Unidade Curricular:Código:
Hardware e Sensores831HRDS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaEngenharia Informática6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecer e aplicar soluções de forma a resolver problemas típicos das aplicações ubíquas e sensoriais, atingindo uma solução satisfatória ou óptima do problema.
Conteúdos Programáticos:
Esta disciplina aborda as seguintes temáticas: tecnologias sensoriais em diferentes domínios (saúde, bem-estar, ambiental, etc.), sensores com e sem fios, discussão do planeamento e desenho de soluções especificas usando redes sensoriais, gestão das aplicações sensoriais, apresentação do hardware e topologia associada para recolher a informação medida através de sensores.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados são coerentes com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular uma vez que existe uma grande convergência entre os capítulos do programa da cadeira e os conhecimentos que é suposto o aluno adquirir em cada um desses capítulos. Os conceitos fundamentais em hardware e sensores são apresentados através das diferentes secções dos conteúdos programáticos. Os objectivos da aprendizagem são atingidos complementando os conceitos teóricos com exemplos práticos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A transmissão de conhecimentos nesta unidade curricular será efetuada recorrendo a aulas de cariz teórico-prático e prático em ambiente laboratorial. Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos fundamentais à compreensão dos temas do programa. Nas aulas práticas os alunos são confrontados com problemas reais que têm que resolver eventualmente recorrendo a equipamentos físicos ou virtuais (no contexto de simuladores) apropriados. A avaliação é decomposta em duas componentes: a teórica e a prática. No primeiro caso a avaliação resulta sobre testes escritos aplicados durante o semestre sobre a matéria que for sendo leccionada em sala de aula. No segundo caso resulta de trabalhos práticos propostos pelo docente e que são efetuados e defendidos pelos alunos ao longo do semestre.
Nota Final = 60% Freq. TP + 40% Nota Prática
Nota Prática = 80% Avaliação Pontual no final da Aula + 20% Relatório final
Nota Teórica = 35% Quiz + 65% Frequência
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino/aprendizagem aplicada nesta unidade curricular bem como o seu sistema de avaliação encontram-se perfeitamente alinhados com os objectivos a atingir pelos alunos no final do período letivo. Os conceitos teóricos são apresentados, discutidos, aplicados e avaliados no contexto das aulas teóricas o que garante aos alunos uma base sólida de conhecimentos fundamentais para entenderem de forma aprofundada os desafios que se colocam a esta área do conhecimento. Por outro lado, para que o estudo não fique restrito a modelos conceptuais, nas aulas práticas são apresentados casos de estudo concretos e implementadas soluções para problemas reais recorrendo a ferramentas de software e equipamentos apropriados. Esta combinação garante uma formação aos alunos que lhes permite conhecer os fundamentos científicos essenciais a uma boa compreensão do tema bem como a capacidade de eles se adaptarem a mudanças tecnológicas constantes. O processo de avaliação constituído por testes teóricos e trabalhos práticos garante também um correto equilíbrio entre o esforço dedicado a ambas as componentes. O objectivo é formar profissionais conhecedores das técnicas e ferramentas do estado da arte mas também garantir a sua capacidade de evolução futura. Nesta unidade curricular os diferentes conceitos de hardware e sensores serão abordados. Os conceitos são depois aplicados na resolução das fichas e trabalhos práticos no contexto das aulas práticas.
Bibliografia:
[1] Make: Sensors: A Hands-On Primer for Monitoring the Real World with Arduino and Raspberry Pi, Tero Karvinen, Kimmo Karvinen, Ville Valtokari (2014)
[2] Sensor Technologies: Healthcare, Wellness and Environmental Applications (Expert's Voice in Networked Technologies), Michael J. McGrath, Cliodhna Ni Scanaill (2013)
[3] Getting Started with Sensors: Measure the World with Electronics, Arduino, and Raspberry Pi, Kimmo Karvinen, Tero Karvinen. (2013)
[4] Handbook of Modern Sensors: Physics, Designs, and Applications, Jacob Fraden (2016)
[5] IoT Projects with Arduino Nano 33 BLE Sense: Step-By-Step Projects for Beginners, Agus Kurniawan. (2021)
[6] ARDUINO: 3 in 1: Beginners Guide + Simple and Effective Strategies + Advance Methods and Strategies To Learn Arduino, Ethan Thorpe. (2020)
[7] Exploring Arduino: Tools and Techniques for Engineering Wizardry, Jeremy Blum. (2019)