Unidade Curricular: | Código: | ||
Integração de Sistemas e Auditorias a Sistemas Integrados | 1050ISAU | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Sistemas Integrados de Gestão | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objectivo desta unidade curricular é habilitar os alunos para a realização de Auditorias no âmbito de um Sistema de Gestão Integrado (Qualidade, Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social). Pretende-se que os alunos desenvolvam competências que lhes permitam, na prática da sua vida profissional: reconhecer a importância da Integração de Sistemas de Gestão e as mais-valias decorrentes da sua implementação; Identificar os principais mecanismos de Integração de Sistemas para a Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança e a compatibilidade com outros sistemas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Integração de Sistemas de Gestão: vantagens e metodologias de implementação. Auditorias a Sistemas Integrados de Gestão: importância da auditoria; metodologias de auditoria de acordo com a Norma ISO 19011. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O objectivo desta unidade curricular é habilitar os alunos para a realização de Auditorias no âmbito de um Sistema de Gestão Integrado (Qualidade, Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social). | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. São propostos trabalhos de pesquisa orientada sobre os temas abordados. Quando aplicável, são organizados seminários temáticos com oradores externos. A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de trabalhos práticos/exercícios propostos para elaboração individual e/ou em grupo, e da apresentação e discussão dos trabalhos de pesquisa realizados. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar a aplicação prática dos conceitos teóricos apreendidos. Pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar práticas operacionais adequadas ao nível da gestão ambiental, para as quais possam contribuir ativamente. Desta forma, os seminários com oradores externos, e os estudos de caso analisados em aula, são instrumentos de aprendizagem e estudo orientado que permitem ao aluno percecionar a relevância destes assuntos na prática da gestão organizacional, bem como a relevância do papel que poderão assumir neste âmbito. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Pires, A. Qualidade, Lisboa, Edições Sílabo, Lda, 2007. [2] Pinto, A. Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. Lisboa, Edições Sílabo, Lda, 2005. [3] Pinto, A. Sistemas de Gestão Ambiental. Lisboa, Edições Sílabo, Lda, 2006. [4] IPQ. NP EN ISO 19011:2012, Linhas de orientação para auditorias a sistemas de gestão (ISO 19011:2011). Lisboa, 2012. |