Unidade Curricular:Código:
Sistemas de Informação831SI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEngenharia Informática4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Descrever e analisar os mais recentes desenvolvimentos em hardware e software e discutir do seu impacte;
• Proporcionar conceitos válidos e de longa duração sobre sistemas e tecnologias de informação que possam ser aplicados nas futuras carreiras profissionais.
Conteúdos Programáticos:
1. Conceitos de Sistemas de Informação
1.1 A informação, o ser humano e o computador
1.2 Fundamentos sobre Sistemas de Informação
1.3 A utilização dos Sistemas de Informação nas organizações
1.4 Desafios e oportunidades para a utilização de Sistemas de Informação
2. Complementos de Tecnologias de Informação
2.1 A avaliação da tecnologia
2.2 Tendências nas Tecnologias de Informação
2.3 Multimédia, hipermédia e realidade virtual
2.4 Telecomunicações e redes de dados
2.5 Internet, Intranet, Extranet e Cloud
2.6 Consequências organizacionais e sociais
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos apresentados para a unidade curricular de Sistemas de Informação estão alinhados com as sugestões e boas práticas internacionais, nomeadamente com as especificadas pela IS 2010 (Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Information Systems), proposto pela ACM (Association for Computing Machinery, EUA) e AIS (Association for Information Systems). Neste contexto é proposto o estudo de Sistemas de Informação tendo em conta uma abordagem sistémica e uma visão socio-tecnologica para o uso e exploração de computadores e redes e de suporte ao fluxo de informação nas organizações. Os conteúdos proporcionam, em quatro partes, uma introdução dos conceitos, o enquadramento da tecnologia; as funções dos sistemas de informação e, por último, a aplicação de sistemas de informação para a resolução de problemas. Trata-se de uma introdução que proporciona uma visão global e reforça a importância de uma abordagem sistémica, possibilitando a aquisição de competências e o uso
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas teóricas apresentam os conceitos com base em estratégias expositivas, complementadas pelo uso, sempre que considerado adequado, de meios audiovisuais e do recurso a exemplos e ao uso da World Wide Web para ilustrar e permitir associar os conceitos teóricos, com exemplos reais e situações concretas.
As aulas Teórico-práticas são desenvolvidas com base na apresentação de casos de estudo que ilustram os conceitos e os aplicam, complementados por uma lista de exercícios para assegurar que o aluno adquire as competências.necessárias para a resolução dos problemas apresentados. Nos temas onde se proporcione um uso de computadores tal é incentivado.
O método de avaliação compreende duas componentes, considerando uma estratégia de avaliação contínua.
A avaliação compreende uma prova, incidindo sobre conteúdos associados ao programa processado até ao momento do teste com um peso de 80% da nota final, incluindo uma parte descritiva e a resolução de problemas práticos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Procura-se introduzir a importância de uma abordagem mais sistémica para a exploração de rede e computadores de modo a proporcionar uma visão alargada do impate que a Engenharia Informática pode proporcionar numa organização. Adicionalmente é estimulado o uso da Internet como espaço de procura de informação, da sua exploração enquanto plataforma e também para a divulgação e interação do esforço de aprendizagem de modo a relacionar os Sistemas de Informação e a sua relevância, com o recurso informação e a multiplicidade das suas ocorrências.
Bibliografia:
[1] GOUVEIA, L. B. Sistemas de Informação para a Sociedade de Informação e do Conhecimento - transparências, Reprografia da UFP, 2016.
[2] GOUVEIA, L. B. e RANITO, J. Sistemas de informação para gestão. Colecção Inovação nas Autarquias. SPI/Principia, 2004.
[3] GOUVEIA, L. B. Documentação de apoio às aulas práticas. Propostas e exercícios resolvidos. Reprografia da UFP, 2014.
[A] LAUDON, K. C. and LAUDON, J. P. - Management Information Systems, Managing the digital firm, 11th Edition - Prentice Hall; 2011.
[B] McNURLIN, B. and SPRAGUE, R. Information Systems Management in Practice (7th Edition). Prentice Hall; ISBN: 0131854712; 2005.
[C] ALVER, S. Information Systems: Foundation of E-Business (4th Edition) Prentice Hall; ISBN: 0130617733, 2002.
Docente (* Responsável):
Paulo Rurato (prurato@ufp.edu.pt)