Unidade Curricular: | Código: | ||
Eletrónica Aplicada | 1093ELAP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Engenharia Informática | 7 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 91 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta unidade curricular tem por objetivos: explicar o funcionamento dos circuitos eletrónicos em que se baseiam os sistemas informáticos da atualidade, estudar métodos de análise de circuitos resistivos e reativos em corrente contínua (CC) e alternada sinusoidal (AC), conceber e implementar circuitos e saber utilizar instrumentos de medida para ler valores de intensidade de corrente e tensão. Ao completar com sucesso esta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: - Descrever a constituição de um circuito identificando os componentes. - Analisar um circuito em CC, utilizando métodos baseados nas Leis de Kirchhoff: Teorema da Sobreposição, divisores de Tensão e Corrente, esquemas equivalentes de Thévenin/Norton e o Método dos Nós. - Explicar o funcionamento de circuitos reativos em AC aplicando a análise fasorial. - Propor e implementar fisicamente circuitos em laboratório, usando placas de ensaio , resistências, geradores independentes, condensadores, bobines e díodos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Fundamentos. 1.1 Tensão, corrente e potência elétrica. 1.2 Elementos resistivos. Lei de Ohm. 2. Análise de circuitos resistivos. 2.1 Leis de Kirchhoff. 2.2 Associação de resistências: Divisores de Tensão e de Corrente. 2.3 Teoremas da Sobreposição e de Thévenin-Norton. 2.4 Método sistemático dos Nós. 3. Análise de circuitos reativos em corrente contínua. 3.1 Condensador, bobine e transformador. 3.2 Associações de condensadores e bobines. 3.3 Redes RC e RL de 1ª ordem: resposta em regime livre e forçado. 4. Análise de circuitos reativos em corrente alternada. 4.1 Grandezas sinusoidais. 4.2 Representação complexa ou fasorial. 4.3 Impedância, admitância e reatância. 4.4 Análise fasorial de circuitos reativos. 4.5 Potência. 5. Realização de trabalhos laboratoriais/experimentais. 5.1 Associação de resistências. 5.2 Verificação das Leis de Kirchhoff (1ª parte) 5.3 Verificação das Leis de Kirchhoff (2ª parte) 5.4 Verificação do Teorema de Thévenin. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para atingir os objetivos formulados, dado que os tópicos principais incluídos no programa, tais como: fundamentos de corrente, tensão, potência e conservação da energia elétrica, métodos de análise de redes resistivas, de redes reativas, análise de redes reativas em regime forçado sinusoidal e realização de trabalhos laboratoriais, cobrem os principais aspetos do estudo que habilita o aluno a realizar o cálculo e dimensionamento de circuitos resistivos e reativos recorrendo às leis e teoremas dos circuitos elétricos e eletrónicos, bem como a efetuar a análise e a montagem de circuitos eletrónicos elementares em corrente contínua e alternada. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Usa-se uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa em aulas teórico/práticas para a introdução de conhecimentos sobre os princípios fundamentais e aplicação prática de métodos de análise de circuitos eletrónicos em corrente contínua (CC) e corrente alternada sinusoidal (AC). As aulas Práticas Laboratoriais baseiam-se em protocolos experimentais. O método de avaliação inclui duas componentes: A avaliação da unidade curricular inclui: • 2 Testes escritos individuais (25% cada, 50% da classificação final). • 4 Trabalhos de aula/Relatórios, elaborados em grupo (20% da classificação final). • 1 prova prática de avaliação individual (30% da classificação final). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que se baseiam na interpretação da teoria e na aplicação prática dos conceitos de análise dos circuitos eletrónicos estudados, estabelecendo-se um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais de análise e montagem de circuitos, contribuindo deste modo para desenvolver a capacidade do aluno para compreender e aplicar as técnicas estudadas na análise e desenvolvimento de circuitos elétricos e eletrónicos analógicos que constituem a base dos dispositivos utilizados atualmente no contexto da Engenharia Informática. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Silva, M. M. (2011). Introdução aos Circuitos Elétricos e Eletrónicos, F. Calouste Gulbenkian, 5ª Ed. [2] Sadiku , M. N. O., Alexander, C. K.. (2016). Fundamentos de Circuitos Elétricos, 6.ª Ed., McGraw Hill. [3] Bird, J. (2017). Electrical and Electronic Principles and Technology, 6th ed., Routledge. [4] Nhavi, M., Edminister, J. A. (2018). Electric Circuits. 7th ed. Schaum's Outlines. McGraw-Hill. [5] Ribeiro, N. M. (2018). Protocolos para Trabalhos Laboratoriais de Eletrónica Aplicada, FCT/UFP. [6] Santos, J. B. (2016). Análise de Circuitos Elétricos, Publindústria. |