Unidade Curricular: | Código: | ||
Projeto em Sistemas e Redes | 906PSRS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Engenharia Informática (Sistemas de Informação e Multimedia) | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
NO final da disciplina os alunos devem ser capazes de: - Definir a arquitectura e os componentes de uma aplicação complexa - Definir requisitos de componentes a utilizar e escolher ambientes de desenvolvimento - Utilizar padrões, e boas práticas dos ambientes escolhidos. - Escolher as ferramentas de desenvolvimento adequadas - Escolher as ferramentas de controlo de versões adequadas - Definir baterias de testes específicos à aplicação - Documentar a aplicação desenvolvida | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Introdução 1.1 Montagem de projetos informáticos 1.2 Documentação e organização do projecto 1.3 Metodologias disponíveis 1.3 Projeto lógico, de arquitetura e detalhado 2. Sistemas de controlo de versões 2.1 Atribuição de tarefas 2.2 Técnicas de geração de versões 2.3 Geração de ramos e alternativas 3. Controlo colaborativo de modificações 3.1 Tipos de modificações 3.2 Votações e confirmações 4. Tipo de testes de aplicações 4.1 Testes unitários 4.2 Sistemas automáticos de testes 5. Entrega do produto 5.1 Protocolos de entrega 5.2 Verificação e validação | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos cobrem os objectivos previstos, fornecendo aos alunos os materiais necessários para que possam adquirir as competências definidas. A realização prática de um projecto permite aos alunos aplicarem e validarem conhecimentos adquiridos noutras UCs, e desenvolverem as competências previstas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa no âmbito das aulas teórico-práticas, complementada com resolução de casos práticos. A avaliação considera: • A entrega nos prazos dos exercícios propostos (50%) • A apresentação final do projeto de desenvolvido (50%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Os objectivos de aprendizagem estão centrados na capacidade de definir e organizar um projeto de aplicação informática. Através do desenvolvimento do próprio projecto, os alunos adquirem as competências necessárias para cumprir os objetivos. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Herbert Schildt, Java, A Beginner's Guide, 5ª ed., McGraw-Hill, Oracle Press, 2012. [2] Kent Beck, Test Driven Development: By Example, Addison-Wesley, 2003. [3] Deepak Vohra, Java EE Development with Eclipse, Packt Publishing, 2012. [4] Eric Sink, Version Control by Example, Pyrenean Gold Press, 2011. |