Unidade Curricular:Código:
Gestão de Laboratórios1100GLAB
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2CTSPAnálises Laboratoriais3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
O objetivo da unidade curricular é fornecer os conhecimentos que permitam ao aluno conhecer a dinâmica de um laboratório de Análises Clínicas. Relativamente a várias questões como: a importância da gestão de informação. A gestão dos recursos humanos. A gestão de equipamentos. A gestão quotidiana de stocks.
Conteúdos Programáticos:
1. A importância do sistema LIS nos laboratórios.
2. Tipos de testes: ELISA, Quimioluminescência, Western-Blot.
3. Garantia da Qualidade.
3.1. A norma 9001:2015
3.2. A Norma 17025.
4. Controlo de Qualidade
4.1. Objetivos do controlo de qualidade.
4.2. As fases pré-analítica, analítica e pós analítica.
4.3. O controlo de qualidade Interno e Externo.
4.4. O controlo estatístico da qualidade.
4.5. Benefícios do Controlo de Qualidade.
5. Princípios dos testes mais usados na pesquisa das doenças infeciosas.
5.1. Sensibilidade. Especificidade.
5.2. A escolha dos testes adequados.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Através da lecionação conteúdos programáticos previstos, o aluno deverá ser capaz de reconhecer e aplicar, quando necessário, os procedimentos referidos: A importância do sistema LIS, a Garantia de Qualidade, o controlo de Qualidade.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas são de cariz Teorico-Prático, nas quais se faz uma exposição teórica dos vários conteúdos, permitindo, no entanto uma interação frequente docente/aluno. Os alunos terão oportunidade de fazer uma visita a um ou vários laboratórios do campus.
A avaliação a esta UC é feita com o recurso a quizzes durante as aulas. A nota mínima para a provação é de 9,5 valores; abaixo da qual os alunos serão remetidos para exame.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Durante as aulas expositivas são dados vários exemplos de situações reais e atuais acerca dos vários assuntos, nos quais os próprios alunos podem também intervir. Os alunos são encorajados a falar sobre as suas experiências nos assuntos que se justifiquem. Ao poderem visitar alguns laboratórios do Campus, os alunos têm a oportunidade de verificar na prática, alguns dos conceitos expostos.
Bibliografia:
AABB Technical Methods 17th Edition
Laperche S, Maniez-Montreuil M, Couroucé AM. Screening tests combined with p24 antigen and anti-HIV antibodies in early detection of HIV-1. Transfusion Clinique et Biologique, 2000(7) Suppl. 1:18s–24
Consensus statement on screening blood donations for infectious agents through blood transfusion. WHO/LBS/91.1. Geneva, World Health Organization Global Programme on AIDS/League of Red Cross and Red Crescent Societies, 1991
Laperche S. Antigen-antibody combination assays for blood donor screening: weighing the advantages and costs. Editorial. Transfusion, 2008, 48:576–579.
Docente (* Responsável):
Fernanda Duarte (fernandaduarte@ufp.edu.pt)