Unidade Curricular: | Código: | ||
Seminário de Sistemas e Aplicações | 1126SSAP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Mestrado | Engenharia Informática (Computação Móvel) | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O aluno deve ser capaz de: - Definir a arquitetura e os componentes de uma aplicação complexa - Definir requisitos de componentes a utilizar e escolher ambientes de desenvolvimento - Utilizar padrões, e boas práticas dos ambientes escolhidos. - Escolher as ferramentas de desenvolvimento adequadas - Escolher as ferramentas de controlo de versões adequadas - Definir baterias de testes específicos à aplicação | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
O Seminário de Sistemas e Aplicações integra conhecimentos de desenvolvimento de aplicações com algum grau de complexidade, e permite aos alunos definirem, desde a fase inicial, as técnicas, ferramentas e ambientes de desenvolvimento a utilizar. Pretende-se que os alunos tenham contacto e utilizem ferramentas integradas de desenvolvimento, de controlo de versões, e de testes automáticos, incluindo conceção de interfaces, código base e utilização de sistemas de gestão de bases de dados. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Propõe o recurso a uma área de trabalho para operacionalizar o ataque a um problema concreto. Em face do problema, o objetivo é elaborar sobre como realizar a solução, de acordo com práticas de gestão de projetos e de especificação de sistemas | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas teóricas apresentam os conceitos com base em estratégias expositivas, complementadas pelo uso, sempre que considerado adequado, de meios audiovisuais e do recurso a exemplos e ao uso da World Wide Web para ilustrar e permitir associar os conceitos teóricos, com exemplos reais e situações concretas. As aulas Teórico-práticas são desenvolvidas com base na apresentação de casos de estudo que ilustram os conceitos e os aplicam, complementados por uma lista de exercícios para assegurar que o aluno adquire as competências.necessárias para a resolução dos problemas apresentados. Nos temas onde se proporcione um uso de computadores tal é incentivado. O método de avaliação compreende duas componentes, considerando uma estratégia de avaliação contínua. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
o seminário procura operacionalizar como se pode conduzir o ataque a um problema que envolva uma área de estudo e a sua aplicação em sistemas e aplicações | |||
Bibliografia: | |||
Material selecionado em sala de aula Gouveia, L. (2020). Apontamentos sobre Ciência dos Dados. Universidade Fernando Pessoa. Reprografia da UFP. Provost, F. e Fawcett, T. (2013). Data Science for Business. O'Reilly. Gama, J. et al. (2012). Extração de Conhecimento de Dados. Edições Sílabo. Rocha, M. e Ferreira, P. (2017). Análise e Exploração de Dados com R. FCA. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Luis Borges Gouveia (lmbg@ufp.edu.pt) |