Unidade Curricular:Código:
Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social1050SGRS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoSistemas Integrados de Gestão4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Reconhecer o papel da responsabilidade social na promoção da sustentabilidade organizacional; identificar os principais instrumentos de responsabilidade social empresarial e conhecer os princípios da sua aplicação; desenvolver capacidades para integrar o conceito de Sustentabilidade e Responsabilidade Social nos sistemas de gestão de uma empresa.
Conteúdos Programáticos:
1. Responsabilidade Social Empresarial – enquadramento
2. Instrumentos de Responsabilidade Social Empresarial
3. Implementação do Sistema de Gestão da Responsabilidade Social
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos abordados permitem a aquisição de conhecimentos relativos aos conceitos de Responsabilidade Social aplicados ao nível de uma organização/empresa, bem como o contacto com os instrumentos de RSE mais frequentemente aplicados na prática.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. São propostos trabalhos aplicados aos temas abordados.
A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas, através da realização de trabalhos práticos/exercícios propostos para elaboração individual e/ou em grupo, e de um teste final individual.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Nesta unidade curricular pretende-se explorar os conceitos associados à Responsabilidade Social em contexto organizacional. Pretende-se explorar as motivações e as dificuldades da aplicação prática da RSE, bem como os instrumentos de que as empresas dispõem para a sua implementação. São também estudados os principais referenciais normativos aplicáveis à RSE, com o objetivo de potenciar a capacidade de os alunos promoverem na prática a integração do conceito de RSE na gestão organizacional. Serão frequentemente analisados casos de sucesso relativos a práticas de RSE, com o objetivo de demonstrar a viabilidade e o interesse prático de promover a RSE
Bibliografia:
1. NP EN ISO 4469:2019 – Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social
2. SA 8000:2014 – Responsabilidade Social. Social Accountability International
3. ISO 26000:2019 – Linhas de Orientação da Responsabilidade Social.
Docente (* Responsável):
Ana Barbosa (abarbosa@ufp.edu.pt)
Ana Fonseca (afonseca@ufp.edu.pt)