Unidade Curricular:Código:
Sistemas de Gestão Ambiental1050SGAS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoSistemas Integrados de Gestão5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Reconhecer a importância da gestão ambiental em contexto organizacional; identificar os principais requisitos legais aplicáveis; desenvolver capacidades para conceber, implementar e manter um sistema de gestão ambiental ISO 14001:2015.
Conteúdos Programáticos:
1. Importância da Gestão Ambiental
2. Enquadramento legal
3. Implementação do Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001:2015
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
1. Importância da Gestão Ambiental: pretende-se com este item enquadrar a temática a desenvolver nesta unidade curricular: em que consiste a Gestão Ambiental e quais as motivações para a sua prática ao nível organizacional.
2. Enquadramento Legal: pretende-se neste ponto do programa abordar os principais requisitos legais aplicáveis no âmbito da gestão ambiental.
3. Implementação do Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001: pretende-se com este item estudar aprofundadamente os requisitos desta norma e a sua aplicação prática. Os conteúdos teóricos serão acompanhados com casos de estudo e aplicações relacionadas com a realidade profissional.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. São propostos trabalhos aplicados aos temas abordados.
A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas, através da realização de trabalhos práticos/exercícios propostos para elaboração individual e/ou em grupo.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar a aplicação prática dos conceitos teóricos apreendidos. Pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar práticas operacionais adequadas ao nível da gestão ambiental para as quais possam contribuir ativamente. Desta forma, os estudos de caso analisados em aula são instrumentos de aprendizagem e estudo orientado que permitem ao aluno percecionar a relevância destes assuntos na prática da gestão organizacional, bem como a relevância do papel que poderão assumir neste âmbito.
Bibliografia:
[1] Pinto, A. ISO 14001:2015 – um guia prático. Lisboa, Edições Sílabo, Lda, 2018.
[2] NP EN ISO 14001:2015 – Sistemas de Gestão Ambiental: Requisitos e Linhas de Orientação para a sua aplicação. IPQ, 2015.