Unidade Curricular:Código:
Sistemas Digitais831SDIG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaEngenharia Informática6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A disciplina de Sistemas Digitais tem como objetivo fundamental disponibilizar ao aluno o conhecimento e os métodos essenciais à análise e projeto físico de computadores, com uma ênfase nos seus blocos funcionais que se baseiam em circuitos eletrónicos digitais. Pretende-se preparar o aluno para a realização da síntese, minimização e implementação dos circuitos lógicos combinatórios e sequenciais que são utilizados nos subsistemas digitais.
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução aos Sistemas Digitais.
2. Sistemas de Numeração.
3. Funções Lógicas e Álgebra de Boole. Métodos de simplificação de funções lógicas.
4. Circuitos Digitais com Integração em Pequena Escala (SSI): as Portas Lógicas. Simplificação e projecto de circuitos digitais SSI.
5. Circuitos Digitais com Integração em Média Escala (MSI). Circuitos combinatórios e sequenciais. Projecto de circuitos digitais MSI.
6. Realização de trabalhos laboratoriais.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objectivos formulados, dado que os tópicos principai incluídos no programa, tais como: Introdução aos Sistemas Digitais, Sistemas de Numeração, Funções Lógicas e Álgebra de Boole, Circuitos Digitais com Integração em Pequena Escala (SSI), Circuitos Digitais com Integração em Média Escala (MSI), Circuitos Sequenciais e Realização de trabalhos laboratoriais, cobrem os principais aspectos do estudo que habilita o aluno a realizar a síntese, minimização e implementação, recorrendo a circuitos integrados das famílias lógicas TTL e CMOS, dos circuitos lógicos combinatórios e sequenciais que são utilizados nos sistemas digitais.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Usa-se uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa em aulas teórico/práticas, de modo a introduzir os conhecimentos sobre os princípios fundamentais e a aplicação prática dos métodos de análise de sistemas digitais. As aulas Práticas Laboratoriais baseiam-se na realização de ensaios seguindo protocolos experimentais. O método de avaliação compreende duas componentes:
A avaliação da componente teórico/prática inclui:
• 2 Testes escritos de avaliação individual (50% da classificação final).
A avaliação da componente prática laboratorial incide sobre os trabalhos práticos laboratoriais indicados no programa da unidade curricular, e inclui:
• Trabalho de aula/Relatórios ou fichas de ensaio, elaboradas em grupo (20% da classificação final).
• 1 prova prática de avaliação individual (25% da classificação final).
• Desempenho do aluno: assiduidade, técnico, participação nas aulas e o interesse observado nas aulas práticas laboratoriais (5% da classificação final).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos formulados para a unidade curricular dado que apostam na interpretação da teoria e na aplicação prática dos conceitos de análise de circuitos digitais estudados, procurando-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais de análise e montagem de sistemas digitais, contribuindo deste modo para desenvolver a capacidade do aluno para compreender e aplicar este tipo de técnicas no desenvolvimento de circuitos e sistemas digitais usados no âmbito da Engenharia Informática.
Bibliografia:
[1] Floyd, T., Sistemas Digitais: Fundamentos e Aplicações, 9ª edição, Bookman, 2007.
[2] Baptista, C. P., Introdução aos Sistemas Digitais, FCA – Editora de Informática, 2015.
[3] Dias, M., Sistemas Digitais: Princípios e Prática, 3ª edição, FCA – Editora de Informática, 2013.
[4] Ribeiro, N. M., Protocolos para Trabalhos Laboratoriais de Sistemas Digitais, Faculdade de Ciência e Tecnologia, UFP, 2018.
[5] Padilla, A. J. G., Sistemas Digitais, McGraw-Hill de Portugal, 2000.
[6] Harris, D., Harris, S., Digital Design and Computer Architecture, 2nd edition, Morgan Kaufmann (Elsevier), 2012.
[7] Kaplan, D. M., White, C. G., Hands-On Electronics: A Practical Introduction to Analog and Digital Circuits, Cambridge University Press, 2003.
[8] Cuesta, L. M., Padilla, A. J. G., Dominguez, F. R., Electrónica Digital, McGraw-Hill de Portugal, Colecção Shaum, 1999.
Docente (* Responsável):
Nuno Magalhães Ribeiro (nribeiro@ufp.edu.pt)