Unidade Curricular: | Código: | ||
Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem | 1095DPLG | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Apoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais | 8 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 104 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
OA1. Demonstrar familiaridade com conceitos, perspetivas teóricas e evidências empíricas na área da psicolinguística OA2. Descrever e explicar os processos envolvidos na produção e compreensão da linguagem falada e escrita e formular hipóteses sobre o processo de aquisição e desenvolvimento de linguagem OA3. Descrever e explicar o desenvolvimento da linguagem e respetivos fundamentos biológicos, cognitivos e sociais OA4. Reconhecer estratégias e experiencias facilitadoras para o desenvolvimento da linguagem OA5. Compreender o processo de aquisição da linguagem, integrar e aplicar esse conhecimento na recolha de dados relevantes sobre o desenvolvimento da linguagem na criança e sobre as perturbações de linguagem OA6. Desenvolver competências de comunicação oral e escrita OA7. Desenvolver uma atitude crítica e autocrítica e adotar valores éticos e deontológicos | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1. Conceito de comunicação, linguagem e Fala 1.1 Comunicação Verbal e Não verbal 1.2 Comunicação Humana Versus comunicação animal 1.3 Linguagem: Universais Linguísticos 1.4 Perceção e Reconhecimento de Palavras Faladas 1.5 Compreensão e Expressão 1.6 Produção de Fala CP2. Aquisição da Linguagem Falada 2.1 Teorias de Aquisição da Linguagem 2.2. Facilitadores do desenvolvimento de linguagem 2.2.1 Estilo de interação parental 2.2.2 Estratégias e experiencias 2.2 Precursores da Linguagem 2.3 Períodos do Desenvolvimento da Linguagem CP3. Perturbações do desenvolvimento da comunicação e Linguagem 3.1 Perturbações da comunicação 3.2 Perturbações da linguagem 3.3 Perturbações da Fala | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O programa da UC foi elaborado tendo por referência a aquisição de conhecimentos no domínio da aquisição e desenvolvimento da linguagem e de competências necessárias para a sua promoção. Concretamente, e assente numa organização em 3 unidades letivas (CP), compreende conteúdos programáticos que, definidos 7 objetivos de aprendizagem (OA) estabelecidos, privilegiam o desenvolvimento e aprofundamento de competências nas seguintes áreas: processos cognitivos envolvidos na compreensão e produção de fala; bases biológicas, cognitivas e sociais para a aquisição da linguagem; trabalho reflexivo, colaborativo, investigativo e ético. Observa-se, deste modo, uma total coerência e correspondência entre os conteúdos programáticos e os OA, designadamente: CP1 – OA1, OA2, OA5 e OA7; CP2 – OA1, OA3, OA5, OA6 e OA7; CP3 – OA1, OA4, OA5, OA6 e OA7. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
No decurso das horas de contacto são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, participativa e ativa. É feita a apresentação de CP com recurso a projeções, explicações no quadro, exemplificações, observação de casos em vídeo. É também proposta a resolução de problemas em pequenos grupos, assim como sessões de “brainstorming” sobre tópicos e questões a serem investigados pelos alunos mediante orientação da pesquisa realizada. As horas de não-contacto são dedicadas ao trabalho autónomo do aluno. O regime de avaliação da UC pode ser contínuo ou por exame final (épocas de fim de semestre, recurso e especial). Na avaliação contínua: participação ativa e assertiva nas horas de contacto (20%), prova escrita (50%), trabalho individual (30%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino adotadas encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (AO) definidos, visando permitir ao aluno ser informado sobre factos e procedimentos no domínio da aquisição e uso da linguagem, compreender conceitos e modelos teóricos explicativos do processamento linguístico, conhecer alterações neste desenvolvimento, bem como aplicar e construir conhecimentos nesta área de atuação. Valoriza-se a articulação de metodologias de caráter expositivo, onde se fará a apresentação e o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, com metodologias de teor mais prático, nas quais se promoverão discussões críticas sobre os mesmos e realização de atividades de observação e de análise de produções linguísticas através de vídeos, em diferentes momentos do desenvolvimento. Pretende-se com esta articulação favorecer uma aprendizagem ativa que permita o aprofundamento dos tópicos em estudo bem como a integração da teoria com a prática, fornecendo grelhas de análise das perturbações de linguagem a partir do desenvolvimento e do processamento ‘normal’. As horas de não-contacto serão dedicadas ao trabalho autónomo do aluno, onde se pretende ver assegurada a leitura da bibliografia recomendada e a realização das atividades propostas, de modo a lhe permitir aprofundar, consolidar e aplicar os seus conhecimentos e a desenvolver aptidões e competências neste domínio. A combinação entre estas diferentes metodologias permitirá ao aluno atingir os OA propostos para a UC, objetivos estes que, na sua maioria, articulam conhecimentos, capacidades e competências. | |||
Bibliografia: | |||
Owens (2014) Language disorders : a functional approach to assessment and intervention .6th ed. - Boston: Pearson Paul et al (2018) Language disorders : from infancy through adolescence : listening, speaking, reading, writing and, 5ª ed. - Missouri : Elsevier Castro, S. L. & Gomes, I. (2000). Dificuldades de aprendizagem da língua materna. Lisboa: Universidade Aberta. Peixoto, V. (2007). Perturbações da comunicação. Importância da deteção precoce. Porto: Edições UFP. Sim-Sim, I. (1998). Desenvolvimento da linguagem. Lisboa: Universidade Aberta. |