Unidade Curricular: | Código: | ||
Atividades e Diferentes Expressões Artísticas e Físicas | 1095ADEA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Apoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1. Demonstrar conhecimento dos fundamentos e das funções das expressões artísticas, em crianças e adolescentes. 2.Demonstrar conhecimento sobre a expressão plástica como forma de desenvolvimento e de comunicação, em crianças e adolescentes. 3. Demonstrar conhecimento sobre a expressão musical como forma de desenvolvimento e de comunicação, em crianças e adolescentes. 4. Demonstrar conhecimento sobre a expressão dramática como forma de desenvolvimento e de comunicação, em crianças e adolescentes. 5. Demonstrar conhecimento sobre a expressão físico-motora como forma de desenvolvimento e de comunicação, em crianças e adolescentes. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Fundamentos e funções das várias expressões artísticas: 1.1. A prática das expressões e sua importância nas sociedades contemporâneas. 1.2. Criatividade, Arte e Psicanálise (O uso das expressões artísticas no acompanhamento de crianças e adolescentes.) 2 - A arte como forma de expressão e de comunicação: Movimento Humano 3 - Dançoterapia. O movimento como forma de comportamento. A actividade físico-motora como forma de expressão e de comunicação, em crianças e adolescentes. 4 - Expressão Musical: Musicoterapia. A música como forma expressão e de comunicação, em crianças e adolescentes 5 - Expressões plásticas: Os diversos suportes, materiais e técnicas da expressão plástica 6 - Dramaterapia: . A representação como forma de expressão e de comunicação, em crianças e adolescentes 7 – Promoção das competências sociais | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento das aprendizagens e atividades que potenciem o desenvolvimento da criança e do adolescente com necessidades especiais | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Teória: trabalho= 15% + teste escrito = 85% PL: elaboração de 2 planos de sessão= 80%+ Fichas de leitura=20% | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento do desenvolvimento motor e psicomotor na prática profissional do fisioterapeuta; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e metodologias aplicadas à avaliação e intervenção ao longo do ciclo da vida da criança com necessidades especiais. | |||
Bibliografia: | |||
mmm |