Unidade Curricular: | Código: | ||
Laboratório WEB do Lado Cliente | 1093LWLC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Engenharia Informática | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta unidade curricular tem como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos de programação recorrendo a uma linguagem Javascript. Serão abordadas o uso de frameworks em javascript de forma a apoiar o desenvolvimento dos trabalhos práticos e projeto desta unidade curricular. Pretende-se explorar o desenvolvimento web frontend. Ao completar com sucesso esta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: -Estruturar e Planear uma nova aplicação web -Elaborar um Mockup de uma nova aplicação web -Entender e descrever quais são os princípios de programação client-side / frontend -Saber usar uma framework Javascript -Aptos a desenvolver uma aplicação web frontend -Aptos a desenvolver Páginas web responsivas utilizando frameworks CSS / JS existentes | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
0. Apresentação 0.1. Enquadramento e Objectivos 0.2. Metodologia e Sistema de Avaliação 0.3. Conteúdo Programático e Bibliografia 1. Introdução HTML / CSS 2. Introdução a Linguagem Javascript 3. Sintaxe de Programação Javascript 4. Aplicações Web 5. Framework React | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos cobrem os objetivos previstos, estando organizados em unidades que permitem estudar as principais áreas que caracterizam o desenvolvimento de frontend web. Inicialmente é feita uma introdução para permitir a elaboração de páginas estáticas. Depois serão abordados os conceitos da nova linguagem de programação web que será apresentada, sendo que é feito um paralelismo com a anterior linguagem C já lecionada no curso. Por fim, finaliza-se esta unidade curricular apresentando desenvolvimento de frontend web com a utilização de uma Framework JavaScript, e as suas particularidades/conceitos. Os objetivos da aprendizagem são atingidos complementando estes conceitos com exemplos concretos executados em ambiente de laboratório recorrendo a exercícios práticos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A transmissão de conhecimentos nesta unidade curricular será efetuada recorrendo a aulas de cariz teórico-prático e prático em ambiente laboratorial, onde são apresentados os conceitos fundamentais à compreensão dos temas do programa. Nessas aulas os alunos são confrontados com problemas reais que eles têm que resolver. A avaliação será calculada de acordo com a seguinte fórmula: Nota final = 60% Teórica + 40% Prática Nota teórica = 35% Quiz +. 65% Frequência Nota prática = 60% Projeto final + 40% Av. Continua (4º mini-trabalhos com peso equitativo) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia de ensino/aprendizagem aplicada nesta unidade curricular bem como o seu sistema de avaliação encontram-se perfeitamente alinhados com os objetivos a atingir pelos alunos no final do período letivo. Os conceitos são apresentados, discutidos, aplicados e avaliados no contexto das aulas. Isto garante aos alunos uma base sólida de conhecimentos fundamentais para entenderem de forma aprofundada os desafios que se colocam a esta área de conhecimento. Por outro lado, para que o estudo não fique restrito a modelos conceptuais, nas aulas práticas são apresentados casos de estudo concretos e implementadas soluções para problemas reais recorrendo às ferramentas apropriadas. Esta combinação garante uma formação aos alunos que lhes permite conhecer os fundamentos científicos essenciais a uma boa compreensão do tema bem como a capacidade de eles se adaptarem a mudanças tecnológicas constantes. O processo de avaliação é constituído por frequência(s) e trabalho(s) prático(s) permitindo manter um equilíbrio entre o esforço dedicado a ambas as componentes. O objetivo é formar profissionais conhecedores das técnicas, ferramentas, e do estado da arte. Nesta unidade curricular os conceitos relacionados com a área de desenvolvimento web são apresentados e avaliados através de frequência(s) e posteriormente aplicados num projeto. | |||
Bibliografia: | |||
JavaScript: The Good Parts by Douglas Crockford (O'Reilly Media). JavaScript Patterns by Stoyan Stefanov (O'Reilly Media). JavaScript: The Definitive Guide, 6th Edition by David Flanagan (O'Reilly Media). Eloquent JavaScript: A Modern Introduction to Programming, 2nd Edition by Marijn Haverbeke. ECMAScript® 2016 Language Specification The JavaScript standard document. |