Unidade Curricular: | Código: | ||
Alterações do Desenvolvimento e Necessidades Especiais em Crianças e Adolescentes | 1095ADNE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | CTSP | Apoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 39 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
OA1. Reconhecer a abrangência dos conceitos de saúde e qualidade de vida OA2. Demonstrar conhecimentos sobre a saúde mental, física e social de crianças e adolescentes com necessidades especiais. OA3. Identificar a saúde mental, física e social em diferentes contextos da criança e adolescente. OA4. Reconhecer os fatores protetores da saúde mental, física e social de crianças e adolescentes com necessidades especiais. OA5. Identificar o papel da família, da comunidade, dos amigos e da escola na saúde das crianças e adolescentes. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1.Saúde e Qualidade de vida 1.1. Definição e interrelação 1.2. Organização Mundial de Saúde (OMS) CP2. Utilização de diferentes manuais de classificações propostas pela OMS – Identificação, consulta e utilização: 2.1.Classificação Internacional de Doenças (CID) 2.2.Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-V) 2.3.Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde (CIF) CP3. A saúde mental, física e social de crianças e adolescentes com necessidades especiais, em diferentes contextos. 3.1. Alterações de desenvolvimento em idades consideradas idades-chave (Sinais de alerta ao nível motor, emocional e cognitivo) 3.2. Perturbações neurodesenvolvimentais e seu impacto no desenvolvimento físico, mental e social CP4.Fatores protetores da saúde mental, física e social 4.1. Crianças 4.2. Adolescentes 4.3. O papel da família, da comunidade, dos amigos e da escola | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
É feita uma exploração integrada e progressiva do programa da UC, permitindo que os alunos desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos, garantindo-se assim coerência entre os conteúdos programáticos e objetivos. Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular: CP1 –OA1 CP2- OA2 e OA3 CP3 – OA2 e OA3 CP4 – OA4 e OA5 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Metodologias ativas, colaborativas e expositivas, com momentos de pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. Avaliação: Época normal A avaliação será contínua, baseando-se na realização de uma prova escrita (70%), na execução de um trabalho individual teórico-prático com apresentação e discussão oral desse trabalho (20%) e na participação em aula (10%). Época Recurso - Exame (100%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino adoptadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos, uma vez que permitem um conhecimento dos alunos e a sua participação ativa nas aulas através de estratégias ativas e colaborativas de aprendizagem, combinadas com métodos expositivos e tradicionais. O professor será um facilitador do processo de aprendizagem do aluno, fomentando o relacionamento dos conceitos, a capacidade de análise e a discussão e reflexão para a futura prática profissional. OA1, OA2, OA4 e OA5 - metodologia expositiva e ativa- avaliação: teste escrito + participação OA3 - metodologia expositiva e ativa- avaliação: trabalho individual + participação | |||
Bibliografia: | |||
American Psychiatric Association (2014). Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. Climepsis Editores. ISBN 978-972-796-347-8 Antunes, N. L. e colaboradores (2018). Sentidos. O grande livro das perturbações do desenvolvimento e comportamento. Bertrand. ISBN 978-989-23-4374-7 Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-11 de Organização Mundial de Saúde. https://icd.who.int/browse11/l-m/en McWilliam, R. A (Org.) (2012). Trabalhar com as famílias de crianças com necessidades especiais. Porto Editora. ISBN 978-972-0-34520-2 Parker, H. C. (2011). Desordem por défice de atenção e hiperactividade: um guia para pais, educadores e professores. Porto. ISBN 978-972-0-34692-6 World Health Organization; 2001. 6. [OMS] Organização Mundoal da Saúde, CIF: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. https://tosaudefuncional.com/2013/02/26/linksarquivos-referencias-cif/ | |||
Docente (* Responsável): | |||
Ana Costa (acosta@ufp.edu.pt) Inês Cadório (inescadorio@ufp.edu.pt) |