Unidade Curricular:Código:
Ecologia e Saúde Humana884ESHU
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoEcologia e Saúde Ambiental8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês104
Objectivos de Aprendizagem:
Esta disciplina analisa a relação entre os ecossistemas e a saúde pública. Descreve como os poluentes podem alterar o ambiente e as pessoas, contribuindo para a mudança climática global. Impacto das mudanças climáticas globais em recursos naturais e atividades humanas. Avalia como a perda de biodiversidade e as espécies invasoras podem alterar os ecossistemas naturais e a saúde humana. O acesso inadequado à água potável e das doenças humanas é discutido. A necessidade de uma nova tecnologia de águas residuais e novos poluentes emergentes é enfatizada. Em última análise explora como abordagens
Conteúdos Programáticos:
Teorias ecológicas: perspetiva histórica, modelos e abordagens. Conceito e avaliação da saúde dos ecossistemas. Efeito da perda de biodiversidade e espécies invasivas na saúde humana. Efeito das mudanças climáticas nos recursos hídricos. Tratamento de água potável, qualidade e salvaguarda. Resíduos de tratamento de água e poluentes farmacêuticos humanos. Preocupações com a saúde dos ecossistemas. Da ecologia para a saúde humana. Desafios, oportunidades e direções futuras.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Na elaboração do conteúdo programático da disciplina teve-se em linha de conta a aquisição de conhecimentos teóricos atualizados e pertinentes no atual panorama, com particular ênfase para questões de interligação entre a ecologia, poluição e alterações climáticas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas terão tipologia teórica-prática com sessões tutoriais. Nas sessões teórico-práticas será dada ênfase à aquisição e aplicação de conhecimentos programáticos por via da utilização de metodologias diversas (aulas expositivas, realização de trabalhos de grupo e discussão de artigos científicos) no âmbito da problemática da água destinada ao consumo humano. A avaliação da aquisição de competências por parte dos alunos na presente unidade curricular será efetuada através da realização de um trabalho escrito que será apresentado e discutidos pelo aluno.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Durante a execução pedagógica desta unidade curricular será tido em linha de conta a natureza particular da tipologia da aula em curso. Nas sessões teóricas-práticas irá se privilegiar a aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos através de aulas presenciais em que o docente com o apoio de dispositivos multimédia irá leccionar os conteúdos programáticos sempre num papel de facilitador e organizador de temáticas privilegiando uma perspectiva de intercâmbio activo com os alunos. Nas sessões tutoriais o aluno irá desenvolver em ambiente de proximidade o trabalho de avaliação com o docente, tentando, sempre que possível, enquadrá-lo num tópico relevante para o seu programa de trabalhos.
Bibliografia:
Dumont C. 2009. Ecological approaches to health: Interactions between humans and their environment. Nova Science Publishers. ISBN: 9781607410614
Philip RB. 2013. Ecosystems and human health: toxicology and environmental hazards. CRC Press. ISBN 9781466567214
Pimental D, Westra L, Noss RF. 2000. Ecological integrity: integrating environment, conservation, and health. Island Press. ISBN: 1-55963-8-087
Gökçekus H, Türker U, James W. LaMoreaux JW. 2011. Survival and sustainability: environmental concerns in the 21st Century. S?ring?r. ISBN 978-3-540-95991-5
Sala OS, Meyerson LA, Parmesan C. 2009. Biodiversity change and human health: from ecosystem services to spread of disease. Island Press. ISBN: 9781597264976