Unidade Curricular: | Código: | ||
Projeto em Sistemas e Redes | 1126PSRS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Engenharia Informática (Computação Móvel) | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta unidade curricular tem por objetivo dotar os alunos de conhecimentos técnicos e tecnologias emergentes sobre o projeto, desenvolvimento e implantação de sistemas backend, desenvolvendo os fundamentos, modelos e ferramentas de engenharia de software utilizados no projeto, gestão, desenvolvimento, avaliação, teste, implantação e documentação de sistemas backend. Ao completar com sucesso esta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: - Gerir, planear, desenhar e desenvolver todo o projeto de um sistema - Definir os componentes da arquitetura de um sistema de forma apropriada - Escolher as ferramentas de desenvolvimento adequadas - Desenvolver todo o sistema, tanto na vertente do código como na documentação de toda a aplicação - Definir um plano de automação de testes e qualidade de software - Implantar o sistema desenvolvido - Perceber os conceitos de integração, entrega e implantação contínua | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1 Especificação de requisitos de um sistema 2 Modelação de um sistema 3 Arquitetura de um sistema 4 Desenvolvimento de um sistema 5 Documentação de um sistema 6 Testes automáticos e qualidade de software 7 Integração e entrega contínua 8 Implantação de sistemas | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Como se pretende que os alunos desenvolvam competências aplicadas de definição e desenvolvimento de projetos com base em objetivos definidos, os conteúdos fornecem as competências essenciais para esse fim. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A transmissão de conhecimentos nesta unidade curricular será efetuada recorrendo a aulas de cariz teórico-prático, onde são apresentados os conceitos fundamentais à compreensão dos temas do programa. Os alunos têm ainda oportunidade de aplicar e desenvolver os seus projetos concretos que complementam a base de experiências sobre os temas abordados. A avaliação é contínua, através do desenvolvimento de um projeto individual. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia de ensino é orientada para realização prática, aplicando conceitos e técnicas previamente apresentadas e discutidas, pelo que se considera adequada para a aquisição de competências práticas de desenvolvimento de projetos complexos. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Guerreiro, S., “Introdução à Engenharia de Software”, FCA, 2015 [2] Pressman, R., ”Software Engineering: A practitioner’s Approach”, 8th Ed., McGraw-Hill, 2015. [3] Labouardy, M., “Pipeline as Code: Continuous Delivery with Jenkins, Kubernetes, and Terraform”, Manning, 2021. [4] Elder, M., Kitchener, J., Topol, B., “Hybrid Cloud Apps with OpenShift and Kubernetes: Delivering Highly Available Applications and Services”, O'Reilly, 2021. |