Unidade Curricular:Código:
Diferentes Formas de Comunicar1095DFC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPApoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
O1. Refletir acerca da importância da comunicação interpessoal e identificar todas as formas de comunicação existentes para além da fala.
O2. Dominar conhecimentos básicos acerca da comunicação gestual e gráfica.
O3. Identificar candidatos a programas de comunicação aumentativa e alternativa.
O4. Identificar competências para o desenvolvimento de um trabalho em equipa no âmbito da comunicação aumentativa e alternativa.
Conteúdos Programáticos:
CP1. Comunicação interpessoal
1.1. Reportório individual
1.2. Barreiras e atitudes facilitadoras
1.3. Comunicação: Oral e Não Oral/Verbal e Não Verbal
CP2.Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)
2.1. Formas
2.2. Candidatos
2.3. Objetivos
2.4. Tipos de Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação (SAAC): sistemas com ajuda, sem ajuda e mistos
2.5. Vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de sistemas de comunicação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O Conteúdo Programático 1 está associado aos O1 a O2
O Conteúdo Programático 2 está associado aos O2 e O3
Os conteúdos programáticos foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
a) Expositivo;
b) Colaborativo;
c) Elaboração de trabalhos;
d) Discussão em pequeno e grande grupo;
e) Aprendizagem auto-dirigida
Teórico-práticas:
- Apresentação dos conteúdos programáticos com recurso a projeções, explicações no quadro, exemplificações, casos clínicos em vídeo
- Elaboração de pequenos exercícios a ser resolvidos em sala de aula, esclarecimento de dúvidas
Avaliação:
Época normal
- Avaliação Distribuída
Época normal - Avaliação distribuída: 1 testes + 1 trabalho individual
Época de recurso - Exame
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A unidade curricular constituída por aulas teórico-práticas. Desta forma, a exposição das teorias e conceitos chave da comunicação aumentativa e alternativa terão sempre a participação e análise crítica por parte dos estudantes, acompanhadas de exercícios de consolidação. A verificação do entendimento dos mesmos conceitos ocorrerá com recurso ao método interrogativo. O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências desta unidade curricular será efetuado através da realização de trabalhos práticos (e.g. estudos de caso, role-play), exercícios em sala de aula e em trabalho autónomo de pesquisa e aplicação das competências adquiridas.
Bibliografia:
Martinsen, H.; von Tetzchener, S. (2000) Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa. Porto Editora: colecção Educação Especial no 10
Soto G., Zangari C. (2009). Practically speaking: Language, literacy, & academic development for students with AAC needs. Baltimore: Paul H. Brookes Publishing Co.
Alant, E. & Lloyd, L. (ed.) (2009). Augmentative and alternative communication and severe disabilities : beyond poverty. London ; Philadelphia : Whurr Publishers.
Beukelman, D. & Mirenda, P. (ed) (2005). Augmentative and alternative communication : supporting children and 101 de 153 2014-12-23 14:51 ACEF/1415/22017 — Guião para a auto-avaliação http://www.a3es.pt/si/iportal.php/process_form /print?processId=1a24... adults with complex communication needs. Baltimore ; London ; Sydney : Paul H. Brookes Publishing Co.
Schlosser, R. W. (203). The efficacy of augmentative and alternative communication : toward evidence- based practice. San Diego : Academic Press
Docente (* Responsável):
Rita Alegria (ralegria@ufp.edu.pt)