Unidade Curricular: | Código: | ||
Sistemas de Informação | 1093SI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Engenharia Informática | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Objetivos: • Sensibilizar e refletir sobre os conceitos essenciais associados com os Sistemas de Informação (SI); • Mostrar o que são, como se identificam e se estruturam os SI, com soluções apoiadas em tecnologias de informação e comunicação (TIC); • Proporcionar conceitos válidos e de longa duração sobre SI, para aplicação em contexto profissional. Aptidões e competências: • Reconhecer os conceitos associados de SI, a sua relevância e impacto, identificando ocorrências e argumentando a seu favor; • Descrever processos num SI, com recurso a técnicas específicas (BPMN); • Efetuar cálculos do uso de TIC alternativas para um SI e apresentar os resultados em folha de cálculo; • Perceber o uso básico do HTML para a produção de um documento Web; • Usar um sistema de registo de versões para o registo e organização de informação (git); • Operar uma base de dados relacional (sqlite) e realizar um modelo de dados simples, propondo uma estrutura para armazenar e manipular informação. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Conceitos de Sistemas de Informação 1.1 A informação, o ser humano e o computador 1.2 Fundamentos sobre Sistemas de Informação 1.3 A utilização dos Sistemas de Informação nas organizações 1.4 A modelação dos SI e os processos 1.5 Desafios e oportunidades para a utilização de Sistemas de Informação 2. Complementos de Tecnologias de Informação 2.1 A avaliação da tecnologia 2.2 Tendências nas Tecnologias de Informação 2.3 Multimédia, hipermédia e realidade virtual 2.4 Telecomunicações e redes de dados 2.5 Internet, intranet, extranet e a cloud 2.6 Consequências organizacionais e sociais 3. Bases de dados e sistemas de informação 3.1 Funções de SI e da Informação 3.2 Introdução às bases de dados 3.3 Modelação de dados | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos apresentados para a unidade curricular de Sistemas de Informação estão alinhados com as sugestões e boas práticas internacionais, especificadas pela IS 2010 (Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Information Systems – ACM / AIS). Assim é proposto o estudo de Sistemas de Informação tendo em conta uma abordagem sistémica e uma visão socio-tecnológica para o uso e exploração de computadores e redes e de suporte ao fluxo de informação nas organizações. Os conteúdos proporcionam, em duas partes, uma introdução dos conceitos e o enquadramento da tecnologia para a suporte à atividade humana nas organizações. Trata-se de uma introdução que proporciona uma visão global e reforça a importância de uma abordagem sistémica, possibilitando a aquisição de competências e o uso de ferramentas para lidar com cada uma das quatro grandes temáticas abordadas, sensibilizando para o papel do computador num âmbito mais alargado que as tecnologias de informação e comunicação. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas expositivas na parte teórico-prática para a apresentação dos conceitos fundamentais, associados com os sistemas de informação, sua definição e exploração no contexto das organizações. O trabalho é complementado com sugestões de leitura e com a discussão de conceitos, relacionando temas da atualidade como demonstradores de conceitos. No final é realizada uma prova escrita, para testar a compreensão individual da aprendizagem. As aulas práticas são baseadas em exercícios para apresentação de técnicas associadas com os objetivos da aprendizagem. Sempre que possível, é incentivado o uso de computador para apresentação e organização do trabalho. O trabalho é organizado em grupo, de forma a incentivar a discussão, troca de ideias e colaboração entre pares. A avaliação é composta por teste e trabalhos que tem igual peso de modo a obter o resultado final da unidade curricular. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Procura-se introduzir a importância de uma abordagem mais sistémica para a exploração de computadores e redes de modo a proporcionar uma visão alargada do impacto que os Sistemas de Informação tem numa organização. Adicionalmente é estimulado o uso da Internet como espaço de procura de informação, da sua exploração enquanto plataforma e também para a divulgação e interação do esforço de aprendizagem de modo a relacionar os Sistemas de Informação e a sua relevância, com o recurso informação e a multiplicidade das suas ocorrências. | |||
Bibliografia: | |||
Gouveia, L. e Ranito, J. (2004). Sistemas de Informação de Apoio à Decisão. Dezembro de 2004. SPI. Principia. ISBN: 972 8589 43 3. Avison, D. (2020). The Information Systems Mystery. ISBN 9781679632150 Laudon, K. and Laudon, J. (2019). Management Information Systems: Managing the Digital Firm. Global Edition. 16th Edition. Pearson. ISBN: 978-1292296562. Araújo, A. e Gouveia, L. (2016). Uma Revisão sobre os Princípios da Teoria Geral dos Sistemas. Revista Estação Científica. Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. N. 16, julho - dezembro. ISSN 1809-046X. Gouveia, L. (2017). Transformação Digital: Desafios e Implicações na Perspectiva da Informação. In Moreira, F. et al. (2017). Transformação Digital. Cap. 2, pp 5-28. Silabas e Desafios. ISBN: 978-989-8842-28-2. Gouveia, L.; Daradkeh, Y. and Steenbergen, D. (2020). Digital Transformation: How to transfer your Social Media account into your work platform? INJOIT Journal. Vol. 8, no.6, pp 104-107. ISSN: 2307-8162. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Luis Borges Gouveia (lmbg@ufp.edu.pt) |