Unidade Curricular: | Código: | ||
Investigação Operacional | 1093IO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Engenharia Informática | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
No final da unidade curricular de Investigação Operacional (IO), os alunos deverão possuir competências específicas que lhes permitam: formular Modelos de Programação Linear; Resolver Graficamente Problemas de Programação Linear; Usar o Método do Simplex; Entender a Dualidade em Programação Linear. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Origem, objecto e metodologia da Investigação Operacional. Formulação de Modelos de Programação Linear. Resolução Gráfica de Problemas de Programação Linear. Método do Simplex. Dualidade em Programação Linear. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Abordam-se formas de optimização de problemas práticos, visando uma maior operacionalidade e poupança de recursos e meios, por forma a atingir os melhores objectivos da maneira mais rápida e eficiente. As diferentes abordagens à programação linear (gráfica, simplex e dualidade) são em si mesmas formas de agilizar a metodologia utilizada para atingir os objectivos propostos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino-aprendizagem é essencialmente prática, envolvendo resolução de durante as aulas teórico-práticas e nas sessões de orientação do estudo. O principal objectivo consiste em permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de testes. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar a aplicação prática dos conceitos teóricos apreendidos. Pretende-se essencialmente que os alunos sejam capazes de resolver problemas práticos que envolvem optimização, através da programação linear. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Hill, M. M., & dos Santos, M. M. (2015). Investigação Operacional–Vol. 1–Programação Linear. [2] Hill, M. M., & dos Santos, M. M. (2018). Investigação Operacional–Vol. 2–Exercícios de Programação Linear. [3] de Jesus, F., & Lisboa, J. V. (2020). Introdução à investigação operacional. Vida Económica Editorial [4] Mourão, M. C., Pato, M. V., Pinto, L. S., L., Simões, O. A., Valente, J. (2019). Investigação Operacional: Exercícios e Aplicações. Escolar Editora. |