Unidade Curricular:Código:
Atividades e Diferentes Expressões Artísticas e Físicas1095ADEA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPApoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
1. Demonstrar conhecimento dos fundamentos e das funções das expressões artísticas, em crianças e adolescentes.
2.Demonstrar conhecimento sobre a expressão plástica como forma de desenvolvimento e de comunicação, em crianças e adolescentes.
3. Demonstrar conhecimento sobre a expressão musical como forma de desenvolvimento e de comunicação, em crianças e adolescentes.
4. Demonstrar conhecimento sobre a expressão dramática como forma de desenvolvimento e de comunicação, em crianças e adolescentes.
5. Demonstrar conhecimento sobre a expressão físico-motora como forma de desenvolvimento e de comunicação, em crianças e adolescentes.
Conteúdos Programáticos:
1. Fundamentos e funções das várias expressões artísticas: 1.1. A prática das expressões e sua importância nas sociedades contemporâneas.
1.2. Criatividade, Arte e Psicanálise (O uso das expressões artísticas no acompanhamento de crianças e adolescentes.)
2 - A arte como forma de expressão e de comunicação:
Movimento Humano
3 - Dançoterapia. O movimento como forma de comportamento. A actividade físico-motora como forma de expressão e de comunicação, em crianças e adolescentes.
4 - Expressão Musical: Musicoterapia. A música como forma expressão e de comunicação, em crianças e adolescentes
5 - Expressões plásticas: Os diversos suportes, materiais e técnicas da expressão plástica
6 - Dramaterapia: . A representação como forma de expressão e de comunicação, em crianças e adolescentes
7 – Promoção das competências sociais
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento das aprendizagens e atividades que potenciem o desenvolvimento da criança e do adolescente com necessidades especiais
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Teória:
trabalho= 15% + teste escrito = 85%
PL:
elaboração de 2 planos de sessão= 80%+ Fichas de leitura=20%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento do desenvolvimento motor e psicomotor na prática profissional do fisioterapeuta; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e metodologias aplicadas à avaliação e intervenção ao longo do ciclo da vida da criança com necessidades especiais.
Bibliografia:
mmm
Docente (* Responsável):
Andreia Castro (andreiac@ufp.edu.pt)
Rita Alegria (ralegria@ufp.edu.pt)