Unidade Curricular: | Código: | ||
Análise de Sistemas | 1093ANSI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Engenharia Informática | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objectivo principal é sensibilizar e preparar os alunos para o desenvolvimento adequado da actividade de análise de sistemas, fornecendo conhecimento e práticas sobre abordagens, técnicas e ferramentas, que possam facilitar e suportar o desempenho profissional de Análise de Sistemas (no contexto dos computadores e do digital. As aulas teóricas proporcionarão conhecimento e pistas que permitirão realizar os exercícios das aulas práticas, assim como o trabalho autónomo de projecto. As práticas, organizadas em actividades, orientaram o aluno na busca e sistematização de conhecimento. No final do semestre o aluno deverá ser capaz de produzir um documento de requisitos de sistema de informação, que enquadre e justifique a necessidade de um novo sistema, as mais-valias a atingir, e que defina e especifique os requisitos funcionais e não funcionais do sistema. Para tal, deve escolher de forma consciente uma determinada abordagem e as ferramentas que concretizam essa abordagem. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Introdução à Análise de Sistemas (dos requisitos até aos projectos) 2. Análise Estruturada de Sistemas (conceitos, técnicas e prática) 3. Análise Orientada a Objectos (conceitos, técnicas e prática) 4. Análise Soft de Sistemas (conceitos e uso) | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento (no contexto dos sistemas de informação baseados em computador) essenciais e coerentes para a concretização dos objectivos formulados. Os tópicos programáticos considerados cobrem, assim, os principais aspectos do estudo que habilita o aluno a realizar a atividade Análise de Sistemas de acordo com os principais paradigmas da Análise de Sistemas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa no âmbito das aulas teórico-práticas, de modo a introduzir os conhecimentos que facilitam a percepção dos principais fundamentos da Análise de Sistemas. As aulas Práticas Laboratoriais baseiam-se no desenvolvimento de exercícios e projeto de Análise de Sistemas. São orientadas pela realização de listas de exercícios e actividades para realização autónoma. O método de avaliação compreende duas componentes: A avaliação da componente teórico-prática inclui: • Teste escrito de avaliação individual • O desempenho do aluno, incluindo assiduidade, resolução de problemas e participação activa nas aulas. A avaliação da componente prática-laboratorial inclui: • O desenvolvimento de actividades de projeto de Análise de Sistemas • A apresentação oral do projeto. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino propostas estão em coerência com os objectivos formulados para a unidade curricular dado que apostam na interpretação da teoria e na aplicação prática dos conceitos de Análise de Sistemas estudados, procurando-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais de Análise de Sistemas, contribuindo deste modo para desenvolver a capacidade do aluno na aplicação de técnicas e metodologias de Análise de Sistemas no contexto de processos de desenvolvimento de sistemas de informação. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Luis Borges Gouveia (2019). Análise de Sistemas. Versão 2.0 Universidade Fernando Pessoa (UFP). [2] Joey George & Joseph Valacich (2019). Modern Systems Analysis and Design. 8th Edition. Prentice Hall. [3] Kennet Laudon & Jane Laudon (2017). Management Information Systems: Managing the Digital Firm. 15th Edition. Prentice Hall. [4] Luis Borges Gouveia (2004). Sistemas de Informação para Gestão. SPI/Principia. [5] Luis Borges Gouveia (2019). Práticas de Análise de Sistemas. Universidade Fernando Pessoa (UFP). [6] David Avison & Guy Fitzgerald. (2011). Information Systems Development. Methodologies, techniques & tools. 4th Edition. McGraw Hill Higher Education |