práticas.
OA3: Desenvolvimento de uma mentalidade observadora e crítica em relação às diferentes técnicas por forma a valorizar a sua correcta utilização e entendimento, noutros blocos de aprendizagem e no futuro exercício profissional.
Conteúdos Programáticos:
CP1: Separações cromatográficas conceitos básicos. Definição de cromatografia. Tipos de Cromatografia – Papel, Placa e Coluna. Fase móvel, fase estacionária, eluente, eluição. Principais mecanismos base dos processos de separação cromatográfica: partição, adsorção, troca iónica, exclusão molecular, afinidade. CP2: O cromatograma. Tempo de retenção, Factores de capacidade e de selectividade, Resolução e Eficiência cromatográficas
CP3: Sistema Cromatográficos. Cromatografia em fase gasosa: sistemas de injecção, colunas, detectores e Análise quantitativa. Cromatografia liquida de alta eficiência (HPLC): colunas, Solventes utilizados, Detectores, Operação em eluição com gradiente e Análise quantitativa.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos da unidade curricular foram divididos em vários capítulos abordando diferentes aspectos de interesse das técnicas cromatográficas para as Análises Laboratoriais. Para além disso o discente terá ainda oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos através da execução de trabalhos laboratoriais sobre técnicas cromatográficas. Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular. Para atingir os OA1 e OA3 o discente terá que adquirir um nível satisfatório de conhecimentos a todos os conteúdos programáticos. As matérias abordadas no CP2 visam dar resposta ao OA1. O OA2 será atingido se o discente adquirir um nível satisfatório de conhecimentos dos conteúdos programáticos CP3.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
M1: Exposição e explicação oral dos conteúdos programáticos, com o apoio de meios audiovisuais.
M2: Apelo a uma participação ativa por parte dos alunos, através de uma metodologia interrogativa.
M3: Resolução de exercícios.
M4: Execução de trabalhos em laboratório.
A percentagem mínima de frequência das aulas teórico-práticas desta unidade curricular é de 50%, de acordo com o Regulamento Pedagógico em vigor na UFP.
A avaliação é periódica com dois testes na componente teórico-prática e dois testes escritos na componente prática-laboratorial, ambos com uma ponderação de 50%.
A aprovação à unidade curricular implica aprovação global a ambas as componentes, cuja ponderação é de 80% para a TP e 20% para a PL.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A aplicação das metodologias de ensino adoptadas para a componente teórico prática visa a aquisição e consolidação de conhecimento no domínio técnico-científico da unidade curricular, a melhoria da capacidade de aplicação dos conceitos à resolução de problemas práticos nas Análises Laboratoriais e a orientação do aluno para a aprendizagem autónoma. Deste modo, numa fase inicial, a exposição e explicação oral (M1) possibilitam a abordagem e compreensão dos conteúdos programáticos. As aulas privilegiam os métodos ativos e participativos, com vista a manter a atenção dos alunos e a desenvolver a sua capacidade crítica (M2). A resolução de exercícios conduz a uma maior motivação dos alunos na aplicação e consolidação dos conhecimentos adquiridos (M3). O apelo ao sentido crítico dos alunos na análise dos resultados potencia a sua capacidade de interligar os conhecimentos e interpretar adequadamente os resultados obtidos. A execução de trabalhos laboratoriais, permite ao aluno aprender fazendo (M4).
Bibliografia:
D. Skoog, F. Holler, S. Crouch. Principles of Instrumental Analysis. 7th edition, Cengage Learning (2017)
M.L. Sadler Simões Gonçalves. Métodos Instrumentais para Análise de Soluções. 4ª ed., Fundação Calouste Gulbenkian (2001)
H.H. Willard, L.L. Merritt Jr. And J.A. Dean. Instrumental Methods of Analysis. 7 th Ed. New York, Wadsworth (1988)
D. Skoog, D. West, F. Holler, S. Crouch. Fundamental of Analytical Chemistry. 9th Edition. Cengage Learning (2013)
Docente (* Responsável):
Sérgio Barreira (barreira@ufp.edu.pt)