Unidade Curricular: | Código: | ||
Física | 1093FIS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Engenharia Informática | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objectivo principal desta unidade curricular é o de fornecer ao aluno competências ao nível da compreensão dos conceitos fundamentais da mecânica Newtoniana e de campo elétrico e magnético bem como da aplicação desses conceitos na resolução de problemas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Introdução à Mecânica. Equilíbrio das partículas. Cinemática. Dinâmica das partículas. Campo elétrico. Campo magnético. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objectivos formulados, dado que os tópicos incluídos no programa como o equilíbrio das partículas, a cinemática e dinâmica das partículas cobrem os principais aspectos do estudo que habilita o aluno a seleccionar e aplicar correctamente os princípios do comportamento físico de elementos para a resolução de problemas de engenharia, desenvolvidos em unidades curriculares específicas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa no âmbito das aulas teórico-práticas, de modo a introduzir os conhecimentos que facilitam a compreensão global da mecânica Newtoniana e dos campos elétricos e magnéticos. As aulas Práticas Laboratoriais baseiam-se na realização de ensaios seguindo protocolos experimentais. A avaliação da inclui: • Testes teórico práticos (1º teste 35% e 2º teste 25%) • Fichas de ensaio, elaboradas em grupo, sobre a prática laboratorial (20% média das fichas) • Prova sobre a práticas laboratorial (20%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam na interpretação da teoria e na aplicação prática dos conceitos de mecânica Newtoniana, procurando-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais, contribuindo deste modo para desenvolver a capacidade do aluno para compreender e aplicar os princípios do comportamento físico de elementos para a resolução de problemas usados no âmbito da Engenharia Informática. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Beer, F.P. e Johnston, E.R., Mecânica Vetorial para Engenheiros: Estática, 9ª Ed., McGraw-Hill, 2010. [2] Beer, F.P. e Johnston, E.R., Mecânica Vetorial para Engenheiros: Dinâmica, 9ª Ed, McGraw-Hill, 2012. [3] Meriam, J.L. e Kraige, L.G., Mecânica - Estática, 7ª Ed., LTC, 2015. [4] Meriam, J.L. e Kraige, L.G., Mecânica - Dinâmica, 9ª Ed., LTC, 2022. [5] Halliday, D. Resnick, R. and Walker, J., Fundamentals of Physics, 11th Ed., John Wiley & Sons, 2018. |