Unidade Curricular: | Código: | ||
Redes de Computadores II | 1093RCO2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Engenharia Informática | 7 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 91 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Compreender as redes de telecomunicações com base no modelo OSI com ênfase nos níveis de rede, transporte e de aplicação. Breve introdução à segurança em redes de computadores. Simulação e configuração de protocolos de encaminhamento, gestão da congestão e qualidade de serviço em laboratório. Programação de aplicações em rede usando “Berkeley Sockets” em ambiente GNU/LINUX. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
O Nível de Rede: Requisitos do nível de Rede, Algoritmos de Encaminhamento, O nível de rede na Internet, O protocolo IP, Endereços IP, OSPF, BGP, Tópicos Avançados, Controlo da Congestão, Qualidade de Serviço, Interligação de Redes, O Nível de Transporte: O Serviço de transporte, UDP, RTP, TCP. O Nível das Aplicações: DNS – “Domain Name System”, Correio Electrónico, Serviço de diretório. Segurança: Segurança nas Comunicações, IPSEC, VPNs, Firewalls. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos apresentados são coerentes com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular uma vez que existe uma grande convergência entre os capítulos do programa da cadeira e os conhecimentos que é suposto o aluno adquirir em cada um desses capítulos. Os conceitos fundamentais da operação e protocolos associados ao nível de rede são apresentados no primeiro capítulo incluindo encaminhamento interior e exterior, estático e dinâmico, controlo da congestão e qualidade de serviço. O nível de transporte, com ênfase nos protocolos TCP e UDP, e o nível de aplicação são apresentados de seguida com exemplos de programação de aplicações em rede. O programa finaliza com uma introdução à segurança em redes de computadores . Os objectivos da aprendizagem são atingidos complementando os conceitos teóricos com exemplos concretos executados em ambiente de laboratório recorrendo a simuladores e equipamentos de rede. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A transmissão de conhecimentos nesta unidade curricular será efetuada recorrendo a aulas de cariz teórico-prático e prático em ambiente laboratorial. Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos fundamentais à compreensão dos temas do programa. Nas aulas práticas os alunos são confrontados com problemas reais que têm que resolver eventualmente recorrendo a equipamentos físicos ou virtuais (no contexto de simuladores) apropriados. A avaliação será calculada de acordo com a seguinte fórmula: Nota Prática = 0,8*Trabalho Prático + 0,2*Fichas Práticas Nota Teórica = Teste Teórico Nota Final = 0,6*Nota Teórica + 0,4*Nota Prática Tanto a Nota Prática como a Nota Teórica têm que ser positivas (>= 9,5) para serem consideradas para a determinação da nota final. Se alguma das componentes não for positiva a unidade curricular não será concluída, ficando a componente positiva preservada durante o período indicado nos regulamentos. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia de ensino/aprendizagem aplicada nesta unidade curricular bem como o seu sistema de avaliação encontram-se perfeitamente alinhados com os objectivos a atingir pelos alunos no final do período letivo. Os conceitos teóricos são apresentados, discutidos, aplicados e avaliados no contexto das aulas teóricas o que garante aos alunos uma base sólida de conhecimentos fundamentais para entenderem de forma aprofundada os desafios que se colocam a esta área do conhecimento. Por outro lado, para que o estudo não fique restrito a modelos conceptuais, nas aulas práticas são apresentados casos de estudo concretos e implementadas soluções para problemas reais recorrendo a ferramentas de software e equipamentos apropriados. Esta combinação garante uma formação aos alunos que lhes permite conhecer os fundamentos científicos essenciais a uma boa compreensão do tema bem como a capacidade de eles se adaptarem a mudanças tecnológicas constantes. O processo de avaliação constituído por testes teóricos e trabalhos práticos garante também um correto equilíbrio entre o esforço dedicado a ambas as componentes. O objectivo é formar profissionais conhecedores das técnicas e ferramentas do estado da arte mas também garantir a sua capacidade de evolução futura. Nesta unidade curricular é estudada a organização, operação e protocolos associados com o nível de rede com um foco nas redes IP. O nível de transporte é apresentado com ênfase no protocolo TCP e na interface de programação de aplicações em rede. Os principais serviços de rede são estudado no nível de aplicação. Por fim é feita uma introdução à segurança em redes de computadores. Estes conceitos são depois aplicados na resolução das fichas e trabalhos práticos no contexto das aulas práticas. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Tanenbaum, A. – “Computer Networks 5th Edition – Prentice Hall 2010 [2] Stallings, W. –“Data and Computer Communications 10th edition” – Prentice Hall 2013. [3] Commer, D. –“Internetworking with TCP/IP, volume 1, 6th edition” – Prentice Hall 2013. [4] Stevens, “UNIX Network Programming Vol1, 3rd edition” – Prentice Hall 2003. [5] Véstias, M. – “Redes Cisco para Profissionais, 4ª Edição”- FCA 2009. |