Unidade Curricular: | Código: | ||
Introdução à Algoritmia e Programação | 832IAPG | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Engenharia Informática | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Ao completar com sucesso a unidade curricular os alunos devem ser capazes de (learning outcomes - LO): LO1 - formular problemas em linguagem natural e a sua tradução numa linguagem abstracta LO2 - explicar a noção de algoritmo, e dominar a sua descrição utilizando diversas notações estruturadas LO3 - explicar e simular a execução de um algoritmo e seus resultados LO4 - distinguir e utilizar correctamente conceitos de programação como estruturas de controlo, tipos e declarações de dados, operadores e expressões LO5 - aplicar procedimentos e funções como forma de estruturação de algoritmos LO6 - aplicar estruturas de dados básicas como vectores, matrizes e cadeias de caracteres em algoritmos LO7 - aplicar tipos estruturados e ficheiros em algoritmos LO8 - aplicar a linguagem de programação procedimental C na implementação de algoritmos introdutórios | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Algoritmos (ALG) e Computação 1.1 Definições 1.2 Representação 1.3 Execução 2. Introdução à Programação 2.1 Conceitos de software 2.2 Linguagem máquina, assembly e de alto nível 3. Tipos e declarações de dados, expressões e funções intrínsecas 3.1 Tipos de dados: ordinais, reais, cadeia de caracteres, definição e conversão de tipos 3.2 Constantes 3.3 Operadores e expressões 3.4 Funções intrínsecas 4. Estruturas de controlo 4.1 Instruções simples e estruturadas 4.2 Instruções: condicionais, repetitivas, de salto 4.3 Estruturas embutidas 5. Funções 5.1 Conceito 5.2 Variáveis locais e globais 5.3 Funções 5.4 Recursão 6. Variáveis indexadas e cadeias de caracteres 6.1 Conceitos 6.2 Vetores e Matrizes 6.4 Cadeias de caracteres 7. Tipos Estruturados 7.1 Definições 7.2 Registos definidos pelo utilizador 8. Ficheiros 8.1 Noção, tipo e uso de ficheiros 8.2 Ficheiros de texto e de acesso direto | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos apresentados são coerentes com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular uma vez que existe uma grande convergência entre os capítulos do programa da cadeira e os conhecimentos que é suposto o aluno adquirir em cada um desses capítulos. Os conceitos fundamentais de algoritmia e computação são apresentados nos capítulos introdutórios, nos capítulos seguintes são apresentados os fundamentos de programação de computadores. Os objectivos da aprendizagem são atingidos complementando os conceitos teóricos com exemplos e exercícios concretos executados em ambiente de laboratório recorrendo a software apropriado | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Componente teórico-prática (TP) e prático-laboratorial (PL). Nas aulas TP os conceitos são apresentados intercalados com exemplos e exercícios. Nas aulas PL são colocados e resolvidos exercícios e problemas, eventualmente recorrendo a software apropriado. Nota_Final_IAP = (2/3) x Nota_TP + (1/3) x Nota_PL Obrigatório: Nota_TP >= 10 Nota_PL >= 10 Nota_PL: obrigatoriamente por avaliação contínua e não é sujeita a exame. Consiste num projeto de programação realizado durante o semestre. Caso o aluno não submeta o projeto terá zero valores e apenas poderá realizar o projeto numa edição subsequente da UC. Nota_PL = Nota do projeto prático Nota_TP: Em avaliação contínua, duas frequências F1 e F2, Nota_TP = (50%) x F1 + (50%) x F2 Em exame, Nota_TP = Nota_Exame_TP Se apenas uma componente TP ou PL for positiva fica válida durante um prazo máximo de dois anos lectivos após o ano em que o aluno obteve aprovação nessa componente. Durante esse período a UC está não concluída (NC) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia de ensino/aprendizagem aplicada nesta unidade curricular bem como o seu sistema de avaliação encontram-se perfeitamente alinhados com os objectivos a atingir pelos alunos no final do período letivo. Os conceitos teóricos são apresentados, discutidos, aplicados e avaliados no contexto das aulas teóricas o que garante aos alunos uma base sólida de conhecimentos fundamentais para entenderem de forma aprofundada os desafios que se colocam a esta área do conhecimento. Por outro lado, para que o estudo não fique restrito a modelos conceptuais, nas aulas práticas são apresentados casos de estudo concretos e implementadas soluções para problemas reais recorrendo a ferramentas de software apropriadas. Esta combinação garante uma formação aos alunos que lhes permite conhecer os fundamentos científicos essenciais a uma boa compreensão do tema bem como a capacidade de eles se adaptarem a mudanças tecnológicas constantes. O processo de avaliação constituído por testes teóricos e trabalhos práticos garante também um correto equilíbrio entre o esforço dedicado a ambas as componentes. O objectivo é formar profissionais conhecedores das técnicas e ferramentas do estado da arte mas também garantir a sua capacidade de evolução futura. Nesta unidade curricular os conceitos relacionados com a algoritmia e programação são apresentados e avaliados na componente teórica. Estes conceitos são depois aplicados na resolução das fichas e trabalhos práticos no contexto das aulas práticas. | |||
Bibliografia: | |||
[Sa] Marques de Sá, J. P. “Fundamentos de Programação Usando C”, Editora FCA, 2004, ISBN 972-722-475-X [Damas] Damas, Luis “Linguagem C”, Editora FCA, 1999, ISBN 972-722-156-4 [Samp] Sampaio, Isabel; Sampaio, Alberto “Fundamental da Programação em C”, Editora FCA, 1998, ISBN 972-722-130-0 [Vasc] José Vasconcelos e João Carvalho, “Algoritmia e Estruturas de Dados – Programação nas linguagens C e Java”, Editora, Centro Atlântico, 2005, ISBN 989-615-012-5 [KR] Kernighan, Brian W. “The C Programming Language”, Prentice-Hall International, 1988 [CLR] Cormen, Leiserson, Rivest “Introduction to Algorithms “ MIT-Press, 1990, ISBN: 0-262-03141-8 |