Unidade Curricular: | Código: | ||
Promoção da Saúde e Bem-Estar na Criança e Adolescente | 1095PSBE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Apoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1. Compreender o desenvolvimento da criança e adolescente como um processo dinâmico e contextual. 2. Refletir criticamente acerca do desenvolvimento da criança e adolescente em diferentes contextos, aplicando o modelo ecológico do desenvolvimento humano. 3. Explicar o desenvolvimento normal da criança e adolescente, identificando os marcos de desenvolvimento mais relevantes. 4. Descrever e aplicar atividades para a promoção do desenvolvimento e bem-estar da criança e adolescente. 5. Identificar e analisar os principais desafios em cada etapa do desenvolvimento da criança e adolescente, e eleger medidas preventivas e terapêuticas. 6. Refletir sobre a importância do trabalho de prevenção com crianças, adolescentes, famílias e outros atores sociais. Identificar estratégias de prevenção face aos principais problemas de saúde. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. A Criança e o Jovem- Evolução histórica da Saúde Infantil Direitos da criança, do jovem e do adolescente Desenvolvimento da criança e adolescente: psicopatologia do desenvolvimento Abordagem ecológica do desenvolvimento. 2. Promoção da Saúde infantil 1.1. Parentalidade consciente e ligação pais/criança 1.2. Desenvolvimento Infantil e Juvenil: Primeira infância: características e marcos do desenvolvimento; Idade pré-escolar: características e marcos do desenvolvimento; Idade escolar: características e marcos do desenvolvimento; Adolescência: características e marcos do desenvolvimento 1.3. Crianças com necessidades especiais. 1.4. Promoção da segurança da criança e do adolescente | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Pretende-se que os conteúdos desenvolvidos ao longo da UC, habilitem os estudantes com conhecimentos teórico-práticos, em matéria Promoção da Saúde e Bem-Estar da Criança e Adolescente, contribuindo para a aquisição de competências que permitam aos futuros técnicos superiores qualificados desempenharem funções diversas na área do apoio a crianças e adolescentes com necessidades especiais, bem como implementar estratégias e providenciar experiências que aumentem a intensidade de intervenção e a participação nas atividades do quotidiano e consequentemente a qualidade de vida da criança/jovem e sua família. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular desenvolver-se-á tendo por base a pesquisa bibliográfica, análise, discussão e reflexão critica conjunta sobre as diversas temáticas abordadas, elaboração e discussão de trabalhos de grupo orientado. Os estudantes farão grupos no máximo de três elementos. A avaliação contínua será constituída pela média dos diversos trabalhos realizados em Grupo, apresentação e discussão, com ponderação de 50% e realizaçao de frequencia escrita com ponderação de 50%. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
De forma a dar resposta aos objetivos formulados, as metodologias a utilizar nesta UC, irão privilegiar metodologias interativas, envolvendo os estudantes no processo de ensino aprendizagem, centradas na reflexão e análise das diferentes temáticas, da apresentação das mesmas, visando formar técnicos superiores, capazes de, em equipa multidisciplinar e mediante supervisão, avaliar necessidades, planear a intervenção, mobilizar recursos adequados, e intervir junto da criança/adolescente e família. | |||
Bibliografia: | |||
1. Hockenberry, M; Wilson, D (2014). Wong: Enfermagem da Criança e do Adolescente.Loures. Lusodidata.2. Direção Geral da Saúde. Norma 010/2013 Programa Nacional de saúde Infantil e Juvenil, 2013. 3. Direção Geral da Saúde. Maus Tratos em Crianças e Jovens. Guia Prático de Abordagem, Diagnóstico e Intervenção. Lisboa: DGS, 2011. 4. Ordem dos Enfermeiros – OE – (2011). Guias orientadores de Boa Prática em Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica. III Volume. “Cadernos da OE”. Número 3, Série 1. abril. 5. Ordem dos Enfermeiros- OE - (2011). Guias orientadores de Boa Prática em Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica. II Volume. “Cadernos da OE”. Número 3, Série 1. outubro. 6. Ordem dos Enfermeiros. (2010). Guias orientadores de Boa Prática em Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica. “Cadernos da OE”. Número 3, Série 1. Volume. Novembro. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Inês Filipa Rodrigues (inesrodrigues@ufp.edu.pt) |