Unidade Curricular:Código:
Gestão de Projetos e Investimentos905GPIV
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoEngenharia Civil4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Esta disciplina visa transmitir aos alunos as noções elementares sobre a gestão de projetos e empreendimentos, bem como as ferramentas associadas a essa gestão. Pretende-se abordar questões práticas relacionadas com a gestão que possibilitem uma melhor aproximação dos jovens engenheiros e arquitetos às práticas da construção civil, integrando conhecimentos de outras disciplinas.
Os alunos deverão ser capazes organizar e gerir uma equipa de projeto; coordenar a gestão de projeto e de empreendimentos nas suas diferentes fases; proceder ao adequado planeamento e controlo das equipas de projeto.
Conteúdos Programáticos:
Introdução à gestão de projetos; Conceito de projeto e a sua gestão; Funções do gestor de projeto; Análise e gestão do risco; Gestão de projeto e estrutura organizacional; Organização da equipa de projeto; Liderança em gestão de projetos. Fases de um projeto/ empreendimento; Fase da análise de viabilidade; Fase da Estratégia; Fase da Pré-Construção; Fase da Construção; Fase da receção e ocupação. Informática aplicada à Gestão de Projetos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados destinam-se a desenvolver competências e capacidade de aplicação de ferramentas que permitam ao aluno uma adequada integração em equipas de gestão de projeto, compreendendo as diferentes tarefas que o esperam durante o ciclo de vida de um projeto, de modo a desenvolver estratégias e abordagens ao problema de gestão de diferentes projetos na área da engenharia civil e da arquitetura. Para atingir estes objetivos são desenvolvidos os conceitos e as variáveis em gestão de projetos, o conjunto das funções do gestor de projeto e sua integração na estrutura organizacional. Também são identificadas as diferentes competências expectáveis para as diferentes fases de um projeto, desde a análise de viabilidade, a estratégia, a pré-construção, a construção e a receção e ocupação. Recorre-se ainda à ferramenta informática aplicada na gestão de projetos na afetação e planeamento de recursos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Avaliação contínua - A unidade curricular é lecionada com aulas teórico-práticas de exposição sobre os diferentes conteúdos programáticos apresentando diferentes ferramentas de trabalho, métodos de cálculo e técnicas de controlo, procedendo à sua aplicação em exercícios de simulação de problemas de gestão de projeto.
O aluno será capaz de desenvolver tarefas em matéria de gestão de projeto e organização e coordenação de equipas de trabalho adequadas. As ferramentas informáticas são também usadas nomeadamente para o desenvolvimento de um trabalho prático de planeamento e controlo relativo a uma situação real.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas são coerentes com os objetivos estabelecidos para o curso por causa do apoio ao estudo do desenvolvimento orientado, buscando estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada aos problemas reais que permitem que o aluno a desenvolver a sua atividade como um arquiteto dominando chave um problemas associados à gestão de construção, integrando o conhecimento das matérias ensinadas anteriormente e resolver problemas práticos de gestão e coordenação de equipas de projeto, usando diferentes instrumentos e técnicas de controlo de planeamento.
Bibliografia:
1. Rodrigues, J.C., 2003, Gestão de Empreendimentos – A Componente de Gestão da Engenharia, Edição IDTec, Coimbra.
2. Roldão, V.S., 2000, Gestão de projectos – Uma perspectiva integrada, Edição Monitor, Lisboa
3. Feio, Rui,2003, Gestão de Projectos com o Microsoft Project 2002, FCA – Editora de Informática, Lda..
4. Santo, F., 2002, Edifícios – Visão Integrada de Projectos e Obras, Ingenium Edições, Lisboa.