Unidade Curricular:Código:
Alterações do Desenvolvimento e Necessidades Especiais em Crianças e Adolescentes1095ADNE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2CTSPApoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
OA1. Reconhecer a abrangência dos conceitos de saúde e qualidade de vida
OA2. Demonstrar conhecimentos sobre a saúde mental, física e social de crianças e adolescentes com necessidades especiais.
OA3. Identificar a saúde mental, física e social em diferentes contextos da criança e adolescente.
OA4. Reconhecer os fatores protetores da saúde mental, física e social de crianças e adolescentes com necessidades especiais.
OA5. Identificar o papel da família, da comunidade, dos amigos e da escola na saúde das crianças e adolescentes.
Conteúdos Programáticos:
CP1.Saúde e Qualidade de vida
1.1. Definição e interrelação
1.2. Organização Mundial de Saúde (OMS)
CP2. Utilização de diferentes manuais de classificações propostas pela OMS – Identificação, consulta e utilização:
2.1.Classificação Internacional de Doenças (CID)
2.2.Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-V)
2.3.Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde (CIF)
CP3. A saúde mental, física e social de crianças e adolescentes com necessidades especiais, em diferentes contextos.
3.1. Alterações de desenvolvimento em idades consideradas idades-chave
(Sinais de alerta ao nível motor, emocional e cognitivo)
3.2. Perturbações neurodesenvolvimentais e seu impacto no desenvolvimento físico, mental e social
CP4.Fatores protetores da saúde mental, física e social
4.1. Crianças
4.2. Adolescentes
4.3. O papel da família, da comunidade, dos amigos e da escola
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
É feita uma exploração integrada e progressiva do programa da UC, permitindo que os alunos desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos, garantindo-se assim coerência entre os conteúdos programáticos e objetivos.
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular:
CP1 –OA1
CP2- OA2 e OA3
CP3 – OA2 e OA3
CP4 – OA4 e OA5
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologias ativas, colaborativas e expositivas, com momentos de pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas.
Avaliação:
Época normal
A avaliação será contínua, baseando-se na realização de uma prova escrita (70%), na execução de um trabalho individual teórico-prático com apresentação e discussão oral desse trabalho (20%) e na participação em aula (10%).
Época Recurso
- Exame (100%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino adoptadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos, uma vez que permitem um conhecimento dos alunos e a sua participação ativa nas aulas através de estratégias ativas e colaborativas de aprendizagem, combinadas com métodos expositivos e tradicionais. O professor será um facilitador do processo de aprendizagem do aluno, fomentando o relacionamento dos conceitos, a capacidade de análise e a discussão e reflexão para a futura prática profissional. OA1, OA2, OA4 e OA5 - metodologia expositiva e ativa- avaliação: teste escrito + participação OA3 - metodologia expositiva e ativa- avaliação: trabalho individual + participação
Bibliografia:
American Psychiatric Association (2014). Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. Climepsis Editores. ISBN 978-972-796-347-8
Antunes, N. L. e colaboradores (2018). Sentidos. O grande livro das perturbações do desenvolvimento e comportamento. Bertrand. ISBN 978-989-23-4374-7
Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-11
de Organização Mundial de Saúde. https://icd.who.int/browse11/l-m/en
McWilliam, R. A (Org.) (2012). Trabalhar com as famílias de crianças com necessidades especiais. Porto Editora. ISBN 978-972-0-34520-2
Parker, H. C. (2011). Desordem por défice de atenção e hiperactividade: um guia para pais, educadores e professores. Porto. ISBN 978-972-0-34692-6
World Health Organization; 2001. 6. [OMS] Organização Mundoal da Saúde, CIF: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. https://tosaudefuncional.com/2013/02/26/linksarquivos-referencias-cif/
Docente (* Responsável):
Ana Costa (acosta@ufp.edu.pt)
Inês Cadório (inescadorio@ufp.edu.pt)