Unidade Curricular: | Código: | ||
Metodologia da Dissertação de Mestrado | 1126MTDS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Mestrado | Engenharia Informática (Computação Móvel) | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 39 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta unidade curricular tem por objetivo principal a definição de um tema para o projeto de Dissertação de Mestrado e a escrita da respetiva proposta. Os objetivos incluem: fornecer ao estudante os fundamentos teóricos do método científico, garantir que sabe definir e planear um projeto de Dissertação e familiarizá-lo com os métodos necessários para pesquisar bibliografia relevante e estruturar uma Dissertação de Mestrado. Ao completar com sucesso esta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: . Saber definir temas de Dissertação. - Saber definir um projeto de Dissertação. - Compreender os critérios de validade científica. - Saber definir um plano de trabalho. - Identificar e analisar restrições comuns. - Ser capaz de organizar a escrita da Dissertação. - Conhecer e saber identificar vários tipos de bibliografia. - Ser capaz de pesquisar e encontrar informação relevante online. - Ser capaz de organizar sistematicamente a informação reunida sobre um determinado tema. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. O que é uma Dissertação de Mestrado. 1.1 Requisitos e estrutura de uma Dissertação. 1.2 Plano geral de uma Dissertação. 2. O Projeto da Dissertação. 2.1 A Proposta inicial da Dissertação. 2.2 Cronograma, recursos e custos. 2.3 Planeamento do trabalho. 2.4 Critérios de validade científica. 3. Bibliografia, técnicas de pesquisa de informação. 3.1 Tipos de bibliografia. 3.2 Fontes bibliográficas. 3.3 Ferramentas de gestão bibliográfica. 4. Formulação da Proposta de Dissertação. 4.1 Manuais de estilos. 4.2 A escrita. 4.3 Da proposta à Dissertação. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para atingir os objetivos formulados, dado que os tópicos principais incluídos no programa, tais como: o que é uma Dissertação de Mestrado; o projeto da dissertação; critérios de validade científica; bibliografia, técnicas de pesquisa de informação e formulação da proposta de dissertação, cobrem os principais aspetos do estudo que habilita o aluno a saber definir um tema e um projeto de Dissertação de Mestrado, compreender os critérios de validade científica do respetivo trabalho de investigação, saber definir um plano de trabalho e ser capaz de organizar a escrita da Dissertação de Mestrado, incluindo a estruturação do documento e a organização sistemática da informação obtida na bibliografia que aprendeu a pesquisar. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa em aulas teórico-práticas, de modo a introduzir os conhecimentos sobre os métodos fundamentais da investigação científica e a respetiva aplicação prática para a elaboração deum projeto de investigação e uma proposta de Dissertação de Mestrado. O método de avaliação baseia-se numa avaliação parcial por trabalhos ao longo do semestre, correspondentes a partes da proposta de dissertação: • Proposta inicial (15%); • Proposta intermédia (25%); • Proposta final (60%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam na interpretação da teoria e na aplicação prática dos conceitos de metodologia de investigação estudados, procurando-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais de estabelecimento de temas para Dissertações de Mestrado e desenvolvimento de propostas concretas de projetos de Dissertação de Mestrado no contexto da Engenharia Informática. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Larry Christensen, R. Johnson, Lisa Turner. (2013). Research Methods, Design, and Analysis. 12th ed. Prentice Hall. [2] Kenneth Bordens, Bruce Abbott. (2017). Research Design and Methods: A Process Approach. 10th ed. McGraw-Hill. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Nuno Magalhães Ribeiro (nribeiro@ufp.edu.pt) |