Unidade Curricular:Código:
Física1093FIS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEngenharia Informática4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
O objectivo principal desta unidade curricular é o de fornecer ao aluno competências ao nível da compreensão dos conceitos fundamentais da mecânica Newtoniana e de campo elétrico e magnético bem como da aplicação desses conceitos na resolução de problemas.
Conteúdos Programáticos:
Introdução à Mecânica. Equilíbrio das partículas. Cinemática. Dinâmica das partículas. Campo elétrico. Campo magnético.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objectivos formulados, dado que os tópicos incluídos no programa como o equilíbrio das partículas, a cinemática e dinâmica das partículas cobrem os principais aspectos do estudo que habilita o aluno a seleccionar e aplicar correctamente os princípios do comportamento físico de elementos para a resolução de problemas de engenharia, desenvolvidos em unidades curriculares específicas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa no âmbito das aulas teórico-práticas, de modo a introduzir os conhecimentos que facilitam a compreensão global da mecânica Newtoniana e dos campos elétricos e magnéticos.
As aulas Práticas Laboratoriais baseiam-se na realização de ensaios seguindo protocolos experimentais.
A avaliação da inclui:
• Testes teórico práticos (1º teste 35% e 2º teste 25%)
• Fichas de ensaio, elaboradas em grupo, sobre a prática laboratorial (20% média das fichas)
• Prova sobre a práticas laboratorial (20%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam na interpretação da teoria e na aplicação prática dos conceitos de mecânica Newtoniana, procurando-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais, contribuindo deste modo para desenvolver a capacidade do aluno para compreender e aplicar os princípios do comportamento físico de elementos para a resolução de problemas usados no âmbito da Engenharia Informática.
Bibliografia:
[1] Beer, F.P. e Johnston, E.R., Mecânica Vetorial para Engenheiros: Estática, 9ª Ed., McGraw-Hill, 2010.
[2] Beer, F.P. e Johnston, E.R., Mecânica Vetorial para Engenheiros: Dinâmica, 9ª Ed, McGraw-Hill, 2012.
[3] Meriam, J.L. e Kraige, L.G., Mecânica - Estática, 7ª Ed., LTC, 2015.
[4] Meriam, J.L. e Kraige, L.G., Mecânica - Dinâmica, 9ª Ed., LTC, 2022.
[5] Halliday, D. Resnick, R. and Walker, J., Fundamentals of Physics, 11th Ed., John Wiley & Sons, 2018.