Unidade Curricular:Código:
Seminário de Sistemas e Aplicações1126SSAP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2MestradoEngenharia Informática (Computação Móvel)4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
O aluno deve ser capaz de:
- Definir a arquitetura e os componentes de uma aplicação complexa
- Definir requisitos de componentes a utilizar e escolher ambientes de desenvolvimento
- Utilizar padrões, e boas práticas dos ambientes escolhidos.
- Escolher as ferramentas de desenvolvimento adequadas
- Escolher as ferramentas de controlo de versões adequadas
- Definir baterias de testes específicos à aplicação
Conteúdos Programáticos:
O Seminário de Sistemas e Aplicações integra conhecimentos de desenvolvimento de aplicações com algum grau de complexidade, e permite aos alunos definirem, desde a fase inicial, as técnicas, ferramentas e ambientes de desenvolvimento a utilizar. Pretende-se que os alunos tenham contacto e utilizem ferramentas integradas de desenvolvimento, de controlo de versões, e de testes automáticos, incluindo conceção de interfaces, código base e utilização de sistemas de gestão de bases de dados.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Propõe o recurso a uma área de trabalho para operacionalizar o ataque a um problema concreto.
Em face do problema, o objetivo é elaborar sobre como realizar a solução, de acordo com práticas de gestão de projetos e de especificação de sistemas
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas teóricas apresentam os conceitos com base em estratégias expositivas, complementadas pelo uso, sempre que considerado adequado, de meios audiovisuais e do recurso a exemplos e ao uso da World Wide Web para ilustrar e permitir associar os conceitos teóricos, com exemplos reais e situações concretas.
As aulas Teórico-práticas são desenvolvidas com base na apresentação de casos de estudo que ilustram os conceitos e os aplicam, complementados por uma lista de exercícios para assegurar que o aluno adquire as competências.necessárias para a resolução dos problemas apresentados. Nos temas onde se proporcione um uso de computadores tal é incentivado.
O método de avaliação compreende duas componentes, considerando uma estratégia de avaliação contínua.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
o seminário procura operacionalizar como se pode conduzir o ataque a um problema que envolva uma área de estudo e a sua aplicação em sistemas e aplicações
Bibliografia:
Material selecionado em sala de aula
Gouveia, L. (2020). Apontamentos sobre Ciência dos Dados. Universidade Fernando Pessoa. Reprografia da UFP.
Provost, F. e Fawcett, T. (2013). Data Science for Business. O'Reilly.
Gama, J. et al. (2012). Extração de Conhecimento de Dados. Edições Sílabo.
Rocha, M. e Ferreira, P. (2017). Análise e Exploração de Dados com R. FCA.
Docente (* Responsável):
Luis Borges Gouveia (lmbg@ufp.edu.pt)