Unidade Curricular: | Código: | ||
Matemática II | 1093MAT2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Engenharia Informática | 7 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 91 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A Matemática II, disciplina de formação de base de qualquer curso de Engenharia, surge como complemento à Matemática I, com o objetivo de aprofundar alguns conhecimentos matemáticos anteriormente abordados. Pretende-se assim fornecer ferramentas matemáticas mais avançadas, criando bases sólidas de conhecimentos matemáticos, como os conceitos de função, derivada e integral, e equação diferencial. Pretende-se também promover o raciocínio lógico e metódico, que nos nossos dias é indispensável a todo o engenheiro para fazer face aos desafios que lhe possam surgir. No final desta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: - Interpretar e equacionar matematicamente problemas reais, utilizando os conceitos de integrais e equações diferenciais; - Selecionar e aplicar corretamente as ferramentas matemáticas disponíveis para a resolução desses problemas; - Interpretar e analisar criticamente os resultados obtidos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Integrais múltiplos – integrais duplos e triplos. Equações Diferenciais de 1ª Ordem - equações diferenciais separáveis, equações diferenciais lineares, equações de Bernoulli e equações diferenciais exatas. Equações Diferenciais Lineares de 2ª Ordem - equações Homogéneas com coeficientes constantes, equações de Euler-Cauchy, equações não Homogéneas pelo método dos coeficientes indeterminados e pelo método da variação de parâmetros. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objetivos formulados, dado que os tópicos incluídos no programa – integrais múltiplos e equações diferenciais - cobrem os principais aspetos do estudo que habilita o aluno a selecionar e aplicar corretamente as ferramentas matemáticas disponíveis para a resolução de problemas de engenharia, desenvolvidos em unidades curriculares específicas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa. Recorre-se à resolução de problemas e estudo orientado de modo a permitir interpretar e equacionar matematicamente problemas reais e aplicar as ferramentas matemáticas disponíveis para a sua resolução. São propostos problemas e exercícios, em sala de aula e em horas de estudo autónomo. É dado particular ênfase à interpretação física dos fenómenos matemáticos estudados, procurando-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática. A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, e inclui os seguintes elementos de avaliação: • Provas escritas de avaliação individual (95%), • Desempenho do aluno - assiduidade, resolução de trabalhos ou exercícios propostos extra-aulas, postura e participação ativa nas aulas e no horário de atendimento do professor (5%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam na interpretação física dos fenómenos matemáticos estudados, procurando-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais, contribuindo deste modo para desenvolver a capacidade do aluno para aplicar este tipo de técnicas na resolução de problemas de engenharia. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Anton, H.; Bivens, I; Davis, S. (2021) Calculus, Wiley, 12th Edition [2] Anton, H.; Bivens, I; Davis, S. (2014) Cálculo – Volume 2, Bookman, 10ª Edição [3] Smith, Robert T.; Minton, Roland B. (2002) “Calculus – second edition”, McGraw-Hill, 2nd Edition [4] Larson, R.; Hostetler, R.P.; Edwards, B.H. (2006) Cálculo – Volume 2, McGraw Hill, 8ª Edição [5] Kreyszig, E. (2018) “Advanced Engineering Mathematics”, Wiley, 10th Edition |