Unidade Curricular: | Código: | ||
Análise Numérica | 1093ANUM | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Engenharia Informática | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O principal objectivo da Análise Numérica é determinar soluções aproximadas de problemas matemáticos complexos usando apenas as operações mais simples da aritmética. Procura-se nesta unidade curricular apresentar diferentes metodologias que possam ser aplicadas na resolução de problemas da engenharia, procurando desenvolver, no aluno, o espírito crítico e de análise dos resultados obtidos de forma a estabelecer o grau de confiança nos mesmos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Erros: Erros de Arredondamento, Erros de Truncamento, Propagação do Erro. Raízes de Equações: Método da Bissecção, Método da Falsa Posição, Iteração Simples, Método de Newton, Método da Secante. Sistemas de Equações Lineares: Eliminação de Gauss, Gauss-Jordan, Gauss-Seidel, Decomposição LU (Doolittle, Crout, Cholesky). Ajuste de Curvas: Método dos Mínimos Quadrados, Interpolação de Newton, Interpolação de Lagrange, Interpolação por Spline. Integração Numérica. Derivação Numérica. Integração de Equações Diferenciais: Método de Euler, Método de Runge-Kutta. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A solução de um problema de engenharia por vezes depende da aplicação de métodos numéricos. A determinação de uma raiz para obter o óptimo de um problema, a solução de um sistema de equações num cálculo estrutural, um ajuste de curvas para modelar um objecto tridimensional, o cálculo de um integral para determinar um volume e a resolução de um sistema de equações diferencias para simular o comportamento de um sistema físico são exemplos de aplicação dos conteúdos programáticos da unidade curricular. O erro associado a representação do número no computador é essencial para perceber algumas das dificuldades da aplicação de um método. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa. Procura-se aplicar a teoria em exemplos de engenharia. O método de avaliação compreende dois testes escritos individuais. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas são consistentes com os objectivos estabelecidos para o curso dada a aplicação prática da metodologia da teoria numérica em exemplos de engenharia. | |||
Bibliografia: | |||
[1] CHAPRA, S. C. - Applied Numerical Methods for Engineers and Scientists - McGRAW-HILL, 2017. [2] SCHEID, F. - Análise Numérica - McGRAW-HILL, 1991. [3] PINA, H. - Métodos Numéricos - McGRAW-HILL, 2010. [4] HOFFMAN, J. D. - Numerical Methods for Engineers and Scientists - McGRAW-HILL, 2001. [5] CHARTIER, T. P. & GREENBAUM, A. - Numerical Methods - Design, Analysis, And Computer Implementation Of Algorithms - Princeton University Press, 2012. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Fernando Gomes (fergomes@ufp.edu.pt) |