Unidade Curricular: | Código: | ||
Projeto de Dissertação II | 884PDI2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Doutoramento | Ecologia e Saúde Ambiental | 7 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 91 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Nesta Unidade Curricular (UC) procura-se orientar o aluno para que este desenvolva todas as capacidades necessárias para a elaboração efetiva da sua tese de doutoramento. Nesse sentido abordam-se conteúdos respeitantes às metodologias de investigação que visam dotar o aluno de ferramentas específicas, necessárias para a realização da dissertação. O aluno deverá dominar a metodologia de base para a elaboração de uma tese, realizando no âmbito da disciplina um projeto de dissertação, que respeite as regras editoriais previstas na Universidade Fernando Pessoa. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Etapas, Ferramentas e Conceitos 2. Investigação 3. Natureza Geral da Ciência 4. Fontes do Conhecimento 5. Conhecimento Dedutivo 6. Conhecimento Indutivo 7. Conhecimento Científico 8. O Problema 9. Revisão da Literatura 10. Metodologia | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos da disciplina visam guiar o aluno no seu projeto de investigação desde o planeamento prévio do trabalho a realizar até à metodologia a adotar. Ao longo da disciplina, o aluno vai-se apercebendo da complexidade envolvida numa tese de doutoramento, de onde se prevê que resulte um conhecimento inovador, bem como, sendo possível, publicações científicas que atestam a qualidade do trabalho desenvolvido. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. Recorre-se ao estudo orientado, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos. São propostos trabalhos de pesquisa orientada sobre os temas abordados. Quando aplicável, são organizados seminários temáticos com oradores externos. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar o desenvolvimento do projeto de investigação. Pretende-se que ao longo da disciplina, através das diferentes vertentes abordadas nos conhecimentos leccionados, o aluno vá tomando consciência de necessidade de abordar o trabalho desenvolvido ao longo da tese de doutoramento com a consciência que constituirá sempre um desafio para o qual o aluno deve reunir condições essenciais para o levar a bom termo. | |||
Bibliografia: | |||
- Bell, Judith. Doing Your Research Project: A guide for first-time researchers. McGraw-Hill Education (UK), 2014. - Yin, Robert K. Case study research: Design and methods. Sage publications, 2013. - Phillips, Estelle, and Derek Pugh. How to get a PhD: A handbook for students and their supervisors. McGraw-Hill Education (UK), 2010. - Vilelas, José. "Investigação: o processo de construção do conhecimento." Lisboa: Edições Sílabo (2009). - Gillham, Bill. Case study research methods. Bloomsbury Publishing, 2000. |