Unidade Curricular:Código:
Análise de Sistemas832ANSI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEngenharia Informática6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
O objectivo principal é sensibilizar e preparar os alunos para o desenvolvimento adequado da actividade de análise de sistemas, fornecendo conhecimento e práticas sobre abordagens, técnicas e ferramentas, que possam facilitar e suportar o desempenho profissional de Análise de Sistemas (no contexto dos computadores e do digital.
As aulas teóricas proporcionarão conhecimento e pistas que permitirão realizar os exercícios das aulas práticas, assim como o trabalho autónomo de projecto. As práticas, organizadas em actividades, orientaram o aluno na busca e sistematização de conhecimento.
No final do semestre o aluno deverá ser capaz de produzir um documento de requisitos de sistema de informação, que enquadre e justifique a necessidade de um novo sistema, as mais-valias a atingir, e que defina e especifique os requisitos funcionais e não funcionais do sistema. Para tal, deve escolher de forma consciente uma determinada abordagem e as ferramentas que concretizam essa abordagem.
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução à Análise de Sistemas (dos requisitos até aos projectos)
2. Análise Estruturada de Sistemas (conceitos, técnicas e prática)
3. Análise Orientada a Objectos (conceitos, técnicas e prática)
4. Análise Soft de Sistemas (conceitos e uso)
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento (no contexto dos sistemas de informação baseados em computador) essenciais e coerentes para a concretização dos objectivos formulados. Os tópicos programáticos considerados cobrem, assim, os principais aspectos do estudo que habilita o aluno a realizar a atividade Análise de Sistemas de acordo com os principais paradigmas da Análise de Sistemas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa no âmbito das aulas teórico-práticas, de modo a introduzir os conhecimentos que facilitam a percepção dos principais fundamentos da Análise de Sistemas.
As aulas Práticas Laboratoriais baseiam-se no desenvolvimento de exercícios e projeto de Análise de Sistemas. São orientadas pela realização de listas de exercícios e actividades para realização autónoma.
O método de avaliação compreende duas componentes:
A avaliação da componente teórico-prática inclui:
• Teste escrito de avaliação individual
• O desempenho do aluno, incluindo assiduidade, resolução de problemas e participação activa nas aulas.
A avaliação da componente prática-laboratorial inclui:
• O desenvolvimento de actividades de projeto de Análise de Sistemas
• A apresentação oral do projeto.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino propostas estão em coerência com os objectivos formulados para a unidade curricular dado que apostam na interpretação da teoria e na aplicação prática dos conceitos de Análise de Sistemas estudados, procurando-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais de Análise de Sistemas, contribuindo deste modo para desenvolver a capacidade do aluno na aplicação de técnicas e metodologias de Análise de Sistemas no contexto de processos de desenvolvimento de sistemas de informação.
Bibliografia:
[1] Luis Borges Gouveia (2019). Análise de Sistemas. Versão 2.0 Universidade Fernando Pessoa (UFP).
[2] Joey George & Joseph Valacich (2019). Modern Systems Analysis and Design. 8th Edition. Prentice Hall.
[3] Kennet Laudon & Jane Laudon (2017). Management Information Systems: Managing the Digital Firm. 15th Edition. Prentice Hall.
[4] Luis Borges Gouveia (2004). Sistemas de Informação para Gestão. SPI/Principia.
[5] Luis Borges Gouveia (2019). Práticas de Análise de Sistemas. Universidade Fernando Pessoa (UFP).
[6] David Avison & Guy Fitzgerald. (2011). Information Systems Development. Methodologies, techniques & tools. 4th Edition. McGraw Hill Higher Education