Unidade Curricular: | Código: | ||
Hardware e Sensores | 1093HRDS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Engenharia Informática | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Conhecer e aplicar soluções de forma a resolver problemas típicos das aplicações ubíquas e sensoriais, atingindo uma solução satisfatória ou óptima do problema. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Esta disciplina aborda as seguintes temáticas: tecnologias sensoriais em diferentes domínios (saúde, bem-estar, ambiental, etc.), sensores com e sem fios, discussão do planeamento e desenho de soluções especificas usando redes sensoriais, gestão das aplicações sensoriais, apresentação do hardware e topologia associada para recolher a informação medida através de sensores. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos apresentados são coerentes com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular uma vez que existe uma grande convergência entre os capítulos do programa da cadeira e os conhecimentos que é suposto o aluno adquirir em cada um desses capítulos. Os conceitos fundamentais em hardware e sensores são apresentados através das diferentes secções dos conteúdos programáticos. Os objectivos da aprendizagem são atingidos complementando os conceitos teóricos com exemplos práticos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A transmissão de conhecimentos nesta unidade curricular será efetuada recorrendo a aulas de cariz teórico-prático e prático em ambiente laboratorial. Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos fundamentais à compreensão dos temas do programa. Nas aulas práticas os alunos são confrontados com problemas reais que têm que resolver eventualmente recorrendo a equipamentos físicos ou virtuais (no contexto de simuladores) apropriados. A avaliação é decomposta em duas componentes: a teórica e a prática. No primeiro caso a avaliação resulta sobre testes escritos aplicados durante o semestre sobre a matéria que for sendo leccionada em sala de aula. No segundo caso resulta de trabalhos práticos propostos pelo docente e que são efetuados e defendidos pelos alunos ao longo do semestre. Nota Final = 60% Freq. TP + 40% Nota Prática Nota Prática = 80% Avaliação Pontual no final da Aula + 20% Relatório final Nota Teórica = 35% Quiz + 65% Frequência | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia de ensino/aprendizagem aplicada nesta unidade curricular bem como o seu sistema de avaliação encontram-se perfeitamente alinhados com os objectivos a atingir pelos alunos no final do período letivo. Os conceitos teóricos são apresentados, discutidos, aplicados e avaliados no contexto das aulas teóricas o que garante aos alunos uma base sólida de conhecimentos fundamentais para entenderem de forma aprofundada os desafios que se colocam a esta área do conhecimento. Por outro lado, para que o estudo não fique restrito a modelos conceptuais, nas aulas práticas são apresentados casos de estudo concretos e implementadas soluções para problemas reais recorrendo a ferramentas de software e equipamentos apropriados. Esta combinação garante uma formação aos alunos que lhes permite conhecer os fundamentos científicos essenciais a uma boa compreensão do tema bem como a capacidade de eles se adaptarem a mudanças tecnológicas constantes. O processo de avaliação constituído por testes teóricos e trabalhos práticos garante também um correto equilíbrio entre o esforço dedicado a ambas as componentes. O objectivo é formar profissionais conhecedores das técnicas e ferramentas do estado da arte mas também garantir a sua capacidade de evolução futura. Nesta unidade curricular os diferentes conceitos de hardware e sensores serão abordados. Os conceitos são depois aplicados na resolução das fichas e trabalhos práticos no contexto das aulas práticas. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Make: Sensors: A Hands-On Primer for Monitoring the Real World with Arduino and Raspberry Pi, Tero Karvinen, Kimmo Karvinen, Ville Valtokari (2014) [2] Sensor Technologies: Healthcare, Wellness and Environmental Applications (Expert's Voice in Networked Technologies), Michael J. McGrath, Cliodhna Ni Scanaill (2013) [3] Getting Started with Sensors: Measure the World with Electronics, Arduino, and Raspberry Pi, Kimmo Karvinen, Tero Karvinen. (2013) [4] Handbook of Modern Sensors: Physics, Designs, and Applications, Jacob Fraden (2016) [5] IoT Projects with Arduino Nano 33 BLE Sense: Step-By-Step Projects for Beginners, Agus Kurniawan. (2021) [6] ARDUINO: 3 in 1: Beginners Guide + Simple and Effective Strategies + Advance Methods and Strategies To Learn Arduino, Ethan Thorpe. (2020) [7] Exploring Arduino: Tools and Techniques for Engineering Wizardry, Jeremy Blum. (2019) |