Unidade Curricular: | Código: | ||
Gestão de Laboratórios | 1100GLAB | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | CTSP | Análises Laboratoriais | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 39 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objetivo da unidade curricular é fornecer os conhecimentos que permitam ao aluno conhecer a dinâmica de um laboratório de Análises Clínicas. Relativamente a várias questões como: a importância da gestão de informação. A gestão dos recursos humanos. A gestão de equipamentos. A gestão quotidiana de stocks. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. A importância do sistema LIS nos laboratórios. 2. Tipos de testes: ELISA, Quimioluminescência, Western-Blot. 3. Garantia da Qualidade. 3.1. A norma 9001:2015 3.2. A Norma 17025. 4. Controlo de Qualidade 4.1. Objetivos do controlo de qualidade. 4.2. As fases pré-analítica, analítica e pós analítica. 4.3. O controlo de qualidade Interno e Externo. 4.4. O controlo estatístico da qualidade. 4.5. Benefícios do Controlo de Qualidade. 5. Princípios dos testes mais usados na pesquisa das doenças infeciosas. 5.1. Sensibilidade. Especificidade. 5.2. A escolha dos testes adequados. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Através da lecionação conteúdos programáticos previstos, o aluno deverá ser capaz de reconhecer e aplicar, quando necessário, os procedimentos referidos: A importância do sistema LIS, a Garantia de Qualidade, o controlo de Qualidade. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas são de cariz Teorico-Prático, nas quais se faz uma exposição teórica dos vários conteúdos, permitindo, no entanto uma interação frequente docente/aluno. Os alunos terão oportunidade de fazer uma visita a um ou vários laboratórios do campus. A avaliação a esta UC é feita com o recurso a quizzes durante as aulas. A nota mínima para a provação é de 9,5 valores; abaixo da qual os alunos serão remetidos para exame. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Durante as aulas expositivas são dados vários exemplos de situações reais e atuais acerca dos vários assuntos, nos quais os próprios alunos podem também intervir. Os alunos são encorajados a falar sobre as suas experiências nos assuntos que se justifiquem. Ao poderem visitar alguns laboratórios do Campus, os alunos têm a oportunidade de verificar na prática, alguns dos conceitos expostos. | |||
Bibliografia: | |||
AABB Technical Methods 17th Edition Laperche S, Maniez-Montreuil M, Couroucé AM. Screening tests combined with p24 antigen and anti-HIV antibodies in early detection of HIV-1. Transfusion Clinique et Biologique, 2000(7) Suppl. 1:18s–24 Consensus statement on screening blood donations for infectious agents through blood transfusion. WHO/LBS/91.1. Geneva, World Health Organization Global Programme on AIDS/League of Red Cross and Red Crescent Societies, 1991 Laperche S. Antigen-antibody combination assays for blood donor screening: weighing the advantages and costs. Editorial. Transfusion, 2008, 48:576–579. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Mariana Cruz (marianacruz@ufp.edu.pt) |