Unidade Curricular: | Código: | ||
Seminário de Sistemas e Aplicações | 833SSAP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Mestrado | Engenharia Informática (Sistemas de Informação e Multimedia) | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O tema de estudo são os dados e a ciência dos dados Ser capaz de: - Definir a arquitetura e os componentes de uma aplicação complexa - Definir requisitos de componentes a utilizar e escolher ambientes de desenvolvimento - Utilizar padrões, e boas práticas dos ambientes escolhidos. - Escolher as ferramentas de desenvolvimento adequadas - Escolher as ferramentas de controlo de versões adequadas - Definir baterias de testes específicos à aplicação | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Introduz a ciência dos dados, conceitos, técnicas e ferramentas O Seminário de Sistemas e Aplicações integra conhecimentos de desenvolvimento de aplicações com algum grau de complexidade, e permite aos alunos definirem, desde a fase inicial, as técnicas, ferramentas e ambientes de desenvolvimento a utilizar. Pretende-se que os alunos tenham contacto e utilizem ferramentas integradas de desenvolvimento, de controlo de versões, e de testes automáticos, incluindo conceção de interfaces, código base e utilização de sistemas de gestão de bases de dados. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Propõe o recurso a uma área de trabalho para operacionalizar o ataque a um problema concreto. Em face do problema, o objetivo é elaborar sobre como realizar a solução, de acordo com práticas de gestão de projetos e de especificação de sistemas | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
contínua realização de problemas e pequenos projectos que culminam na entrega de um relatório de análise sobre um conjunto de dados. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
o seminário procura operacionalizar como se pode conduzir o ataque a um problema que envolva uma área de estudo e a sua aplicação em sistemas e aplicações | |||
Bibliografia: | |||
[1] Luis Borges Gouveia (2016). Ciência dos Dados. Universidade Fernando Pessoa (UFP). [2] Gouveia, L. (2017). Uma breve introdução ao R: Exploração prática e exercícios. Manual prático, 68 páginas. Grupo *TRS, Tecnologia, Redes e Sociedade. Universidade Fernando Pessoa. [3] Foster Provost, Tom Fawcett (2014). Data Science for Business. O'Reilly Media. |